Clero da Diocese realiza reunião geral

Aconteceu na última terça-feira (16/09), mais uma reunião geral do clero, com a presença de quase todos os sacerdotes de nossa diocese, o senhor bispo e um diácono, na Casa Pastoral Diocesana, em Adamantina.

A Oração Inicial foi conduzida pelo Pe. Vicentin.

Em seguida, a equipe responsável por estudar a questão do Diaconato Permanente, composta pelos padres Wagner, Evandro, José Ferreira e Marcelo apresentaram uma proposta de Diretrizes com critérios para seleção de candidatos. Ficou estabelecido que os padres têm até a próxima reunião geral do clero, em 16/12, para fazer a indicação dos nomes, com a finalidade de iniciar a Escola Diaconal no início do próximo ano.

Depois, a coordenação diocesana da Pastoral Carcerária apresentou a situação prisional e pastoral da Diocese, do Sub-regional e do Estado de São Paulo. E o bispo reforçou o apelo aos padres para o apoio a esta importante e inevitável pastoral em nossa realidade diocesana.

Na sequência, Dom Luiz apresentou algumas orientações práticas acerca de Arquivos Paroquiais, Livro Tombo e Registro de Batismo e Matrimônio, lembrando o valor desses documentos para a paróquia e a Diocese.

Sobre os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, a provisão passa a valer por três anos, a partir do ano que vem, com uma Celebração Regional com o Sr. Bispo. Um manual diocesano com orientações está em fase final de confecção e será oferecido em breve.

Acerca da celebração de Batismo, uma equipe voluntária de padres se reunirá para oferecer uma reflexão acerca de algumas possíveis alterações nas atuais Diretrizes para os Sacramentos.

O Bispo apresentou uma prestação de contas das espórtulas recebidas e solicitou que as paróquias em atraso com a Contabilidade também o façam o quanto antes à Cúria Diocesana.

Sobre a Transferência de Padres, foi solicitado aos padres que já se encontram a mais de seis anos nas paróquias e cuja provisão não foi renovada, que apresentem uma carta ao Conselho de Presbíteros, colocando a paróquia à disposição.

Para a viagem à Aparecida no próximo dia 29 de setembro para buscar a imagem peregrina de Nossa Senhora, foi informado de que dois ônibus já estão sendo disponibilizados para os seminaristas e demais interessados. Na terça-feira, dia 30 será celebrada uma Missa no Santuário Nacional com transmissão ao vivo pela TV Aparecida.

O Bispo indicou que no Jornal e no Site Diocesano encontra-se uma carta com seu posicionamento sobre as Eleições 2014.

Sobre o Curso de Atualização dos Leigos, muitos elogios acerca do tema, assessores e local escolhido. Um manifesto dos participantes foi entregue às paróquias que não enviaram participantes. Chamou a atenção o número expressivo que não pôde participar deste importante evento formativo da Diocese.

O Curso de Atualização do Clero está previsto para os dias 23, 24 e 25 de setembro, com o Assessor: Prof. Dr. William Cesar Castilho Pereira, na Casa Pastoral Diocesana “Dom Osvaldo Giuntini”.

Assembleia Diocesana, na FAI, em Adamantina, em 28/09, com Frei Luiz Carlos Susin. Tema: Doc. 100, Igreja: Comunidade de Comunidades.

Em seguida, o ecônomo diocesano, Sr. Jair Chaves apresentou o novo sistema contábil que a Diocese implantará no próximo ano: Org System.