Diocese Realiza o 31º Encontro Diocesano de Assessores e Agentes de Pastoral

Foi realizado no dia 16 de fevereiro, na cidade de Tupã, no centro de Convivência Monsenhor Afonso Hafner, o 31º Encontro de Agentes de Pastoral da Diocese de Marilia. O evento contou com a participação representantes de paroquianos das diversas cidades da Diocese de Marília, bem como representantes de movimentos , consagrados(as), Padres, Religiosos(as). O encontro teve inicio as 8h30 com a celebração Eucarística Presidida Pelo Vigário Geral da Diocese de Marília,  Conego João Carlos Batista.

Após a Santa Missa, Padre Edmilson, Pároco da Paroquia Sagrado Coração de Jesus de Marilia fez a exposição do Primeiro Plano diocesano de Pastoral  (PDP), expondo  a fundamentação histórica, teológica e pastoral  do plano: “A fundamentação Histórica aborda o planejamento Pastoral no Brasil e a caminhada da Diocese de Marilia. A fundamentação teológico-pastoral divide-se em duas partes: a eclesiologia de comunhão do Concilio Vaticano II e a distinção pratica entre planejamento, plano programa e projeto”. O sacerdote destacou também os cinco programas do plano, dando ênfase nas Cinco Urgências Pastorais: .

1. Igreja em estado Permanente de Missão;

2. Igreja Casa de iniciação à vida cristã,

3. Igreja lugar de animação bíblica da vida e da pastoral;

4. Igreja comunidade de comunidades;

5.Igreja a serviço da vida pela para todos.

Padre Edimilson enfatizou que as cinco Urgências traz uma nova luz aos trabalhos de evangelização e que, todos, sem exceção, devem procurar conhecer, estudar e tornar conhecido o Plano Dicoesano. Salientou também que as Paroquias, Pastorais,  Grupos, Movimentos e Associações  devem,  através do Plano, estabelecer prioridades , buscar ajudas,  partilhar experiências e estar atentos às orientações diocesana.

Ao terminar a exposição do Plano Diocesano de Pastoral , foi realizado um estudo em grupo com perguntas para reflexão da realidade das paroquias em âmbito Diocesano, abordando reflexões como: Nossas Paroquias tem estudo Bíblico mensal, semanal? Nossas Paroquias participam de leitura Orante da Bíblia? Há comunidade Rural? Como é a participação dos fiéis na comunidade? Quais paróquias tem grupos de leigos ou de Fé e Politica organizados? Nossas Paroquias tem lideranças capacitadas para as Pastoris Sociais? Há em nossas Paroquias profissionais ( Advogados, psicólogos e outros ), que desenvolvem trabalhos voluntario? Quais Paróquias aplicam ao menos 10% do Dizimo na Dimensão Social? Perguntas como estas foram estudas em grupos e os dados coletados foram expostos em plenário após o almoço. O relatório final será divulgado após o encontro dos padres, que acontecerá na próxima terça feira dia 18/02/2014.

O encontro também abordou o tema “Iniciação a Vida Cristã”, que foi desenvolvido pela Sra Dalva, assessora diocesana da catequese, e pelo Padre Anderson Messina, da Paroquia de Santa Antonieta de Marilia. Disse o sacerdote: “ Devemos acolher a todos que procurarem e auxilia-los no sacramento na participação , no encontro com Jesus Cristo e inicia-los na caminhada. A Igreja deve ser a casa de Iniciação a vida Cristã e, sendo assim, a catequese deve levar as pessoas a um contato vivo e pessoal com Jesus Cristo e faze-los mergulhar nas riquezas do Evangelho, de maneira que vivam d forma verdadeira e eficaz a vida da comunidade, expressando, nos sacramentos, a vida santificada.

Foi apresentado também o material que toda a Diocese de Marilia esta adotando  para a catequese ( Batismo, Eucaristia e Crisma).

Após as orientações referentes a catequese  foram feitos os avisos a celebração de envio e a benção final pelo Cônego Joao Carlos.

Pascom