Catequese de Crisma encerra retiro com participação em Missa

Sessenta e cinco jovens que preparam-se para receber o sacramento da Crisma encerraram o retiro realizado neste final de semana e participaram da Santa Missa neste domingo, 28, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz, que marcou também a solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos.

A celebração foi presidida pelo Pároco e Reitor do Santuário, Pe Marcos Ortega, e contou, ainda, com a presença dos sete casais que participaram do Curso de Legitimação realizado também neste final de semana.

Pe Marcos, em sua homilia, destacou a celebração de São Pedro e São Paulo, duas colunas da Igreja Católica. São Pedro foi o primeiro Papa da história da Igreja. Jesus Cristo o escolheu e designou a ele instituir a nossa Igreja. E São Paulo levou o Evangelho, a palavra do Senhor aos pagãos, saindo das fronteiras de Jerusalém. Depois deles vieram outros Papas até chegar ao atual, o Papa Francisco, disseminando os ensinamentos de Deus, conduzindo o povo de Deus no caminho da salvação.

E para exemplificar o trabalho desses mensageiros de Deus, Pe Marcos lembrou o grande exemplo que o Monsenhor Santamaria foi para a comunidade veracruzense, onde trabalhou por 50 anos e ajudou a edificar o Reino de Deus entre a população. “Assim como Pedro, assim como Paulo, assim como o Monsenhor Santamaria, cada um de nós é responsável também pela implantação do Reino de Deus entre nós. Jesus Cristo veio e nos resgatou do pecado original e nos deixou essa missão de levar a sua mensagem, de levar a sua boa nova a todas as gerações até o dia que Ele irá voltar novamente. E para melhorar o ambiente em que vivemos, quanto mais o Reino de Deus estiver presente, melhor”, explicou.

Aos crismandos, Pe Marcos disse que o intuito é prepará-los para o sacramento do Crisma, que é a confirmação do Batismo. O sacerdote lembrou que pela manhã 12 crianças foram batizadas na fé dos pais delas. “Vocês também foram batizados na fé de seus pais. Agora são vocês, com liberdade, estão assumindo e vão receber a confirmação do Batismo porque hoje vocês têm uma idade que a Igreja entende que é a maturidade da fé. Então vocês já podem assumir diante de Deus, na pessoa do senhor Bispo, este compromisso de  levar a boa nova, ou seja, 65 novos evangelizadores, que estão sendo capacitados para fazer com que o Reino de Deus aconteça entre nós. Futuramente vocês serão novos catequistas, novos evangelizadores. E assim também com os casais que se prepararam para legitimar a sua união. O casal tem a graça de santificar um ao outro pela força do matrimônio e juntos santificarem a família. Dessa maneira nós vamos fazendo com que o Reino de Deus aconteça entre nós. Famílias consagradas ao Senhor. Jovens preparados para a Evangelização. O Reino de Deus acontece exatamente desta maneira. E a dinâmica, a alegria de fazer este Reino acontecer já existe no nosso coração, e o que nós temos que fazer é nos abrir para a graça de Deus, permitir que ela realmente impulsione a cada um de nós. O Espírito Santo já está dentro de cada um de nós e se dermos abertura para Ele, Ele fará a mesma obra que fez a São Pedro, São Paulo, ao Santamaria porque não somos nós, é o Espírito Santo de Deus quem nos impulsiona. O Senhor é grande e o seu espírito é quem nos capacita a fazer essa grande obra. E para isso nós precisamos nos voltar a Ele.  Buscá-lo no mais íntimo de nosso coração e Ele nos dará essa força para vivermos a grandeza de Deus”, concluiu.

 O tema do encontro dos crismandos, no Salão Paroquial, foi “O amor de Deus, sinal de esperança para a salvação de todos”.  O objetivo do Retiro foi promover um encontro com Jesus, e a partir desse encontro, assumir o compromisso da fé cristã, conhecendo as Pastorais, a importância da Igreja e da Família, com a participação de vivências, dinâmicas, momentos de espiritualidade, palestras, celebrações, louvores e adoração ao Santíssimo Sacramento.

A Crisma ou a Confirmação é um sacramento da Igreja Católica em que o fiel recebe através da ação do bispo uma unção com a Crisma (óleo). Trata-se de um rito em que o ministro impõe as mãos sobre os confirmandos, invocando o Espírito Santo, e os unge com óleo. Consiste na confirmação do Batismo pelo Espírito Santo, na qual o fiel crismando é enviado ao mundo para testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo em atos e palavras.

Os jovens estão divididos em duas etapas de preparação. Parte iniciou a preparação em 2014 e receberá o sacramento da Crisma em dezembro deste ano (integra a 2ª etapa de preparação). O restante, cuja preparação teve início em 2015 (integra a 1ª etapa) será crismado em dezembro de 2016.

 

“Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso”.

 

Pastoral da Comunicação – Pascom

Vera Cruz/SP

sscjesus.com.br 

Missas ao vivo:

Domingos, às 19h00 – Internet e Onda Mix FM – 105,9

(14) 3492 1674 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.