Ano da Misericórdia: Santuário será Sede Diocesana

dezembro 3, 2015 No Comments

Conforme anunciado pelo Papa Francisco, em 13 de março de 2015, na Basílica de São Pedro, na Itália, no próximo dia 08 de dezembro terá início o “Jubileu Extraordinário” centrado na “misericórdia de Deus”.

“Decidi convocar um Jubileu Extraordinário que tenha o seu centro na Misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia. (…) Este Ano Santo iniciar-se-á na próxima Solenidade da Imaculada Conceição e concluir-se-á a 20 de novembro de 2016,” disse o Papa Francisco.

Será um Jubileu Extraordinário para levar a toda a gente o Evangelho da Misericórdia, abrindo uma janela para a Reconciliação, para o encontro dos fiéis com Deus e para o reencontro com a Igreja daqueles que têm estado à margem ou nas periferias da Igreja.

“Sede misericordiosos como o Pai”, versículo retirado do Evangelho de S. Lucas, será o lema deste Jubileu Extraordinário. Um lema que é um apelo para que todos acreditemos na penitência e na reconciliação como o caminho do cristão.

O Ano Santo Jubilar da Misericórdia terá início com a abertura da Porta Santa na Basílica de S. Pedro, em 8 de dezembro de 2015, na Solenidade da Imaculada Conceição e será encerrado no dia 20 de novembro de 2016, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

A abertura do próximo Jubileu coincidirá com o cinquentenário do encerramento do Concílio Ecuménico Vaticano II, que aconteceu em 1965 e reveste este ano santo de um significado especial, encorajando a Igreja a prosseguir a obra iniciada no Concílio.

No Jubileu, as leituras para os domingos do tempo comum serão extraídas do Evangelho de Lucas, chamado “o evangelista da misericórdia”. Algumas das parábolas mais conhecidas escritas por ele são as da ovelha perdida, a da moeda perdida e a do pai misericordioso.

SANTUÁRIO  É UMA DAS SEDES PARA ABERTURA DA PORTA DA MISERICÓRDIA

No âmbito da Diocese de Marília, o Santuário de Vera Cruz foi escolhido como uma das sedes da região I, para abertura da Porta da Misericórdia, como ficaram definidas as paróquias sedes do mundo todo. A região I engloba as paróquias de Álvaro de Carvalho, Avencas, Garças, 18 paróquias de Marília, Oriente, Paulópolis, Pompéia e Quintana, além de Vera Cruz.

A primeira celebração no Santuário de Vera Cruz será no dia 13 de dezembro, às 19h, com a presença do Bispo Diocesano, Dom Luiz Antônio Cipolini, e de representantes de todas as paróquias da Região I.

Nessa data, a comunidade participará de um rito de preparação em frente à Igreja, que antecederá a bênção da porta do Santuário, presidida por Dom Luiz, e a cerimônia de abertura da Porta daMisericórdia a todos os fiéis presentes, que culminará com a celebração da Santa Missa.

Ao longo do ano, o Santuário receberá romarias de todas as paróquias da Região I, para celebrações especiais de abertura da Porta da Misericórdia. A comunidade do Santuário Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz também participará de cerimônias em outras paróquias.

Também ao longo de todo o Ano da Misericórdia, nas reuniões pastorais será feito o estudo do Ano Santo.

Pe Marcos Ortega, pároco e reitor do Santuário, lembra que conforme explica o Papa Francisco, a humanidade está vivendo uma mudança de época e nesse momento da história, a Igreja é chamada a oferecer com mais vigor os sinais da “Presença de Deus”.

“Como descreve o Papa Francisco, Jesus Cristo é o rosto da Misericórdia do Pai. E neste ano somos convidados a rezar mais e sermos também misericordiosos como o Pai é misericordioso!”, destaca Pe Marcos.

“A abertura da Porta Santa é um caminho se abre de maneira extraordinária para a salvação, com indulgência plenária”, reitera o sacerdote que convida toda a comunidade a participar.

A agenda inicial prevê a seguinte programação:

- 08/12/15 – Abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em Roma/Itália

- 13/12/15, 19h – Abertura da Porta da Misericórdia no Santuário de Vera Cruz

- 13/03/16 – Santuário de Vera Cruz recebe a paróquia da Catedral de São Bento de Marília

- 31/07/16 – Paróquia de Vera Cruz vai à Catedral

- 07/08/16 – Santuário de Vera Cruz recebe as paróquias de Garça e Álvaro de Carvalho

- 21/08/16 – Santuário recebe as paróquias NS Fátima do Jóquei, Santa Rita e NS do Guadalupe

28/08/16 – Santuário recebe as paróquias Sta Izabel, Maria Mãe, NS Fátima Fragata, Pró Paróquia

04/09/16 – Santuário recebe as paróquias Sto Antônio, São Miguel e NS da Glória

18/09/16 – Jubileu do Apostolado da Oração com Romaria Interdiocesana do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus

16/10/16 – Jubileu da Juventude da Região 1

Domingos, às 19h00 – Internet e Onda Mix FM – 105,9

*** Com informações da Rádio Vaticano e site oficial da CNBB.