Diocese promove encontro com secretários

Nos dias 16 e 23 de julho de 2014 a Diocese de Marília promoveu Encontros com Secretárias(os). Foi um encontro de formação contemplando a Contabilidade e Departamento de Pessoal.

No dia 16 de julho o encontro ocorreu no ITRA (Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos), em Marília, das 8h30 às 17h.

No dia 23 de julho o encontro se deu na Casa Pastoral Diocesana Dom Osvaldo Giuntini, em Adamantina, das 8h30 às 16h.

Para esses encontros foram convidados(as) os(as) secretárias(os), os(as) coordenadores(as) dos CAEP´S e os Párocos, e todas as pároquias enviaram representantes.

Dom Luiz Antônio fez a abertura dos eventos e a apresentação do novo Manual de Procedimentos Contábeis, salientando que o “Pároco ou Administrador Paroquial e seus auxiliares Leigos/Leigas (secretários), no exercício da função administrativa dos bens temporais da Igreja, devem pautar sua conduta por três princípios éticos fundamentais: a honestidade, a transparência e o respeito”.

O Contex, na pessoa do Sr. Mário Matarucco, apresentou o Plano de Contas da Diocese de Marília, as alterações ocorridas no novo Manual e apontando as divergências que ocorrem nos lançamentos contábeis. Esclareceu sobre procedimentos do Departamento de Pessoal e orientou sobre prazos e a correta informação dos assuntos correlatos.

Em segundo momento tivemos a participação do Engº Rangel Pietraroia Filho que apresentou o Projeto do Departamento de Patrimônio que a Diocese está implantando.

Com esses encontros a Diocese de Marília se prepara para adequar-se ao SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) previsto para este ano e ao e-Social, para 2015.

O encontro, além da formação técnica, deu a possibilidade de aproximar as pessoas que trabalham na mesma área, de se comunicarem pessoalmente, relembrar fatos, trazer o abraço fraterno.

Jair José Chaves
Ecônomo Diocesano