“Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” diz Jesus aos Apóstolos na última Ceia

abril 14, 2017 No Comments

Neste quinto dia da Semana Santa, foi celebrada em nosso Santuário, a missa da última Ceia do Senhor e Lava-pés. Com o Santuário repleto, a missa foi celebrada por Pe Marcos Ortega e concelebrabada por Pe Edmilson, em visita à Paróquia.
As leituras e o Evangelho do dia, destacados durante a Homilia de Pe Marcos, relembraram os três gestos de Jesus durante a última Ceia: a instituição da Eucarisitia, o exemplo da humildade e serviço de Jesus com o gesto do Lava-pés, com a instituição de um novo mandamento, e a instituição do sacerdócio. “Celebrar a Eucarisitia é reviver a paixão, morte e ressurreição de Cristo”, lembrou Pe Marcos.

É nessa noite que Judas Iscariotes sai para entregar Jesus em troca de 30 moedas de prata. É também nessa noite que Jesus é preso, interrogado e no amanhecer de sexta-feira, açoitado e condenado.

Jesus Cristo institui o Santo Sacrifício como sua eterna memória e em seu último discurso deixa o ensinamento “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.

Logo após a homilia foi realizada a Cerimônia de Lava-pés e Pe Marcos repetiu o gesto de Jesus lavando os pés de 12 fiéis. Ao final da missa, a comunidade acompanhou o traslado do corpo de Jesus até o Salão Paroquial, onde a Igreja permanece em vigília ao Santíssimo até as 14h30 desta sexta-feira. Ás 15h, no Santuáro, haverá a celebração da Ação Litúrgica, Paixão e Adoração da Cruz. E as 19h terá a procissão do Senhor Morto.

Toda a comunidade está convidada a participar.

Confira a programação:

14 de abril – Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão
Até as 14h30 – Adoração ao Santíssimo
15h00 – Celebração da Paixão do Senhor no Santuário
19h00 – Procissão do Senhor Morto

15 de abril – Sábado Santo ou Sábado de Aleluia
20h00 – Celebração da Vigília Pascal no Santuário

16 de abril – Domingo de Páscoa
09h00 – Procissão da Ressurreição e na sequência Missa no Santuário

A Sexta-Feira da Paixão deve ser dedicada ao jejum, recolhimento, oração e abstinência para quem possui condições normais de saúde. .

As pastorais e os grupos que compõem a estrutura da Paróquia se organizaram para a Hora Santa. A comunidade também deve participar escolhendo um dos horários para a adoração ao Santíssimo.

ESCALA DE ADORAÇÃO DE PASTORAIS E GRUPOS – 13 e 14 de abril

13/04 – 22h às 23h: Padre Marcos e Ministros da Eucaristia