Arte Sacra

A arte sacra de nosso Santuário vem sendo traduzida continuamente. A referência bibliográfica utilizada é o livro “Linguagem dos Símbolos”, de Monsenhor Florentino Santamaria. Contudo, o livro não possui a tradução artística interna das capelas, e é graças ao Monsenhor Nivaldo Resstel que a outra parte da tradução e a interpretação das obras estão sendo publicadas continuamente.

Confira esse maravilhoso acervo de arte sacra!

Vista externa, interna e teto

Vista Externa do Santuário. Logo sobre a base verifica-se a figura de uma âncora emergindo das ondas. Há neste conceito um simbolismo: O Cristão, vivendo no mar do mundo, tem sua segurança na Cruz de Cristo, que a Igreja aclama como esperança única dos homens. Em latim, "Ave Crux, Spes Unica". Dos lados tem-se as letras gregas alfa e ômega, significando que Cristo  é o princípio e fim. Acima da Cruz azul clara, tem-se um círculo em pastilhas azuis, demonstrando a eternidade do Decreto Divino da Redenção pela Cruz. Na parte superior deste círculo encontra-se um triângulo de três ângulos iguais. Trata-se de um símbolo da teogonia cristã. Um só Deus e três pessoas distintas, cada uma contendo totalmente sua divindade: o Pai, Filho e Espírito Santo. Assim, juntamente com a Cruz, tem-se o Cristo, Deus e homem, que morre na cruz para nos redimir e nos é a âncora para a eternidade em Deus Pai.Vista Externa do Santuário. Logo sobre a base verifica-se a figura de uma âncora emergindo das ondas. Há neste conceito um simbolismo: O Cristão, vivendo no mar do mundo, tem sua segurança na Cruz de Cristo, que a Igreja aclama como esperança única dos homens. Em latim, "Ave Crux, Spes Unica". Dos lados tem-se as letras gregas alfa e ômega, significando que Cristo  é o princípio e fim. Acima da Cruz azul clara, tem-se um círculo em pastilhas azuis, demonstrando a eternidade do Decreto Divino da Redenção pela Cruz. Na parte superior deste círculo encontra-se um triângulo de três ângulos iguais. Trata-se de um símbolo da teogonia cristã. Um só Deus e três pessoas distintas, cada uma contendo totalmente sua divindade: o Pai, Filho e Espírito Santo. Assim, juntamente com a Cruz, tem-se o Cristo, Deus e homem, que morre na cruz para nos redimir e nos é a âncora para a eternidade em Deus Pai.
No corpo superior da torre há uma imagem do Sagrado Coração de Jesus. Trata-se de uma escultura do artista holandês Antônio Van de Wiel, medindo seis metros de altura.No corpo superior da torre há uma imagem do Sagrado Coração de Jesus. Trata-se de uma escultura do artista holandês Antônio Van de Wiel, medindo seis metros de altura.
Escultura do Sagrado Coração de Jesus. Pelo artísta holandês Antônio Van Wiel.Escultura do Sagrado Coração de Jesus. Pelo artísta holandês Antônio Van Wiel.
Santuário Sagrado Coração de Jesus, Vera Cruz/SP
Escultura do Sagrado Coração de Jesus. Pelo artísta holandês Antônio Van Wiel.Santuário Sagrado Coração de Jesus, Vera Cruz/SP
Escultura do Sagrado Coração de Jesus. Pelo artísta holandês Antônio Van Wiel.
Santuário Sagrado Coração de Jesus, Vera Cruz/SP
Escultura do Sagrado Coração de Jesus. Pelo artísta holandês Antônio Van Wiel.Santuário Sagrado Coração de Jesus, Vera Cruz/SP
Escultura do Sagrado Coração de Jesus. Pelo artísta holandês Antônio Van Wiel.
Santuário Sagrado Coração de Jesus - Vista Geral Interna. A pintura do Santuário é trabalho do primoroso artista João Calixto de Jesus, e de Manoel Francisco Paes. O estilo adotado, segundo o livro " A linguagem dos Símbolos" de Mons. Santamaria, é o abstrato moderado, preocupando com conceitos e mensagens a serem transmitidos.Santuário Sagrado Coração de Jesus - Vista Geral Interna. A pintura do Santuário é trabalho do primoroso artista João Calixto de Jesus, e de Manoel Francisco Paes. O estilo adotado, segundo o livro " A linguagem dos Símbolos" de Mons. Santamaria, é o abstrato moderado, preocupando com conceitos e mensagens a serem transmitidos.
Santuário Sagrado Coração de Jesus - Vista Geral InternaSantuário Sagrado Coração de Jesus - Vista Geral Interna
Santuário Sagrado Coração de Jesus - Vista Geral InternaSantuário Sagrado Coração de Jesus - Vista Geral Interna
Santuário Sagrado Coração de Jesus -PresbitérioSantuário Sagrado Coração de Jesus -Presbitério
Santuário Sagrado Coração de Jesus - Altar e SacrárioSantuário Sagrado Coração de Jesus - Altar e Sacrário
Santuário Sagrado Coração de Jesus - Teto - Cristo, o alfa e ômega. De onde tudo diverge e para onde tudo converge. No teto destaca-se a Cruz gloriosa de Cristo simbolizando  a Salvação que Ela nos trouxe. As figuras nas laterias faz o Católico lembrar a Semana Santa que nos trouxe a glória da Cruz, que é o centro do amor de Cristo ao mundo.Santuário Sagrado Coração de Jesus - Teto - Cristo, o alfa e ômega. De onde tudo diverge e para onde tudo converge. No teto destaca-se a Cruz gloriosa de Cristo simbolizando  a Salvação que Ela nos trouxe. As figuras nas laterias faz o Católico lembrar a Semana Santa que nos trouxe a glória da Cruz, que é o centro do amor de Cristo ao mundo.
Entrada de Jesus em Jerusalém, simbolizando o Domingo de Ramos - Santuário Sagrado Coração de Jesus - Detalhes do TetoEntrada de Jesus em Jerusalém, simbolizando o Domingo de Ramos - Santuário Sagrado Coração de Jesus - Detalhes do Teto
A Santa Ceia a qual se refere a Quinta Feira Santa - Santuário Sagrado Coração de Jesus - Detalhes do TetoA Santa Ceia a qual se refere a Quinta Feira Santa - Santuário Sagrado Coração de Jesus - Detalhes do Teto
Jesus Crucificado apresenta Maria Santíssima como Mãe da Humanidade. Representando a Paixão e Morte de Cristo, o quadro representa a maior Sexta-Feira que a humanidade pode presenciar. - Santuário Sagrado Coração de Jesus - Detalhes do TetoJesus Crucificado apresenta Maria Santíssima como Mãe da Humanidade. Representando a Paixão e Morte de Cristo, o quadro representa a maior Sexta-Feira que a humanidade pode presenciar. - Santuário Sagrado Coração de Jesus - Detalhes do Teto
A Vigília Pascal.  A Ressureição em Cristo é o fundamento da fé Cristã. Santo Agostinho chama a noite de Sábado Santo a "mãe de todas as vigílias". Santuário Sagrado Coração de Jesus - Detalhes do TetoA Vigília Pascal.  A Ressureição em Cristo é o fundamento da fé Cristã. Santo Agostinho chama a noite de Sábado Santo a "mãe de todas as vigílias". Santuário Sagrado Coração de Jesus - Detalhes do Teto
A Ressurreição de Jesus Cristo. A vitória sobre a morte e o pecado.A Ressurreição de Jesus Cristo. A vitória sobre a morte e o pecado.
Esse quadro tem como tema o Cordeiro Pascal. A palma simboliza a vitória e a jarra o Sangue o Divino Cordeiro. É a vitória de Cristo que deu a vida pelos seres humanos e deixou-nos a Eucaristia. - Santuário Sagrado Coração de Jesus - Detalhes do TetoEsse quadro tem como tema o Cordeiro Pascal. A palma simboliza a vitória e a jarra o Sangue o Divino Cordeiro. É a vitória de Cristo que deu a vida pelos seres humanos e deixou-nos a Eucaristia. - Santuário Sagrado Coração de Jesus - Detalhes do Teto
Sem nome

 

 

As Capelas
 

A arte de cada capela, em nosso Santuário, representa uma passagem da Santa Missa. Todos os meses será lançada a tradução do acervo de uma capela! Veja a tradução nas legendas das fotos!

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Capela do Batistério: representa o Rito Penitencial da Santa Missa, quando pedimos perdão a Deus pelos nossos pecados. A arte central da capela foca um ser humano ajoelhado perante os 10 mandamentos. O pecado está diretamente relacionado ao não cumprimento dos mandamentos de Deus

Vista Geral da Capela do Batistério - Acervo voltado para o Rito Penitencial da Santa MissaVista Geral da Capela do Batistério - Acervo voltado para o Rito Penitencial da Santa Missa
O Rito Penitencial: Confiteor Deo - Tradução: Confesso a Deus. Arte Sacra direcionada para o Rito Penitencial da Santa Missa.
No medalhão central, o povo de Deus, representado pela figura de um ser humano ajoelhado e dobrado ao chão, em atitude de humildade, confessa seu desvio da Lei Santa de Deus. O perdão vem do Pai (no alto a Mão do Pai absolvendo) por intermédio de Cristo (grande Cruz do Medalhão).O Rito Penitencial: Confiteor Deo - Tradução: Confesso a Deus. Arte Sacra direcionada para o Rito Penitencial da Santa Missa.
No medalhão central, o povo de Deus, representado pela figura de um ser humano ajoelhado e dobrado ao chão, em atitude de humildade, confessa seu desvio da Lei Santa de Deus. O perdão vem do Pai (no alto a Mão do Pai absolvendo) por intermédio de Cristo (grande Cruz do Medalhão).
A figura apresenta João Batista que preparou a vinda do Messias. A inscrição em latim "Dirigite Viam Domini" significa "Andai pelo caminho do Senhor". Os caminhos humanos, tortos pelas injustiças, pela hipocresia, pelo egoísmo e pelo orgulho, tem que ser retificados para que possa ser instalado o reino de Deus.A figura apresenta João Batista que preparou a vinda do Messias. A inscrição em latim "Dirigite Viam Domini" significa "Andai pelo caminho do Senhor". Os caminhos humanos, tortos pelas injustiças, pela hipocresia, pelo egoísmo e pelo orgulho, tem que ser retificados para que possa ser instalado o reino de Deus.
A inscrição "Rorate Coeli Desuper" significa: "Derramar o orvalho do céu". Encontra-se a figura do profeta Isaías, expressando toda a expectativa do povo de Deus, em face da promessa da vinda do Messias. Cristo é o orvalho a ser derramado dos Céus.A inscrição "Rorate Coeli Desuper" significa: "Derramar o orvalho do céu". Encontra-se a figura do profeta Isaías, expressando toda a expectativa do povo de Deus, em face da promessa da vinda do Messias. Cristo é o orvalho a ser derramado dos Céus.
Arte Sacra Simbolizando as Profecias da Vinda de Jesus Cristo. Em latim, Veni ad Salvandum Nus, que significa, Vinde para salvar-nos. Simboliza também a imagem da Divina Criança, ainda escondida na nuvem virginal de Maria.Arte Sacra Simbolizando as Profecias da Vinda de Jesus Cristo. Em latim, Veni ad Salvandum Nus, que significa, Vinde para salvar-nos. Simboliza também a imagem da Divina Criança, ainda escondida na nuvem virginal de Maria.
Arte Sacra Simbolizando as Profecias da Vinda de Jesus Cristo. Em latim, Rex Gentium Veni, significando Vinde Rei dos Povos. A idéia central é que o Messias traria a redenção de todos os povos. Cristo é a Pedra Angular da união de todas as raças e povos.Arte Sacra Simbolizando as Profecias da Vinda de Jesus Cristo. Em latim, Rex Gentium Veni, significando Vinde Rei dos Povos. A idéia central é que o Messias traria a redenção de todos os povos. Cristo é a Pedra Angular da união de todas as raças e povos.
Vista da parede direita - A agonia de Cristo no Orto das Oliveiras.Vista da parede direita - A agonia de Cristo no Orto das Oliveiras.
Tradução: "Meu Pai, se é possível, afasta-se de Mim este cálice. Contudo, não seja feito como Eu quero, e sim como Tu queres Mt 26-39"Tradução: "Meu Pai, se é possível, afasta-se de Mim este cálice. Contudo, não seja feito como Eu quero, e sim como Tu queres Mt 26-39"
Vista da Parede Esquerda - O Batismo de Jesus por João BatistaVista da Parede Esquerda - O Batismo de Jesus por João Batista
Tradução: "Jesus, depois de batizado, estava rezando. Então o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corpórea, como pomba."Tradução: "Jesus, depois de batizado, estava rezando. Então o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corpórea, como pomba."
Teto da Capela do BatistérioTeto da Capela do Batistério
Vitrais da Capela do BatistérioVitrais da Capela do Batistério

 

 

Capela do Hino de Louvor: representa o Rito de Louvor a Deus da Santa Missa. A capela também destaca a Virgem Maria da Imaculada Conceição com a arte voltada para a Mãe de Deus e a Glória e Louvor ao Criador.

Capela da Imaculada Conceição. Abriga como centro da capela uma imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A arte externa da capela é voltada para o rito de louvor e glória a Deus a Deus, sendo a segunda parte de destaque da Santa Missa.Capela da Imaculada Conceição. Abriga como centro da capela uma imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A arte externa da capela é voltada para o rito de louvor e glória a Deus a Deus, sendo a segunda parte de destaque da Santa Missa.
Tem-se o medalhão central com a inscrição em latim "Et in Terra Pax" significando "Paz na Terra" a qual o evangelho de São Lucas narra no capítulo 2, versículo 14. Quanto ao medalhão tem-se o triangulo simbolizando Deus (um só Deus entre as três pessoas da trindade). O pensamento desse cântico de louvor é o próprio Cristo, simbolizado pela criança. Pelo nascimento de Jesus, criou-se uma ligação entre o céu e a terra, sendo o arco-iris a esperança para nós seres humanos e pecadores.Tem-se o medalhão central com a inscrição em latim "Et in Terra Pax" significando "Paz na Terra" a qual o evangelho de São Lucas narra no capítulo 2, versículo 14. Quanto ao medalhão tem-se o triangulo simbolizando Deus (um só Deus entre as três pessoas da trindade). O pensamento desse cântico de louvor é o próprio Cristo, simbolizado pela criança. Pelo nascimento de Jesus, criou-se uma ligação entre o céu e a terra, sendo o arco-iris a esperança para nós seres humanos e pecadores.
Em latim tem-se "Videbitis regem regum" o qual significa "Vereis o Rei dos Reis". A figura mostra o trono real que a Divina Criança ocupa no céu com o Pai e o Espírito Santo (triângulo), e descendo dela para vir à terra como Rei.Em latim tem-se "Videbitis regem regum" o qual significa "Vereis o Rei dos Reis". A figura mostra o trono real que a Divina Criança ocupa no céu com o Pai e o Espírito Santo (triângulo), e descendo dela para vir à terra como Rei.
Apresenta Nossa Senhora com seu Filho Redentor e Salvador dos homens. Em latim tem-se "Apparuit gratia Dei", em português "Manifestou-se a Graça de Deus".Apresenta Nossa Senhora com seu Filho Redentor e Salvador dos homens. Em latim tem-se "Apparuit gratia Dei", em português "Manifestou-se a Graça de Deus".
O Cordeiro de Deus, Cristo Jesus e luz do mundo vem a terra como chega o sol: clareando. "Surgiu uma luz para o povo, que andava nas trevas" diz o profeta Isaias. Em latim, "Orietur sicut sol" sendo "Aparecerá como um sol".O Cordeiro de Deus, Cristo Jesus e luz do mundo vem a terra como chega o sol: clareando. "Surgiu uma luz para o povo, que andava nas trevas" diz o profeta Isaias. Em latim, "Orietur sicut sol" sendo "Aparecerá como um sol".
Em latim: "iri nomine jesu" que quer dizer "o nome de jesus". A coroa de oliveira simboliza a paz que o homem alcança na sua reconciliação com Deus e com o próximo. Encontramos também as letras I X O Y C, abreviação de I H C O Y C, nome de Jesus Cristo em grego.Em latim: "iri nomine jesu" que quer dizer "o nome de jesus". A coroa de oliveira simboliza a paz que o homem alcança na sua reconciliação com Deus e com o próximo. Encontramos também as letras I X O Y C, abreviação de I H C O Y C, nome de Jesus Cristo em grego.
Parede esquerda da Capela. Jo 4, 7-14 "Era isto quase à hora sexta.
Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.
Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?
Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna."Parede esquerda da Capela. Jo 4, 7-14 "Era isto quase à hora sexta.
Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.
Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?
Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna."
"Si scires dominum Dei" que significa " Se conhecesse o dom de Deus""Si scires dominum Dei" que significa " Se conhecesse o dom de Deus"
Parede direita da Capela. Se refere ao texto de Lucas 10, 38-42:"Estando Jesus em viagem, entrou numa aldeia, onde uma mulher, chamada Marta, o recebeu em sua casa.
Tinha ela uma irmã por nome Maria, que se assentou aos pés do Senhor para ouvi-lo falar. Marta, toda preocupada na lida da casa, veio a Jesus e disse: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe só a servir? Dize-lhe que me ajude.Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada."
Ao lado do letreiro em latim tem-se o verso da Medalha Milagrosa: O grande "M" tendo sobre si uma cruz é a inicial do nome de Maria. A cruz é a Cruz de Jesus, que morreu por nós. Aos pés da Cruz encontra-se Maria que sofre e nos anima em união completa com Jesus.
As doze estrelas representam a coroa da Virgem. As duas pequenas chamas indicam que Jesus e Maria queimam de amor por nós.Parede direita da Capela. Se refere ao texto de Lucas 10, 38-42:"Estando Jesus em viagem, entrou numa aldeia, onde uma mulher, chamada Marta, o recebeu em sua casa.
Tinha ela uma irmã por nome Maria, que se assentou aos pés do Senhor para ouvi-lo falar. Marta, toda preocupada na lida da casa, veio a Jesus e disse: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe só a servir? Dize-lhe que me ajude.Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada."
Ao lado do letreiro em latim tem-se o verso da Medalha Milagrosa: O grande "M" tendo sobre si uma cruz é a inicial do nome de Maria. A cruz é a Cruz de Jesus, que morreu por nós. Aos pés da Cruz encontra-se Maria que sofre e nos anima em união completa com Jesus.
As doze estrelas representam a coroa da Virgem. As duas pequenas chamas indicam que Jesus e Maria queimam de amor por nós.
A legenda em latim significa "Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada."A legenda em latim significa "Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada."
Vista Externa da CapelaVista Externa da Capela
Nossa Senhora da Imaculada ConceiçãoNossa Senhora da Imaculada Conceição
Logo acima da Imaculada Conceição observa-se figuras com inscrições relacionadas à pureza da Mãe de Jesus que é nossa esperança.Logo acima da Imaculada Conceição observa-se figuras com inscrições relacionadas à pureza da Mãe de Jesus que é nossa esperança.
"Spes nostra Salve" significando a esperança que é a Mãe de Jesus: "Ave esperança nossa". Maria é também a âncora que une o ser humano à divindade."Spes nostra Salve" significando a esperança que é a Mãe de Jesus: "Ave esperança nossa". Maria é também a âncora que une o ser humano à divindade.
e Ela concebeu do Espírito Santoe Ela concebeu do Espírito Santo
Em latim, "Ad Te Suspiramus" fazendo referencia a oração da Salve Rainha. Em português significa "A Vós Suspiramos"Em latim, "Ad Te Suspiramus" fazendo referencia a oração da Salve Rainha. Em português significa "A Vós Suspiramos"
Santa BárbaraSanta Bárbara
Jesus RessuscitadoJesus Ressuscitado
Vitral Esquerdo. Logo na parte superior tem-se a inscrição em latim "Clavis Coeli" que quer dizer "Chave do Céu". Maria é o caminho para o céu. Tem-se no vitral as portas do Paraíso cuja chave se tem a inscrição da letra "M", de Maria.Vitral Esquerdo. Logo na parte superior tem-se a inscrição em latim "Clavis Coeli" que quer dizer "Chave do Céu". Maria é o caminho para o céu. Tem-se no vitral as portas do Paraíso cuja chave se tem a inscrição da letra "M", de Maria.
Vitral Direito. Verifica-se a inscrição "Sicut Lilium Inter Spinas". Em português, "Assim como o lírio entre os espinhos"Vitral Direito. Verifica-se a inscrição "Sicut Lilium Inter Spinas". Em português, "Assim como o lírio entre os espinhos"
Teto da Capela da Imaculada ConceiçãoTeto da Capela da Imaculada Conceição
Detalhe da CapelaDetalhe da Capela
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Capela da Liturgia da Palavra: dedicada a São José, patrono da Igreja Católica, remete toda a decoração externa à Palavra de Deus nosso criador.

A Capela dedicada a São José remete-nos, toda a decoração externa, à Liturgia da Palavra. Assim, vemos a Bíblia que é mensagem de salvação.A Capela dedicada a São José remete-nos, toda a decoração externa, à Liturgia da Palavra. Assim, vemos a Bíblia que é mensagem de salvação.
Os quatro evangelistas estão figurados pelos símbolos com que os vira o profeta Ezequiel (Ez 1, 4-11) e São João (Ap 4, 6-8). São Marcos é simbolizado pelo leão, pois seu evangelho apresenta o Filho de Deus como o “Leão da tribo de Judá” que vence todas as forças do mal. São Lucas é apresentado como o touro cujo evangelho visa dar testemunho do Cristo “Vítima Divina, imolada na Cruz, para expiação dos nossos pecados”. O terceiro evangelista, de aspecto humano é São Mateus, focalizando o Cristo filho de Maria, exigindo de nós a obediência e aceitação de sua mensagem. Já São João é representado como uma águia, que se eleva até os mistérios mais insondáveis de Deus, descobrindo as maravilhas do amor de Deus ao homem.
Cabe destacar que todos os evangelistas possuem seis asas, como mostra o livro do Apocalipse (Ap. 6, 9). Foram eles que foram enviados a proclamar os ensinamentos de CristoOs quatro evangelistas estão figurados pelos símbolos com que os vira o profeta Ezequiel (Ez 1, 4-11) e São João (Ap 4, 6-8). São Marcos é simbolizado pelo leão, pois seu evangelho apresenta o Filho de Deus como o “Leão da tribo de Judá” que vence todas as forças do mal. São Lucas é apresentado como o touro cujo evangelho visa dar testemunho do Cristo “Vítima Divina, imolada na Cruz, para expiação dos nossos pecados”. O terceiro evangelista, de aspecto humano é São Mateus, focalizando o Cristo filho de Maria, exigindo de nós a obediência e aceitação de sua mensagem. Já São João é representado como uma águia, que se eleva até os mistérios mais insondáveis de Deus, descobrindo as maravilhas do amor de Deus ao homem.
Cabe destacar que todos os evangelistas possuem seis asas, como mostra o livro do Apocalipse (Ap. 6, 9). Foram eles que foram enviados a proclamar os ensinamentos de Cristo
Verifica-se o episódio das bodas de cana, narrado no Evangelho do Segundo Domingo após a Epifania. Os anéis entrelaçados exprimem a união profunda de um homem e uma mulher que se realiza no matrimônio. As talhas representam toda água que foi transformada em vinho pela intercessão da Virgem Maria Mãe de Deus. Lembremo-nos que a transubstanciação do vinho se dá na Eucaristia pela qual Jesus, o Divino Esposo, se une à Igreja. “Replete hydrias aquae”, que quer dizer “Enchei as talhas de água”.Verifica-se o episódio das bodas de cana, narrado no Evangelho do Segundo Domingo após a Epifania. Os anéis entrelaçados exprimem a união profunda de um homem e uma mulher que se realiza no matrimônio. As talhas representam toda água que foi transformada em vinho pela intercessão da Virgem Maria Mãe de Deus. Lembremo-nos que a transubstanciação do vinho se dá na Eucaristia pela qual Jesus, o Divino Esposo, se une à Igreja. “Replete hydrias aquae”, que quer dizer “Enchei as talhas de água”.
“Vidimus Stellan” que em português significa “Vimos a Estrela de Belém”. A figura simboliza os Santos Reis (Melchior, Baltazar e Gaspar) representando a humanidade na chegada do Rei. As oferendas de ouro, incenso e mirra vem simbolizadas no cofre, turibulo e redoma de perfume. Verifica-se acima a Estrela de Belém.“Vidimus Stellan” que em português significa “Vimos a Estrela de Belém”. A figura simboliza os Santos Reis (Melchior, Baltazar e Gaspar) representando a humanidade na chegada do Rei. As oferendas de ouro, incenso e mirra vem simbolizadas no cofre, turibulo e redoma de perfume. Verifica-se acima a Estrela de Belém.
A figura representa todas as parábolas do lago, a que se refere ao mistério do crescimento do “Reino de Deus”. O desenvolvimento do Reino de Deus é semelhante a um grão de mostarda, pequena semente que se transforma em um verdadeiro arbusto que abriga as aves do céu. As almas, toda comunidade procuram abrigo na árvore que é a Igreja Católica Romana. “Ut volucres coeli veniant”, isto é, “Os pássaros do céu vem aninhar-se a ela” (Mt 13, 32)A figura representa todas as parábolas do lago, a que se refere ao mistério do crescimento do “Reino de Deus”. O desenvolvimento do Reino de Deus é semelhante a um grão de mostarda, pequena semente que se transforma em um verdadeiro arbusto que abriga as aves do céu. As almas, toda comunidade procuram abrigo na árvore que é a Igreja Católica Romana. “Ut volucres coeli veniant”, isto é, “Os pássaros do céu vem aninhar-se a ela” (Mt 13, 32)
O terceiro domingo depois da Epifania nos mostra o poder da mão direita do Senhor Jesus, que opera milagres em nossa vida. Os círculos concêntricos simbolizam todo o universo criado por Deus. A Cruz simboliza o resgate de toda a criação e o poder de dar a Cristo toda a salvação. O letreiro indica, em latim, “Dextra Domini fecit virtutem”, isto é, “A Mão Direita do Senhor Operou Maravilhas”.O terceiro domingo depois da Epifania nos mostra o poder da mão direita do Senhor Jesus, que opera milagres em nossa vida. Os círculos concêntricos simbolizam todo o universo criado por Deus. A Cruz simboliza o resgate de toda a criação e o poder de dar a Cristo toda a salvação. O letreiro indica, em latim, “Dextra Domini fecit virtutem”, isto é, “A Mão Direita do Senhor Operou Maravilhas”.
Vista Interna da Capela dedicada a São José. Verifica-se um forte apelo artístico a figura do Lírio, que além de ser uma bela flor, simboliza a pureza e a castidade.Vista Interna da Capela dedicada a São José. Verifica-se um forte apelo artístico a figura do Lírio, que além de ser uma bela flor, simboliza a pureza e a castidade.
Detalhe do altar da Capela de São JoséDetalhe do altar da Capela de São José
Este detalhe no altar da capela se refere a vida de São José: o lírio simboliza a pureza do Castíssimo São José. Verifica-se as ferramentas, tais como martelo, serrote, esquadro, que fizeram de São José um marceneiro.Este detalhe no altar da capela se refere a vida de São José: o lírio simboliza a pureza do Castíssimo São José. Verifica-se as ferramentas, tais como martelo, serrote, esquadro, que fizeram de São José um marceneiro.
Imagem de São José - Santuário Sagrado Coração de Jesus, Vera Cruz/SPImagem de São José - Santuário Sagrado Coração de Jesus, Vera Cruz/SP
Parede frontal da Capela dedicada a São JoséParede frontal da Capela dedicada a São José
Imagem de São Cristóvão - Santuário Sagrado Coração de Jesus, Vera Cruz/SPImagem de São Cristóvão - Santuário Sagrado Coração de Jesus, Vera Cruz/SP
Imagem de São Judas Tadeu - Santuário Sagrado Coração de Jesus, Vera Cruz/SPImagem de São Judas Tadeu - Santuário Sagrado Coração de Jesus, Vera Cruz/SP
Detalhes superiores da CapelaDetalhes superiores da Capela
Na figura se tem um lírio emergindo de uma coroa. O lírio significa a pureza e castidade de São José. A coroa representa a descendência que o Santo tinha para com a realeza de Davi.Na figura se tem um lírio emergindo de uma coroa. O lírio significa a pureza e castidade de São José. A coroa representa a descendência que o Santo tinha para com a realeza de Davi.
Arte Sacra - Capela São JoséArte Sacra - Capela São José
A arte, simbolizada pelo símbolo do vaticano apresenta São José como Patrono Universal da Igreja Católica. Foi no dia 8 de dezembro de 1870, que o  Papa Pio IX declarou São José, Padroeiro de nossa Santa IgrejaA arte, simbolizada pelo símbolo do vaticano apresenta São José como Patrono Universal da Igreja Católica. Foi no dia 8 de dezembro de 1870, que o  Papa Pio IX declarou São José, Padroeiro de nossa Santa Igreja
Parede lateral esquerda - Capela dedicada a São JoséParede lateral esquerda - Capela dedicada a São José
A arte sacra representa São José e a Virgem Maria contemplando a união da qual veio nosso SalvadorA arte sacra representa São José e a Virgem Maria contemplando a união da qual veio nosso Salvador
A frase em latim se refere ao evangelho de São Mateus e significa: "Marido de Maria, da qual nasceu JESUS"  Mateus 1:16. Errata na arte sacra: Mat. 1-16, e não Mat. 11-16A frase em latim se refere ao evangelho de São Mateus e significa: "Marido de Maria, da qual nasceu JESUS"  Mateus 1:16. Errata na arte sacra: Mat. 1-16, e não Mat. 11-16
Parede lateral direita - Capela dedicada a São JoséParede lateral direita - Capela dedicada a São José
A arte da capela refere-se a fuga da Sagrada Família para o Egito. Esse quadro também faz alusão à Nossa Senhora do Desterro. Diz o evangelho de São Mateus que, após a partida dos Reis Magos, um anjo do Senhor apareceu em em sonhos a São José e disse: _ “ Levanta, toma o menino a sua mãe e foge para o Egito; permanece lá até que eu te avise, porque Herodes procura o menino para o matar. “ José levantou-se, tomou durante a noite Jesus e sua mãe e retirou-se para a terra dos faraós, ficando ali até a morte de Herodes. (Mt 2,13-14).A arte da capela refere-se a fuga da Sagrada Família para o Egito. Esse quadro também faz alusão à Nossa Senhora do Desterro. Diz o evangelho de São Mateus que, após a partida dos Reis Magos, um anjo do Senhor apareceu em em sonhos a São José e disse: _ “ Levanta, toma o menino a sua mãe e foge para o Egito; permanece lá até que eu te avise, porque Herodes procura o menino para o matar. “ José levantou-se, tomou durante a noite Jesus e sua mãe e retirou-se para a terra dos faraós, ficando ali até a morte de Herodes. (Mt 2,13-14).
"E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho." 
Mateus 2:15
Assim, a frase em latim significa " Do Egito chamei o meu Filho.""E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho." 
Mateus 2:15
Assim, a frase em latim significa " Do Egito chamei o meu Filho."
Vista do teto da Capela dedicada ao padroeiro da Igreja CatólicaVista do teto da Capela dedicada ao padroeiro da Igreja Católica
Detalhe do teto: A arte revela o Espírito Santo e o lírio, representado a castidade. A frase em latim significa " O justo florirá como um lírio".Detalhe do teto: A arte revela o Espírito Santo e o lírio, representado a castidade. A frase em latim significa " O justo florirá como um lírio".
Detalhe da Capela dedicada a São JoséDetalhe da Capela dedicada a São José

Capela da Profissão de Fé: sua arte externa simboliza a profissão de fé a que todo católico proclama na Santa Missa. Já a parte interna é dedicada ao sofrimento que Cristo passou para morrer e redimir o pecado humano.

Vista frontal da Capela dedicada ao "Senhor dos Passos". Toda arte capela simboliza a profissão de fé a que todo Católico proclama na Santa Missa, assim como o sofrimento que Cristo passou para morrer por nós.Vista frontal da Capela dedicada ao "Senhor dos Passos". Toda arte capela simboliza a profissão de fé a que todo Católico proclama na Santa Missa, assim como o sofrimento que Cristo passou para morrer por nós.
Vista geral da parte externaVista geral da parte externa
"Credo In Deum" que significa "Creio em Deus", meditando a Santa Missa"Credo In Deum" que significa "Creio em Deus", meditando a Santa Missa
Este medalhão menor simboliza a parábola do semeador. 
A semente é simbolizada pela Palavra de Deus. A estrada representa corações endurecidos que jamais darão frutos. Verifica-se as pedras, simbolizadas pela não aceitação da Palavra de Deus assim como os espinhos, que representa as paixões materiais. Mas há também a parcela dos filhos de Deus que ouvem e são fiéis às palavras do Criador: trigal estilizado em torno do monograma de Cristo. Em latim, "Exit qui seminat seminare", ou seja, "Saiu o semeador a semear".Este medalhão menor simboliza a parábola do semeador. 
A semente é simbolizada pela Palavra de Deus. A estrada representa corações endurecidos que jamais darão frutos. Verifica-se as pedras, simbolizadas pela não aceitação da Palavra de Deus assim como os espinhos, que representa as paixões materiais. Mas há também a parcela dos filhos de Deus que ouvem e são fiéis às palavras do Criador: trigal estilizado em torno do monograma de Cristo. Em latim, "Exit qui seminat seminare", ou seja, "Saiu o semeador a semear".
Vemos diversos troncos de videira (Vinha do Senhor) enraizados na terra, simbolizando os filhos de Deus e suas inclinações terrenas. A haste, simbolizada pela cruz, é a segurança e a força da graça de estar com Cristo. As uvas simbolizam o bom fruto de estar vivendo segundo o que Jesus nos ensinou. 
"Ite et vós in vineam mean", "Ide também vós, a trabalhar na minha vinha".Vemos diversos troncos de videira (Vinha do Senhor) enraizados na terra, simbolizando os filhos de Deus e suas inclinações terrenas. A haste, simbolizada pela cruz, é a segurança e a força da graça de estar com Cristo. As uvas simbolizam o bom fruto de estar vivendo segundo o que Jesus nos ensinou. 
"Ite et vós in vineam mean", "Ide também vós, a trabalhar na minha vinha".
A quaresma abre-se com a quarta-feira de cinzas pelo jejum e abstinência, iniciando um tempo de penitência e renovação. Conta a lenda que a Fênix, ave dos desertos da Arábia, quando sente que irá morrer, constrói um ninho de pequenos capins para o sol bater e incendiar. Assim a fênix se consome e de seus restos nascem uma crisálida, que futuramente se transformará em uma nova fênix. O pecado simboliza a morte. Portanto o tempo quaresmal e as penitências sepultam o velho homem e pecador, fazendo renascer um homem ressuscitado em Cristo. 
Em latim, "memento, homo" que significa "lembra-te homem"A quaresma abre-se com a quarta-feira de cinzas pelo jejum e abstinência, iniciando um tempo de penitência e renovação. Conta a lenda que a Fênix, ave dos desertos da Arábia, quando sente que irá morrer, constrói um ninho de pequenos capins para o sol bater e incendiar. Assim a fênix se consome e de seus restos nascem uma crisálida, que futuramente se transformará em uma nova fênix. O pecado simboliza a morte. Portanto o tempo quaresmal e as penitências sepultam o velho homem e pecador, fazendo renascer um homem ressuscitado em Cristo. 
Em latim, "memento, homo" que significa "lembra-te homem"
A figura representa um homem cego que através da sua fé volta a ter visão pela virtude iluminativa da Paixão de Cristo. A graça da redenção, operada na cruz, e transmitida pela Eucaristia (a cruz sobre o pequeno círculo que simboliza a hóstia), é o foco inextinguível de luz que cura toda cegueira espiritual.
"Domine ut Videam", que significa, "Senhor, que eu veja".A figura representa um homem cego que através da sua fé volta a ter visão pela virtude iluminativa da Paixão de Cristo. A graça da redenção, operada na cruz, e transmitida pela Eucaristia (a cruz sobre o pequeno círculo que simboliza a hóstia), é o foco inextinguível de luz que cura toda cegueira espiritual.
"Domine ut Videam", que significa, "Senhor, que eu veja".
O medalhão central denomina-se um ato de fé integral: a figura de um ser humano proclamando a fé em um só Deus. Assim, destaca-se as três pessoas da trindade distintas e igualmente adoráveis (por isso três círculos iguais e interligados). O círculo do meio simboliza o Pai, com sua mão onipotente; Cristo é simbolizado pelo mistério impenetrável da razão humana: deu-nos a vida pela Cruz, fazendo o elo de ligação entre Deus e nós. Cristo veio nos salvar e prolongar nossa existência pela cruz. Ele também é o alicerce e a esperança dos seres humanos, motivo pela qual a cruz se estende até a mão da figura humana. O círculo a direita representa o Espírito Santo, fogo ardente.
Dois feixes de luz partem da figura, anunciando as duas grandes obras de Deus: a Criação e a Redenção que proclamamos no CredoO medalhão central denomina-se um ato de fé integral: a figura de um ser humano proclamando a fé em um só Deus. Assim, destaca-se as três pessoas da trindade distintas e igualmente adoráveis (por isso três círculos iguais e interligados). O círculo do meio simboliza o Pai, com sua mão onipotente; Cristo é simbolizado pelo mistério impenetrável da razão humana: deu-nos a vida pela Cruz, fazendo o elo de ligação entre Deus e nós. Cristo veio nos salvar e prolongar nossa existência pela cruz. Ele também é o alicerce e a esperança dos seres humanos, motivo pela qual a cruz se estende até a mão da figura humana. O círculo a direita representa o Espírito Santo, fogo ardente.
Dois feixes de luz partem da figura, anunciando as duas grandes obras de Deus: a Criação e a Redenção que proclamamos no Credo
Vista geral da parte interna da Capela dedicada ao Senhor dos PassosVista geral da parte interna da Capela dedicada ao Senhor dos Passos
Destaca-se na parte superior a Imagem de Jesus na agonia, sofrimento e humilhação que Ele, como Deus, foi capaz de passar por toda humanidade. Logo a esquerda tem-se a imagem de Nossa Senhora da Piedade, ou Nossa Senhora das Dores, que foi capaz de suportar todo sofrimento de ver seu Filho sendo martirizado pela condição de pecado da humanidade. Na parte inferior se tem uma imagem do corpo de Cristo morto e mutilado pelos erros cometidos por nós.Destaca-se na parte superior a Imagem de Jesus na agonia, sofrimento e humilhação que Ele, como Deus, foi capaz de passar por toda humanidade. Logo a esquerda tem-se a imagem de Nossa Senhora da Piedade, ou Nossa Senhora das Dores, que foi capaz de suportar todo sofrimento de ver seu Filho sendo martirizado pela condição de pecado da humanidade. Na parte inferior se tem uma imagem do corpo de Cristo morto e mutilado pelos erros cometidos por nós.
Senhor dos Passos
Santuário Sagrado Coração de Jesus - Vera Cruz/SPSenhor dos Passos
Santuário Sagrado Coração de Jesus - Vera Cruz/SP
Vista Interna da CapelaVista Interna da Capela
A celebração de Maria das Dores reflete-se a 7 dores que Maria enfrentou durante a sua vida. A capela destaca a quarta dor de Maria: "Maria se encontra com Jesus na via dolorosa."
Nossa Mãe vai ao encontro de Jesus que,  carregado do peso da cruz, se encaminha para o Calvário.  Vê-o todo desfigurado e entregue, coberto de mil feridas e horrivelmente ensangüentado. Seus olhares se  cruzam.  Nenhuma queixa sai da sua boca, porque as maiores dores  Deus lhe reservou para a salvação do mundo. Aquelas  duas almas, heroicamente generosas, continuam juntas no seu caminho do sofrimento, até o lugar do suplício.A celebração de Maria das Dores reflete-se a 7 dores que Maria enfrentou durante a sua vida. A capela destaca a quarta dor de Maria: "Maria se encontra com Jesus na via dolorosa."
Nossa Mãe vai ao encontro de Jesus que,  carregado do peso da cruz, se encaminha para o Calvário.  Vê-o todo desfigurado e entregue, coberto de mil feridas e horrivelmente ensangüentado. Seus olhares se  cruzam.  Nenhuma queixa sai da sua boca, porque as maiores dores  Deus lhe reservou para a salvação do mundo. Aquelas  duas almas, heroicamente generosas, continuam juntas no seu caminho do sofrimento, até o lugar do suplício.
Nossa Senhora das Dores - Santuário Sagrado Coração de Jesus, Vera Cruz/SPNossa Senhora das Dores - Santuário Sagrado Coração de Jesus, Vera Cruz/SP
Imagem de Cristo morto, antes da vitória na Ressurreição.
Santuário Sagrado Coração de Jesus, Vera Cruz/SPImagem de Cristo morto, antes da vitória na Ressurreição.
Santuário Sagrado Coração de Jesus, Vera Cruz/SP
Detalhe da Imagem de Jesus morto.
Santuário Sagrado Coração de Jesus, Vera Cruz/SPDetalhe da Imagem de Jesus morto.
Santuário Sagrado Coração de Jesus, Vera Cruz/SP
Detalhe superior da capela.Detalhe superior da capela.
"Cristus Factus est pro nobis obediens usque ad mortem mortum autem crux"
Tradução: "Cristo se fez por nós obediente até a morte e morte de cruz""Cristus Factus est pro nobis obediens usque ad mortem mortum autem crux"
Tradução: "Cristo se fez por nós obediente até a morte e morte de cruz"
Verifica-se o cordeiro imolado morto pelo pecado da humanidade. Ele foi capaz de dar a vida pela morte mais humilhante da época: morte de Cruz. Por isso a imagem nos remete o cordeiro morto e logo atrás a Cruz da vitória de CristoVerifica-se o cordeiro imolado morto pelo pecado da humanidade. Ele foi capaz de dar a vida pela morte mais humilhante da época: morte de Cruz. Por isso a imagem nos remete o cordeiro morto e logo atrás a Cruz da vitória de Cristo
O anjo representa toda a milícia celeste envergonhada, triste em ver o Filho de Deus sendo humilhado da forma como foi.O anjo representa toda a milícia celeste envergonhada, triste em ver o Filho de Deus sendo humilhado da forma como foi.
Sem nome
Vista Lateral da CapelaVista Lateral da Capela
O quadro apresenta Jesus sendo retirado da Cruz por permissão de Pilatos. Destaca-se a dor da Virgem Maria, segurando seu Filho morto pelo pecado da humanidade. As outras três mulheres se referem ao Evangelho de São Mateus, capítulo 27: "Havia ali também algumas mulheres que de longe olhavam; tinham seguido Jesus desde a Galiléia para o servir. 56.Entre elas se achavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu."O quadro apresenta Jesus sendo retirado da Cruz por permissão de Pilatos. Destaca-se a dor da Virgem Maria, segurando seu Filho morto pelo pecado da humanidade. As outras três mulheres se referem ao Evangelho de São Mateus, capítulo 27: "Havia ali também algumas mulheres que de longe olhavam; tinham seguido Jesus desde a Galiléia para o servir. 56.Entre elas se achavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu."
"Et permisit Pilatus venit ergo et tulit corpus Jesu" (errata: ergo-et não está de acordo com a inscrição latina. O correto é ergo et).
Tradução:"Com a permissão de Pilatos, veio pois, e pegou o corpo de Jesus", referindo-se a José de Arimateia que providenciou a retirada do corpo de Cristo da cruz após solicitação feita a Pôncio Pilatos."Et permisit Pilatus venit ergo et tulit corpus Jesu" (errata: ergo-et não está de acordo com a inscrição latina. O correto é ergo et).
Tradução:"Com a permissão de Pilatos, veio pois, e pegou o corpo de Jesus", referindo-se a José de Arimateia que providenciou a retirada do corpo de Cristo da cruz após solicitação feita a Pôncio Pilatos.
Vista Lateral da CapelaVista Lateral da Capela
O quadro representa a passagem de São Mateus, capítulo 27:"O governador tornou a perguntar: Mas que mal fez ele? E gritavam ainda mais forte: Seja crucificado!	
24.	Pilatos viu que nada adiantava, mas que, ao contrário, o tumulto crescia. Fez com que lhe trouxessem água, lavou as mãos diante do povo e disse: Sou inocente do sangue deste homem. Isto é lá convosco!"O quadro representa a passagem de São Mateus, capítulo 27:"O governador tornou a perguntar: Mas que mal fez ele? E gritavam ainda mais forte: Seja crucificado!	
24.	Pilatos viu que nada adiantava, mas que, ao contrário, o tumulto crescia. Fez com que lhe trouxessem água, lavou as mãos diante do povo e disse: Sou inocente do sangue deste homem. Isto é lá convosco!"
"Et Pilatus adjudicavit fiéri petitionem eórum"
Tradução: "E Pilatos decidiu atender o pedido deles""Et Pilatus adjudicavit fiéri petitionem eórum"
Tradução: "E Pilatos decidiu atender o pedido deles"
Vista do Teto da CapelaVista do Teto da Capela
Detalhe artístico do Teto
"Salve Crux"
Tradução: "Salve ó Cruz"Detalhe artístico do Teto
"Salve Crux"
Tradução: "Salve ó Cruz"
Detalhe Artístico do tetoDetalhe Artístico do teto
Detalhe da Capela do Senhor dos PassosDetalhe da Capela do Senhor dos Passos


Capela do Ofertório: sua arte externa simboliza o ofertório e a vitória de Cristo sobre o maligno. Já a parte interna lembra a vitória do martírio dos Santos. A capela tem em seu centro Santa Luzia, mártir.

 

 

 

 

Capela dedicada a liturgia do ofertório e à Santa Luzia.Capela dedicada a liturgia do ofertório e à Santa Luzia.
A decoração externa, assim como a das outras, remete-nos a uma parte da Santa Missa. Assim, esta arte é dedicada ao ofertório, início da liturgia eucarística.A decoração externa, assim como a das outras, remete-nos a uma parte da Santa Missa. Assim, esta arte é dedicada ao ofertório, início da liturgia eucarística.
A capela transmite o início da liturgia eucarística: o ofertório. Assim, o povo de Deus, simbolizado por um ser humano de joelhos posta-se diante do Rei e Criador do universo e dos homens, Senhor de todas as coisas, o princípio e o fim de tudo. Tem-se também a figura da oferta e as preces humanas se elevando até o trono divino da Santíssima Trindade. Tem-se o pão e o vinho e o prenúncio do sacrifício passaria na última ceia em reparação aos nosso pecados.A capela transmite o início da liturgia eucarística: o ofertório. Assim, o povo de Deus, simbolizado por um ser humano de joelhos posta-se diante do Rei e Criador do universo e dos homens, Senhor de todas as coisas, o princípio e o fim de tudo. Tem-se também a figura da oferta e as preces humanas se elevando até o trono divino da Santíssima Trindade. Tem-se o pão e o vinho e o prenúncio do sacrifício passaria na última ceia em reparação aos nosso pecados.
O medalhão central refere-se ao Ofertório. A inscrição em latim "Offerimus tibi" significa "Oferecemos a ti".O medalhão central refere-se ao Ofertório. A inscrição em latim "Offerimus tibi" significa "Oferecemos a ti".
Este medalhão é uma imagem do mistério da Transfiguração do Senhor. Na figura sobreleva uma nuvem brilhante com o rosto de Jesus. Atrás destaca-se a cruz, assunto da conversa de Jesus com Elias e Moisés. Da nuvem parte a mão de Deus Pai todo poderoso, apontando o Cristo.Este medalhão é uma imagem do mistério da Transfiguração do Senhor. Na figura sobreleva uma nuvem brilhante com o rosto de Jesus. Atrás destaca-se a cruz, assunto da conversa de Jesus com Elias e Moisés. Da nuvem parte a mão de Deus Pai todo poderoso, apontando o Cristo.
Verifica-se, neste pequeno medalhão, um símbolo bem expressivo da Quaresma: um estandarte com uma cruz pendurado a uma haste em forma de espada, e a ponta ferindo a cabeça de uma serpente. A Quaresma nos retorna a hora do combate do Cristo, e de cada um de nós. Jesus foi tentado por satanás 3 vezes  e obteve a vitória na Cruz. Por isso a legenda em latim: “Vade, Sátana”, que quer dizer, “Vai-te embora satanás".Verifica-se, neste pequeno medalhão, um símbolo bem expressivo da Quaresma: um estandarte com uma cruz pendurado a uma haste em forma de espada, e a ponta ferindo a cabeça de uma serpente. A Quaresma nos retorna a hora do combate do Cristo, e de cada um de nós. Jesus foi tentado por satanás 3 vezes  e obteve a vitória na Cruz. Por isso a legenda em latim: “Vade, Sátana”, que quer dizer, “Vai-te embora satanás".
No quarto domingo da quaresma o Papa costuma benzer uma rosa de ouro para simbolizar a alegria que emana de um talo cheio de espinhos. Assim foi a ressurreição do Senhor: o espinho do sacrifício culminou com a alegria da ressurreição. Por isso, a figura representa a roseira da alegria. Em latim, o letreiro: “gaudete qui in tristítia fuistis” que quer dizer “Alegrai-vos os que viveis na tristeza”.No quarto domingo da quaresma o Papa costuma benzer uma rosa de ouro para simbolizar a alegria que emana de um talo cheio de espinhos. Assim foi a ressurreição do Senhor: o espinho do sacrifício culminou com a alegria da ressurreição. Por isso, a figura representa a roseira da alegria. Em latim, o letreiro: “gaudete qui in tristítia fuistis” que quer dizer “Alegrai-vos os que viveis na tristeza”.
Tem-se um castelo, símbolo do poder de resistência. Também verifica-se a cruz monogramática de Cristo que atinge a cabeça da serpente. Destronado o príncipe das trevas, ocupa aquele que deu a vida por nós: Cristo Jesus. Na legenda em latim tem-se: “Si fortior vícerit eum” – “Se o mais forte o vencer...”.Tem-se um castelo, símbolo do poder de resistência. Também verifica-se a cruz monogramática de Cristo que atinge a cabeça da serpente. Destronado o príncipe das trevas, ocupa aquele que deu a vida por nós: Cristo Jesus. Na legenda em latim tem-se: “Si fortior vícerit eum” – “Se o mais forte o vencer...”.
Parte interna da CapelaParte interna da Capela
Verifica-se o detalhe da palma no altar. A palma significa a vitória em Cristo pelo Martírio. Portanto faz alusão a todos os que derramaram sangue pela Igreja de Jesus.Verifica-se o detalhe da palma no altar. A palma significa a vitória em Cristo pelo Martírio. Portanto faz alusão a todos os que derramaram sangue pela Igreja de Jesus.
Santa Luzia - MártirSanta Luzia - Mártir
Santa Terezinha do Menino JesusSanta Terezinha do Menino Jesus
Santa IgnêsSanta Ignês
Detalhe superior da Capela.Detalhe superior da Capela.
Ao lado da cruz de Cristo tem-se duas figuras iguais representadas por duas palmas e a espada. A palma simboliza a vitória em Cristo pelo martírio. Assim, a espada representa o sofrimento do martírio e a palma a vitória pelo martírio.Ao lado da cruz de Cristo tem-se duas figuras iguais representadas por duas palmas e a espada. A palma simboliza a vitória em Cristo pelo martírio. Assim, a espada representa o sofrimento do martírio e a palma a vitória pelo martírio.
Cruz com o monogramático que significa "Cristo". 
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                             >|< -  Monogramático
|Cruz com o monogramático que significa "Cristo". 
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Vitral direito - destaca-se, novamente, a palma da vitória pelo martírio.Vitral direito - destaca-se, novamente, a palma da vitória pelo martírio.
Vitral esquerdo - destaca-se, novamente, a palma da vitória pelo martírioVitral esquerdo - destaca-se, novamente, a palma da vitória pelo martírio
Vista direita da CapelaVista direita da Capela
Atribui-se o martírio, tema central da capela. A figura remonta o Salmo 20: "1 O Senhor te ouça no dia da angústia; o nome do Deus de Jacó te proteja.

2 Envie-te socorro do seu santuário, e te sustenha de Sião.

3 Lembre-se de todas as tuas ofertas, e aceite os teus holocaustos.

4 Conceda-te conforme o desejo do teu coração, e cumpra todo o teu desígnio.

5 Nós nos alegraremos pela tua salvação, e em nome do nosso Deus arvoraremos pendões; satisfaça o Senhor todas as tuas petições.

6 Agora sei que o Senhor salva o seu ungido; ele lhe responderá lá do seu santo céu, com a força salvadora da sua destra.

7 Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.

8 Uns encurvam-se e caem, mas nós nos erguemos e ficamos de pé.

9 Salva-nos, Senhor; ouça-nos o Rei quando clamarmos."Atribui-se o martírio, tema central da capela. A figura remonta o Salmo 20: "1 O Senhor te ouça no dia da angústia; o nome do Deus de Jacó te proteja.

2 Envie-te socorro do seu santuário, e te sustenha de Sião.

3 Lembre-se de todas as tuas ofertas, e aceite os teus holocaustos.

4 Conceda-te conforme o desejo do teu coração, e cumpra todo o teu desígnio.

5 Nós nos alegraremos pela tua salvação, e em nome do nosso Deus arvoraremos pendões; satisfaça o Senhor todas as tuas petições.

6 Agora sei que o Senhor salva o seu ungido; ele lhe responderá lá do seu santo céu, com a força salvadora da sua destra.

7 Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.

8 Uns encurvam-se e caem, mas nós nos erguemos e ficamos de pé.

9 Salva-nos, Senhor; ouça-nos o Rei quando clamarmos."
Tradução: "Concederam-lhe o desejo de seu coração"
Correção: "Tribuit", e não "tribuist".Tradução: "Concederam-lhe o desejo de seu coração"
Correção: "Tribuit", e não "tribuist".
Sem nome
Vista lateral esquerdaVista lateral esquerda
Arte Sacra que retoma a ideia das virgens prudentes e as imprudentes: "Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo" "As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta." 
Mateus 25:3-10
Assim, a arte nos remete que temos que estar continuamente preparados para a vinda de Cristo.Arte Sacra que retoma a ideia das virgens prudentes e as imprudentes: "Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo" "As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta." 
Mateus 25:3-10
Assim, a arte nos remete que temos que estar continuamente preparados para a vinda de Cristo.
Tradução: " As virgens prudentes pegaram o óleo nos seus vasos para a lâmpada"
Erro de grafia: "lampadibis", que significa "lâmpada" se escreve "lampadibus".Tradução: " As virgens prudentes pegaram o óleo nos seus vasos para a lâmpada"
Erro de grafia: "lampadibis", que significa "lâmpada" se escreve "lampadibus".
Detalhe artísticoDetalhe artístico
Teto da CapelaTeto da Capela
Detalhes do teto da CapelaDetalhes do teto da Capela

Capela Oração Fraterna da Santa Missa: dedicada internamente à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a capela destaca também a Oração que a comunidade tráz ao Santo Sacrifício que vai se iniciar.

Vista externa da capela dedicada à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Pintura externa voltada para a Oração Fraterna da Santa Missa.Vista externa da capela dedicada à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Pintura externa voltada para a Oração Fraterna da Santa Missa.
A convite do Sacerdote, toda Assembléia coloca-se em oração, irmanando-se na súplica e transmitindo ao celebrante todo o poder de Igreja de Cristo. O redoma, cheio de perfume, representa as orações que se elevam em espirais estilizadas em torno de Cristo (Cruz monogramática) até o trono de Deus Pai, representado pelo triângulo.A convite do Sacerdote, toda Assembléia coloca-se em oração, irmanando-se na súplica e transmitindo ao celebrante todo o poder de Igreja de Cristo. O redoma, cheio de perfume, representa as orações que se elevam em espirais estilizadas em torno de Cristo (Cruz monogramática) até o trono de Deus Pai, representado pelo triângulo.
Vista frontal do medalhão principalVista frontal do medalhão principal
"Orate Frates", que significa, "Orai Irmãos""Orate Frates", que significa, "Orai Irmãos"
A arte sacra remete-nos ao Cristo, Bom Pastor, que dá a vida por suas ovelhas. A flauta simboliza a suavidade da mensagem de Jesus (simbolizado pela Cruz constantiniana). Dominando toda a figura, o cajado, representa a autoridade de conduzir, cuidar do rebanho. No letreiro "Ego sum bone pastor", isto é, "Eu sou o bom Pastor".A arte sacra remete-nos ao Cristo, Bom Pastor, que dá a vida por suas ovelhas. A flauta simboliza a suavidade da mensagem de Jesus (simbolizado pela Cruz constantiniana). Dominando toda a figura, o cajado, representa a autoridade de conduzir, cuidar do rebanho. No letreiro "Ego sum bone pastor", isto é, "Eu sou o bom Pastor".
Na figura o trono da Glória está representado pelas nuvens e estrelas, símbolos do céu. Os Anjos tocam as trombetas anunciando a chegada do Rei Jesus. Sobre o assento do trono tem-se a coroa triunfal e o monograma de Cristo, Rei do Universo. Assim, o pensamento da Oração da Missa é que nós, seres humanos, devemos permanecer de coração no céu, onde Cristo foi coroado. No letreiro em latim encontra-se: "Relinquo mundum et vado ad Patrem". Em português significa "Deixo o mundo e volto para o Pai"Na figura o trono da Glória está representado pelas nuvens e estrelas, símbolos do céu. Os Anjos tocam as trombetas anunciando a chegada do Rei Jesus. Sobre o assento do trono tem-se a coroa triunfal e o monograma de Cristo, Rei do Universo. Assim, o pensamento da Oração da Missa é que nós, seres humanos, devemos permanecer de coração no céu, onde Cristo foi coroado. No letreiro em latim encontra-se: "Relinquo mundum et vado ad Patrem". Em português significa "Deixo o mundo e volto para o Pai"
A figura mostra uma pia batismal, um cesto de pães, uma jarra de vinho, peixes (simbolo dos cristãos) e ao alto uma pompa (Espírito Santo), levando no bico um ramo de oliveira, símbolo da paz que Cristo Jesus trouxe ao mundo. Representam os três sacramentos Pascais: o Batismo, Crisma e Eucaristia, que devem fundamentar toda a vida Cristã.
 A inscrição "Tres Sant qui testimonium" significa: "São três os que testemunharam na Terra: o Espírito, a água e o sangue" 1Jo, 5-8.A figura mostra uma pia batismal, um cesto de pães, uma jarra de vinho, peixes (simbolo dos cristãos) e ao alto uma pompa (Espírito Santo), levando no bico um ramo de oliveira, símbolo da paz que Cristo Jesus trouxe ao mundo. Representam os três sacramentos Pascais: o Batismo, Crisma e Eucaristia, que devem fundamentar toda a vida Cristã.
 A inscrição "Tres Sant qui testimonium" significa: "São três os que testemunharam na Terra: o Espírito, a água e o sangue" 1Jo, 5-8.
Neste medalhão tem-se um peregrino (Cristo e nós) caminhando rumo a pátria, representada pelo Céu. Este, representado ao alto  pelo esplendor e raios luminosos e a mão de Deus Pai segurando uma coroa que colocará sobre os eleitos, símbolo de toda recompensa e busca de um cristão. A cruz do peregrino indica todas as provações e sofrimentos da caminhada humana. Na legenda "Modicum et videbitis me" que significa " Um pouco de tempo e me vereis de novo".Neste medalhão tem-se um peregrino (Cristo e nós) caminhando rumo a pátria, representada pelo Céu. Este, representado ao alto  pelo esplendor e raios luminosos e a mão de Deus Pai segurando uma coroa que colocará sobre os eleitos, símbolo de toda recompensa e busca de um cristão. A cruz do peregrino indica todas as provações e sofrimentos da caminhada humana. Na legenda "Modicum et videbitis me" que significa " Um pouco de tempo e me vereis de novo".
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - quadro que reproduz o quadro original, cuja pintura está em estilo bizantino.Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - quadro que reproduz o quadro original, cuja pintura está em estilo bizantino.
No quadro, o Menino Jesus, ao colo de Nossa Senhora contempla um dos anjos, que respectivamente seguram na mão instrumentos prefigurativos dos sofrimentos futuros, da paixão e morte do Salvador: lança, vara com a esponja, o cálice com fel, cruz e cravos.  O quadro é composto de significativos detalhes. O Menino Jesus, amedrontado com a visão dos arcanjos Miguel e Gabriel segurando os referidos instrumentos,  busca socorro no colo seguro da Mãe,   já que uma das sandálias lhe resta ao pé esquerdo, dependurada só pelo cadarço.  Maria o acolhe maternalmente e nos fita com olhar terno, ao mesmo tempo triste, como sinal de apelo à humanidade pelos pecados, causa do sofrimento do seu Filho. A tradução das letras gregas acima do ombro Menino,  significam “Jesus Cristo”.No quadro, o Menino Jesus, ao colo de Nossa Senhora contempla um dos anjos, que respectivamente seguram na mão instrumentos prefigurativos dos sofrimentos futuros, da paixão e morte do Salvador: lança, vara com a esponja, o cálice com fel, cruz e cravos.  O quadro é composto de significativos detalhes. O Menino Jesus, amedrontado com a visão dos arcanjos Miguel e Gabriel segurando os referidos instrumentos,  busca socorro no colo seguro da Mãe,   já que uma das sandálias lhe resta ao pé esquerdo, dependurada só pelo cadarço.  Maria o acolhe maternalmente e nos fita com olhar terno, ao mesmo tempo triste, como sinal de apelo à humanidade pelos pecados, causa do sofrimento do seu Filho. A tradução das letras gregas acima do ombro Menino,  significam “Jesus Cristo”.
A figura representa os instrumentos prefigurativos dos sofrimentos da paixão e morte do Salvador: a Cruz, coroa de espinhos e os cravos.A figura representa os instrumentos prefigurativos dos sofrimentos da paixão e morte do Salvador: a Cruz, coroa de espinhos e os cravos.
O lírio representa a maternidade. Representa Maria, Mãe de Deus. Vemos que do lírio surge a  Cruz de Cristo que, juntamente com Maria, destrói o mal, simbolizado pela serpente. Vemos a palavra grega "NIKA" que significa "vitória". Cristo venceu o mal pela morte, e morte de Cruz!O lírio representa a maternidade. Representa Maria, Mãe de Deus. Vemos que do lírio surge a  Cruz de Cristo que, juntamente com Maria, destrói o mal, simbolizado pela serpente. Vemos a palavra grega "NIKA" que significa "vitória". Cristo venceu o mal pela morte, e morte de Cruz!
Vitral direitoVitral direito
Pintura lateral direitaPintura lateral direita
A arte sacra faz alusão àqueles que se santificaram com os estigmas de Cristo. Vê-se uma mulher de joelhos a contemplar o sofrimento dos cravos que fizeram de Jesus o Salvador. Alguns Santos receberam as chagas de Jesus: São Francisco de Assis, Santa Catarina de Sena, Santa Verônica Giuliana, Santa Gema Galgani, São Padre Pio.A arte sacra faz alusão àqueles que se santificaram com os estigmas de Cristo. Vê-se uma mulher de joelhos a contemplar o sofrimento dos cravos que fizeram de Jesus o Salvador. Alguns Santos receberam as chagas de Jesus: São Francisco de Assis, Santa Catarina de Sena, Santa Verônica Giuliana, Santa Gema Galgani, São Padre Pio.
O texto em latim faz alusão à epístola aos Galtas: “De agora em diante que ninguém me moleste: trago em meu corpo as chagas de Jesus Cristo”.
"Stigma domini Jesu in corpore meo porto" o que significa, "trago em meu corpo as chagas de Jesus".O texto em latim faz alusão à epístola aos Galtas: “De agora em diante que ninguém me moleste: trago em meu corpo as chagas de Jesus Cristo”.
"Stigma domini Jesu in corpore meo porto" o que significa, "trago em meu corpo as chagas de Jesus".
Figura esquerdaFigura esquerda
A figura faz alusão à proteção que Deus nos concede através de seus Anjos e Arcanjos. Daí, o Salmo 91: "Nenhum mal te atingirá, nenhum flagelo chegará à tua tenda,	
11.	porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos.	
12.	Eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.	
13.	Sobre serpente e víbora andarás, calcarás aos pés o leão e o dragão."A figura faz alusão à proteção que Deus nos concede através de seus Anjos e Arcanjos. Daí, o Salmo 91: "Nenhum mal te atingirá, nenhum flagelo chegará à tua tenda,	
11.	porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos.	
12.	Eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.	
13.	Sobre serpente e víbora andarás, calcarás aos pés o leão e o dragão."
"Angelis suis mandavit dete, ut custodiante" o que significa "Deus mandou os seus anjos""Angelis suis mandavit dete, ut custodiante" o que significa "Deus mandou os seus anjos"
Teto da Capela Nossa Senhora do Perpétuo SocorroTeto da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Detalhe interno da CapelaDetalhe interno da Capela

 

Capela da Consagração e de Santo Antônio de Pádua: esta capela exalta toda glória a que Santo Antônio, como servo de Deus, viveu. Também a arte sacra é dedicada ao início do Santo Sacrifício do cordeiro: a consagração.

Capela dedicada a Santo Antônio e ao Sacrifício da Santa MissaCapela dedicada a Santo Antônio e ao Sacrifício da Santa Missa
Na figura: A Cruz monogramática do Cristo Salvador dominando o quadro; encimando o "P", triângulo (Ssma. Trindade), do Altar, onde ardem dois candelabros (Fé no mistério). Duas mãos seguram o Cálice e sobre ele dois cachos de uvas (vinho); no cruzamento das hastes da Cruz a Hóstia branca, com a Cruz que simboliza o Cristo depois da consagração.
Na legenda, as palavras da Consagração: "Accipite et manducate" (Tomai e Comei). Mt. 26, 26Na figura: A Cruz monogramática do Cristo Salvador dominando o quadro; encimando o "P", triângulo (Ssma. Trindade), do Altar, onde ardem dois candelabros (Fé no mistério). Duas mãos seguram o Cálice e sobre ele dois cachos de uvas (vinho); no cruzamento das hastes da Cruz a Hóstia branca, com a Cruz que simboliza o Cristo depois da consagração.
Na legenda, as palavras da Consagração: "Accipite et manducate" (Tomai e Comei). Mt. 26, 26
Vista superior da capela dedicada a Santo Antônio e ao início do Santo Sacrifício: a consagração.Vista superior da capela dedicada a Santo Antônio e ao início do Santo Sacrifício: a consagração.
Vista interna da capela dedicada a Santo Antônio de PáduaVista interna da capela dedicada a Santo Antônio de Pádua
Na Figura: Dois cristãos, frontes unidas, reconciliam-se pela caridade fraterna, numa comunhão de paz e de amor.
Na Legenda: "Vade prius reconciliare" (Vai primeiramente reconciliar-te). (Mt. 5, 24).Na Figura: Dois cristãos, frontes unidas, reconciliam-se pela caridade fraterna, numa comunhão de paz e de amor.
Na Legenda: "Vade prius reconciliare" (Vai primeiramente reconciliar-te). (Mt. 5, 24).
Vale-se da imagem da árvore, cujo valor é reconhecido pelos frutos, que dá. Na inscrição em baixo: "Arbor bona bonos fructus" (A árvore boa dá bons frutos) (Mt. 7, 17).Vale-se da imagem da árvore, cujo valor é reconhecido pelos frutos, que dá. Na inscrição em baixo: "Arbor bona bonos fructus" (A árvore boa dá bons frutos) (Mt. 7, 17).
Na Figura do pequeno medalhão superior, um barco com velas; Pedro remando, e Jesus orientando. Sem Ele, Pedro nada conseguiu com seu trabalho de pescador, durante a noite toda; com Ele, a barca encheu-se de peixes.
Os nossos esforços, sem Deus, pouco ou nenhum fruto conseguem. "Et concluserunt piscium multitudinem" E apanharam uma quantidade enorme de peixes. (Lc. 5, 6).Na Figura do pequeno medalhão superior, um barco com velas; Pedro remando, e Jesus orientando. Sem Ele, Pedro nada conseguiu com seu trabalho de pescador, durante a noite toda; com Ele, a barca encheu-se de peixes.
Os nossos esforços, sem Deus, pouco ou nenhum fruto conseguem. "Et concluserunt piscium multitudinem" E apanharam uma quantidade enorme de peixes. (Lc. 5, 6).
Na figura: Um peixe sobre as águas, símbolo do Batismo, de que nos fala S. Paulo na epístola do dia, e sobre ele uma cesta transbordante de pães (recolham sete, depois de terem comido), e o monograma de Cristo, que operara o milagre.
Na Legenda: "Et manducaverumt, et saturati sunt" (E comeram e ficaram fartos). (Mc. 8, 8).Na figura: Um peixe sobre as águas, símbolo do Batismo, de que nos fala S. Paulo na epístola do dia, e sobre ele uma cesta transbordante de pães (recolham sete, depois de terem comido), e o monograma de Cristo, que operara o milagre.
Na Legenda: "Et manducaverumt, et saturati sunt" (E comeram e ficaram fartos). (Mc. 8, 8).
Vista interna da capela dedicada a Santo Antônio de PáduaVista interna da capela dedicada a Santo Antônio de Pádua
Vista interna da capela.Vista interna da capela.
Vista interna da capela.Vista interna da capela.
A foto destaca o altar. Percebe-se a inscrição em dourada das letras alfa e ômega, e no meio,  o monograma ☧.  Alfa e ômega são a primeira e a última letra do alfabeto grego. Elas expressam a natureza eterna de Cristo: Ele é princípio e fim de todas as coisas. Nele tudo diverge e para Ele tudo converge. Já o monograma ☧ é uma combinação de letras que forma uma abreviatura do nome de Jesus Cristo , tradicionalmente usada como um símbolo cristão. É formada pela sobreposição das duas primeiras letras na grafia da palavra grega Cristo ( grego : "Χριστός"), chi ch = e rho = r, de tal forma a produzir o monograma ☧.A foto destaca o altar. Percebe-se a inscrição em dourada das letras alfa e ômega, e no meio,  o monograma ☧.  Alfa e ômega são a primeira e a última letra do alfabeto grego. Elas expressam a natureza eterna de Cristo: Ele é princípio e fim de todas as coisas. Nele tudo diverge e para Ele tudo converge. Já o monograma ☧ é uma combinação de letras que forma uma abreviatura do nome de Jesus Cristo , tradicionalmente usada como um símbolo cristão. É formada pela sobreposição das duas primeiras letras na grafia da palavra grega Cristo ( grego : "Χριστός"), chi ch = e rho = r, de tal forma a produzir o monograma ☧.
Santo Antônio de PáduaSanto Antônio de Pádua
São Tarcísio, Santo Patrono dos Ministros Extraordinários da EucaristiaSão Tarcísio, Santo Patrono dos Ministros Extraordinários da Eucaristia
São BeneditoSão Benedito
São PedroSão Pedro
Vista lateral da capela dedicada a Santo Antônio de Pádua.Vista lateral da capela dedicada a Santo Antônio de Pádua.
O quadro remete a aparição do menino Jesus a Santo Antônio e à glória que Deus o presenteou.O quadro remete a aparição do menino Jesus a Santo Antônio e à glória que Deus o presenteou.
A frase em latim "Amavit eum dominus et ornavit eum stolam gloriae induit eum" que quer dizer: "O Senhor amou-o, ornou-o e revestiu-o com a estola da glória".A frase em latim "Amavit eum dominus et ornavit eum stolam gloriae induit eum" que quer dizer: "O Senhor amou-o, ornou-o e revestiu-o com a estola da glória".
Vista lateral direitaVista lateral direita
A arte sacra remete ao legado que São Francisco de Assis deixou. Santo Antônio era um frei franciscano, e assim, a imagem contempla a glória e santificação desses dois servos de Cristo Jesus. Logo a direita percebe-se a figura da Igreja da "Porciúncula". Este templo, conservado até os dias de hoje,  é o lugar mais sagrado da Ordem Franciscana. Ali rezava constantemente e também ali morreu Francisco de Assis. O quadro foi pintado por João Calixto, neto do arquiteto do Santuário Sagrado Coração de Jesus, Benedito Calixto.A arte sacra remete ao legado que São Francisco de Assis deixou. Santo Antônio era um frei franciscano, e assim, a imagem contempla a glória e santificação desses dois servos de Cristo Jesus. Logo a direita percebe-se a figura da Igreja da "Porciúncula". Este templo, conservado até os dias de hoje,  é o lugar mais sagrado da Ordem Franciscana. Ali rezava constantemente e também ali morreu Francisco de Assis. O quadro foi pintado por João Calixto, neto do arquiteto do Santuário Sagrado Coração de Jesus, Benedito Calixto.
A frase em latim da arte sacra tem como significado: "Servo fiel e prudente, a quem o Senhor constituiu sobre sua família para dar-lhes o trigo (alimento) em sua medida"A frase em latim da arte sacra tem como significado: "Servo fiel e prudente, a quem o Senhor constituiu sobre sua família para dar-lhes o trigo (alimento) em sua medida"
A frase em latim significa: "O justo meditará a sabedoria e, de sua língua, brotará o equilíbrio.A frase em latim significa: "O justo meditará a sabedoria e, de sua língua, brotará o equilíbrio.
Vista frontal superiorVista frontal superior
No detalhe superior tem-se uma lamparina, que simboliza a sabedoria pela qual o homem justo contempla.No detalhe superior tem-se uma lamparina, que simboliza a sabedoria pela qual o homem justo contempla.
Tem-se, no vitral direito, a figura da palmeira. A frase em latim, na parte superior do vitral, complementa a informação do vitral esquerdo: "O justo se multiplicará como cédulas do Líbano".Tem-se, no vitral direito, a figura da palmeira. A frase em latim, na parte superior do vitral, complementa a informação do vitral esquerdo: "O justo se multiplicará como cédulas do Líbano".
Tem-se, no vitral esquerdo, a figura das Cédulas do Líbano. A frase em latim, na parte superior do vitral, inicia a informação que termina no vitral esquerdo: "O justo se multiplicará como cédulas do Líbano".Tem-se, no vitral esquerdo, a figura das Cédulas do Líbano. A frase em latim, na parte superior do vitral, inicia a informação que termina no vitral esquerdo: "O justo se multiplicará como cédulas do Líbano".
Teto da Capela dedicada a Santo Antônio de PáduaTeto da Capela dedicada a Santo Antônio de Pádua
Detalhe superiorDetalhe superior

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