A Semana da Família 2018: “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”. Mensagem do Padre Marcos para o mês de agosto

agosto 1, 2018 No Comments

Semana da Família

Criada em 1992 pela CNBB e a CNPF (Comissão Nacional da Pastoral Familiar) a Semana Nacional da Família é um evento anual e integra o calendário das paróquias e comunidades de todo o Brasil. A atividade inicia-se sempre no segundo domingo do mês de agosto, dia dos pais. E termina no sábado seguinte, dentro do clima do mês vocacional.

A Semana da Família visa promover o fortalecimento dos laços familiares nos ensinamentos evangélicos e apontar caminhos para a solução das crises e dos problemas familiares; incentivar o crescimento da espiritualidade familiar de diferentes maneiras, de tal modo que pais e filhos encontrem no lar o ambiente mais propício para o desenvolvimento da sua vida cristã; unir esforços para que a família seja, de fato, um santuário da vida, valorizando o ser humano em todos os seus estágios, desde a concepção até a morte natural, contrapondo as leis que contrariam essa verdade natural; despertar a família para sua missão sagrada, insubstituível e inalienável de educadora, de escola onde se aprendem e experimentam os valores humanos e evangélicos; motivar o sentido missionário da família, buscando todos os meios para sanar e fortificar esta “célula” básica da sociedade da qual deriva o vigor a todo o organismo social, podendo utilizar o recurso de Associações de Família; oferecer contínuo apoio aos casais e famílias das comunidades e paróquias, e reaproximar as famílias afastadas da Igreja, promovendo a participação das famílias nos tempos litúrgicos mais importantes e igualmente suscitar reuniões de reflexão de subsídios especialmente preparados para esse fim e eventos celebrativos.

Entre os dias 12 e 18 de agosto de 2018 será celebrada em todo o Brasil a Semana Nacional da Família, que terá como tema “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”, o mesmo tema do IX Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco, que acontece em Dublim, Irlanda, em agosto. Portanto, devemos nos preparar para viver intensamente a alegria que os eventos proporcionarão.

Segundo Pe. Jorge Filho, Assessor Nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, cada cristão batizado precisa esforçar-se para ser no mundo um evangelizador e transmissor das mensagens contidas no evangelho. ” Motivados pelo tema do IX Encontro Mundial das Famílias, queremos, juntos com o Papa, nos empenhar para anunciarmos o Evangelho da Família, que deve ser a alegria para o mundo”.

A Semana da Família deve ser estendida para o ano todo, com motivações nas comunidades. A temática família perpassa o ano todo, sendo uma reflexão transversal de toda ação evangelizadora da Igreja. A escolha de uma semana especial sobre a família é justamente para a reflexão não ficar apenas no âmbito eclesial, mas se trata de uma oportunidade de oferecer também à sociedade o debate referente aos desafios da família.

Todos os anos é elaborado um subsídio, “A HORA DA FAMÍLIA”, produzido para ajudar as comunidades na celebração da Semana Nacional da Família.

Neste ano, em nossa paróquia, a nossa Pastoral Familiar decidiu trabalhar a Semana da Família com base na Exportação Apostólica Amoris Laetitia.

A nossa Semana da família 2018, por questões de data, será realizada do domingo, 05 de agosto, até 12 de agosto, dia dos pais.

Pe. Marcos Roberto Marques Ortega
Pároco e Reitor do Santuário Sagrado Coração de Jesus