Bento XVI participará da beatificação de Paulo VI

O Papa emérito Bento XVI vai participar neste domingo, 19, da cerimônia de beatificação do Papa Paulo VI, cujo nome de batismo era Giovanni Battista Montini (1897-1978). O anúncio foi feito, nesta sexta-feira, 17, pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, em coletiva de imprensa.

Bento XVI abriu caminho à beatificação ao declarar a “heroicidade das virtudes” do Papa italiano em dezembro de 2012 e está particularmente ligado ao futuro beato, que o criou cardeal em 1977, meses depois de o ter nomeado arcebispo de Munique, na Alemanha.

Em novembro de 2009, durante uma visita à cidade natal de Paulo VI, Bréscia, na Itália, Bento XVI reconheceu o “vínculo de afeto e devoção” que o ligava a este Papa desde os anos do Concílio Vaticano II (1962-1965).

Durante a homilia da Missa que Bento XVI presidiu nesta ocasião, sublinhou que “o encontro e o diálogo da Igreja com a humanidade deste nosso tempo, eram uma preocupação especial de todas as épocas da sua vida, desde os primeiros anos de sacerdócio até o pontificado”.

“Ele dedicou todas as suas energias ao serviço de uma Igreja, conforme o seu Senhor Jesus Cristo, de modo que, encontrando-a, o homem contemporâneo possa encontrar a Ele, Cristo, porque tem absoluta necessidade Dele. É este o anseio profundo do Concílio Vaticano II, ao qual corresponde a reflexão do Papa Paulo VI sobre a Igreja”, declarou.

O decreto para a beatificação do Papa Paulo VI foi aprovado pelo Papa Francisco no dia 10 de maio deste ano.

Beatificação

A cerimônia, penúltima etapa para a declaração da santidade, vai decorrer no fim da 3º Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a família.

A canonização, ato reservado à Santa Sé desde o século XIII, é a confirmação, por parte da Igreja Católica, de que um fiel católico é digno de culto público universal e de ser apresentado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.

Entre os nove Papas que a Igreja Católica teve no século XX há, neste momento, três santos: Pio X, João XXIII e João Paulo II; os dois últimos foram canonizados por Francisco no último dia 27 de abril.

Paulo VI passará a ser  o décimo Papa beato da Igreja, juntando-se aos beatos Victor III, Urbano II, Eugênio III, Gregório X, Inocêncio V, Bento XI, Urbano V, Inocêncio XI e Pio IX.