A Solenidade de Todos os Santos

Clique aqui e confira a história da devoção à Nossa Senhora das Graças

Confira a novena da Medalha Milagrosa, clicando aqui

Clique aqui e veja a história de São Clemente I, Papa e Mártir

Veja a tradução da capela dedicada ao Senhor dos Passos!

É uma alegria nos encontrarmos num dia tão importante, em que comemoramos a Festa de todos os Santos.
Estamos vivendo a semana das almas e, por decreto do Papa, podemos é a semana das almas, para ganhar para elas indulgência plenária, que é tirar almas do purgatório, pelos méritos de Cristo, e levá-las ao Céu. Isso é verdade de fé!
Esse poder Jesus deu ao Papa. Quando o Papa diz para nós: Tal pessoa está no céu, não duvide! O Espírito Santo não o deixa errar na terra em questão de doutrina. Ele pode até errar em outros assuntos, em questão de arte, cultura etc.

Vamos refletir duas coisas: os santos e os mortos do purgatório e da cura. Os santos são os nossos amigos do Céu. Toda pessoa que morre perfeitamente santa passa a ver Deus face-a-face e não cessa de interceder por nós no Céu; há alguém diante do Senhor intercenedo por nós dia e noite. Isso é dogma de fé. E essas pessoas, em comunhão com Deus no céu,  intercedem por nós.
Quero dizer que há muitos católicos, infelizmente, com minhoca na cabeça, achando que não existe santo, porque ouviram doutrinas falsas.

Ponha imagens de santos na sua casa.  A imagem não é sacramento, mas um sinal sacramental, por isso nós católicos não podemos ter medo. Nós não adoramos imagem, adoramos a Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. E se ajoelhamos diante do santo, não quer dizer que eu estamos adorando-o, mas pedindo sua intercessão, o que é diferente de adorar.

Meus irmãos católicos, não tenham medo de rogar a intercessão de Nossa Senhora e dos santos a Deus.

Os santos são exemplos, por isso devemos imitá-los, por isso vale a pena ler a vida deles. Quando nós os cultuamos, glorificamos a Deus, porque eles só são santos por causa da graça divina. O culto ao santo não é adoração, pois termina no coração de Deus.

Gosto de citar passagens de santos para percebemos que a nossa fé é antiga, uma fé de 2 mil anos testado no sangue dos mártires.

Os santos são alavancas maravilhosas para conseguirmos graças. São Pedro Julião Eymard, o santo adorador, diz que Jesus se esconde na Eucaristia para que você tenha a coragem de chegar até Ele, porque se Ele se apresentar como realmente é, não conseguiríamos chegar junto d’Ele.
Ele se esconde de nós para que não fujamos d’Ele, para que o pecador não tenha medo d’Ele, por isso usamos intercessores lá no Céu, os santos.

 

Foto Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com 

Prof. Felipe Aquino, casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de aprofundamentos no país e no exterior, escreveu mais de 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: “Escola da Fé” e “Trocando Idéias”. Saiba mais em Blog do Professor Felipe Site do autor: www.cleofas.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.