Assembleia Diocesana 2011

Aconteceu no último domingo (24), na cidade de Adamantina, a Assembleia Diocesana da Diocese de Marília. Cerca de 300 pessoas, dentre padres, religiosos e leigos estiveram presentes.

A Assembleia foi organizada em três momentos. No primeiro momento, coordenado pelo Cerimoniário diocesano Pe. Clécio Ribeiro, e seus ajudantes, foi celebrada uma missa festiva em homenagem a Dom Osvaldo Giuntini pelo seus 29 anos de episcopado e 75 anos de vida que completa no dia 24 de outubro deste ano. O próprio bispo diocesano celebrou a missa, que foi concelebrada por padres da diocese na Paróquia Santo Antônio, da cidade de Adamantina. A missa, que teve seu início por volta das 8h30, contou com um vídeo agradecendo D. Osvaldo pela sua caminhada como bispo na diocese.
Com a bênção final dada por D. Osvaldo, a missa teve seu término por volta das 10h30. A partir de então, todos os presentes se dirigiram para o campus II da FAI (Faculdades Adamantinense Integradas), aonde prosseguiu o segundo momento. O Pe. Carlos Roberto dos Santos, Coordenador Diocesano de Pastoral, coordenou a Assembleia. Ele também apresentou um breve histórico das assembleias diocesana e prioridades pastorais desde a Revisão Ampla em 1993 até a organização pastoral atual a partir das doze comissões pastorais.

Nessa apresentação histórica, Pe. Carlos lembrou os muitos cursos de formações realizados nas Assembléias dos Agentes de Pastora,l sempre no início de cada ano; a organização da pastoral diocesana a partir das seis Dimensões Pastorais, e a reestruturação de muitas pastorais diocesanas a partir destas orientações; todo o desenvolver do Projeto Diocesano ao Novo Milênio, inspirado na carta do Papa João Paulo II “Novo Milenium Ineunte”. Pe. Carlos apresentou, ainda, a adequação da organização pastoral às orientações da CNBB, a saber, as doze comissões pastorais. Finalizando, destacou a prioridade pastoral pelo Setor Juventude nos últimos dois anos e a participação da Diocese de Marilia na JMJ em Madri. Ele terminou sua apresentação mostrando uma  página em branco, sinal da história que continuará a ser escrita pela ação comprometida de todos nós.

Em seguida Pe. Wagner Antonio Montoz, Vigário Episcopal da Região I, e o Pe. Roger Herminio Souza Rodrigues, Assessor da Comissão Pastoral para a Educação e Cultura, apresentaram a proposta da CNBB para as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil 201-2015. Dentre os principais pontos, enfatizou-se o encontro pessoal com Jesus Cristo como fonte de toda ação pastoral; a necessária conversão pastoral neste tempo de “mudança de época” e a ação missionária a ser realizada a nivel paroquial, com os agentes de pastoral e movimentos.

Num terceiro momento, o Pe. Luis Eduardo Cardoso de Sá,  Coordenador do Fundo Diocesano de Solidariedade, encaminhou a entrega dos cheques às entidades contempladas para serem ajudadas este ano, e o próprio  D. Osvaldo  os entregou aos 17 representantes das entidades, que estavam presentes na Assembléia.

Por fim, o Assessor da Comissão Liturgica, Pe. Anderson Messina, juntamente com alguns seminaristas, conduziu a oração final que culminou com a oração de envio de todos os presentes e encerrou a Assembleia com a bênção final dada por D. Osvado.

Pascom Diocese de Marília