Ação pastoral da Igreja e alegria do Evangelho são destaques em Assembleia do Regional Sul 1

No segundo dia da 77ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), bispos, padres e agentes de pastorais participaram de sessão conjunta no Hotel Rainha do Brasil, em Aparecida (SP).

Foram apresentados relatórios das seguintes Comissões Episcopais: Bíblico-catequética, Liturgia, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso.

Durante a manhã, Dom Edmar Peron, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, apresentou o segundo painel com base na Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium’ do Papa Francisco, abordando os desafios da evangelização e da ação pastoral da Igreja. Em seguida, outros participantes tomaram a palavra.

Em sua exposição, Elza de Oliveira, representante da Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS) – organismo da CNBB, afirmou que a realidade que vivemos é de indiferença e medo de assumir compromissos. Ela ainda citou a relevância da ‘Evangelii Gaudium’ para a sociedade neste momento.

“A exortação é um estímulo para padres, bispos e, principalmente, leigos. O leigo está vibrando com este documento, porque ele fala ao nosso coração. É o caminho para que retomemos a alegria do Evangelho, alegria da Palavra de Deus. Isso é possível através das escolas de fé, da formação do leigo, reunindo famílias e outros grupos para fazer esta leitura orante da Palavra”, disse a leiga.

Não há como agir pastoralmente sem levar em consideração o conteúdo da Evangelii Gaudium. (Dom Tomé Ferreira da Silva)

O bispo de São José do Rio Preto, Dom Tomé Ferreira da Silva, avalia o encontro como oportunidade de troca de experiências, já que sua diocese vem estudando a Exortação Apostólica desde sua publicação, adiantando que no mês de agosto haverá um simpósio das pastorais sociais, que se debruçarão sobre o documento. Para ele, o estudo e a compreensão da Exortação é vital para pensar a ação pastoral da Igreja nos próximos anos. “Não há como agir pastoralmente sem levar em consideração o conteúdo da Evangelii Gaudium”, concluiu.

A 77ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 reúne cerca de 130 representantes vindos de 35 dioceses do Estado de São Paulo. O encerramento será nesta quinta-feira (5).

Fotos: Padre Carlos Roberto dos Santos