Dando Sequencia à Semana Santa, Santuário Inicia o Tríduo Pascal

Na sequência da programação especial da Semana Santa, a Paróquia do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz, inicia o Tríduo Pascal. Nesta quarta-feira, 01/04, aconteceu a celebração do encontro e o sermão das sete palavras.

A procissão do encontro é a representação do encontro de Jesus e Maria na Via Crucis, que ocorre na quarta-feira santa. Após a procissão foi realizado o sermão das sete palavras, que lembra as últimas palavras ditas por Jesus na cruz, no calvário, antes de sua morte, conforme segue:

“Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem”.  No auge do sofrimento, Cristo não perde a dimensão da fragilidade do ser humano e implora o perdão pra nossas culpas. Seu sangue derramado na cruz nos torna limpos para voltar à casa paterna.

“Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso”Sentindo dores, o homem crucificado ao lado de Jesus não o insultou como os demais. Ao contrário, pediu e recebeu o seu perdão incondicional e imediato. Cristo não lhe prometeu o paraíso para depois. Tampouco lhe falou de novas vidas ou de reencarnações. “Hoje mesmo” – afirmou Jesus! E quantos de nós desacreditamos nessa misericórdia divina, acreditando que somente nosso esforço, nesta e em outras vidas, nos tornará dignos de voltar ao Pai.

“Mulher, eis aí o teu filho. Filho eis aí a tua Mãe!”. Apesar de todas as nossas infidelidades, ele não nos deixou órfãos: deu a sua própria mãe como nossa mãe.

 

“Tenho Sede!. Jesus teve sede mas, ao invés de água, deram-lhe vinagre. Também para nós Jesus vive a dizer: “Tenho sede! Tenho sede de homens e mulheres, adultos e jovens, que caminhem comigo. Que não tenham medo de correr riscos, que não se apeguem a títulos, cargos e aos bens transitórios deste mundo. Que estejam dispostos a levar a boa nova a todas as criaturas. Tenho sede de justiça e de trabalho para todos, pois afinal meu Pai não criou o mundo só para alguns, mas indistintamente para todos.

“Eli, Eli, lema sabachtani? – Meus Deus, meus Deus, por que me abandonastes?”.  Teria Deus abandonando seu Filho na cruz? Certamente que não. Contudo, a natureza humana de Jesus sofria tanto que ele sentiu falta do carinho de seu e nosso Pai. Não é ele quem nos abandona: nós é que o abandonamos. E, de repente, queremos atribuir a ele todos os sofrimentos que nós mesmos criamos, para nós e para os outros.

“Tudo está consumado!”.  Jesus Cristo olha, do alto da cruz, o novo mundo que começa: a humanidade recebe, em letras de lágrimas, suor e sangue, e sua quitação por todas as dívidas assumidas. Tudo estará consumado quando conseguirmos expulsar deste mundo o egoísmo, a ambição, o desamor, a miséria e a falta de oportunidade para todos.

“Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito!”.  Chega ao final a agonia da cruz, Cristo entrega-se totalmente nas mãos do Pai.

 

QUINTA-FEIRA – 02/04

 Nesta quinta-feira, o Santuário realiza, às 20h30, a abertura do Tríduo Pascal, com Missa Solene da Ceia do Senhor, o gesto do Lava-pés, contemplando membros da comunidade. Na sequência, às 22h00, começa a programação de adoração ao senhor morto, que seguirá até a sexta-feira, 03/04, às 15h. A comunidade paroquiana se organizou e através das pastorais, movimentos e grupos, permanecerão em adoração de forma ininterrupta.

 SEXTA-FEIRA – 03/04

 15h: Ação Litúrgica e Adoração da Santa Cruz

19h30: Procissão do Senhor Morto

Dia de jejum, recolhimento, oração e abstinência para quem possui condições

normais de saúde.

A Solene Ação Litúrgica da Sexta-feira Santa possui três partes: a Liturgia da Palavra; a Adoração da Santa Cruz; e a Comunhão Eucarística.
– Liturgia da Palavra: inicia-se com uma oração. A Primeira Leitura é irada da Profecia de Isaías põe Cristo como o Servo de Javé que expia com o seu sacrifício os pecados de todos e dá a salvação a todos; a Segunda Leitura é tirada da Epístola aos Hebreus e faz ver que Cristo é o Sumo Sacerdote e o Mediador entre Deus e os homens graças ao Seu Santíssimo Sangue redentor; o Evangelho traz a narrativa da Paixão segundo São João. As orações solenes trazem o convite para orar por uma certa intenção; o silêncio de meditação; e uma oração de petição.

– Adoração da Santa Cruz: começa com a denudação da Santa Cruz, coberta com um véu vermelho. Os hinos ressaltam o Mistério Pascal e a sua unidade: a Morte e a Ressurreição.
– Depois da adoração da Santa Cruz, seguem-se a Comunhão Eucarística e a Oração para a comunidade.

 

SÁBADO – 04/04

20h – Vigília Pascal e Santa Missa da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A Vigília de Páscoa é a celebração mais importante do calendário litúrgico cristão, por ser a primeira celebração oficial da Ressurreição de Jesus.

DOMINGO – 05/04

9h: Procissão do Senhor Ressuscitado. Santa Missa da Ressurreição

19h: Missa de Páscoa.

No domingo, a igreja católica celebra o Domingo de Páscoa, que é a comemoração da vitória da vida sobre a morte. A palavra Páscoa vem do hebreu e significa “passagem”. Era vivamente comemorada pelos judeus do Antigo Testamento. A Páscoa que eles comemoram é a passagem do Mar Vermelho, que ocorreu muitos anos antes de Cristo, quando Moisés conduziu o povo hebreu para fora do Egito, onde era escravo. Chegando às margens do Mar Vermelho, os judeus, perseguidos pelos exércitos do Faraó, teriam que atravessá-lo às pressas. Guiado por Deus, Moisés levantou seu bastão e as ondas se abriram, formando duas paredes de água, que ladeavam um corredor enxuto, por onde o povo passou.

Pastoral da Comunicação – Pascom

Vera Cruz/SP

sscjesus.com.br

Missas ao vivo:

Domingos, às 19h00 – Internet e Onda Mix FM – 105,9

(14) 3492 1674

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.