Dom Luiz Antônio abre a porta Santa da Misericórdia em Missa Solene no Santuário

dezembro 21, 2015 No Comments

Com a mensagem principal de sermos todos miseriocordiosos como o Pai, uma cerimônia especial marcou neste domingo, 13/12, a abertura da Porta da Misericórdia no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz.

A celebração contou com a presença do Bispo Diocesano de Marília, Dom Luiz Antônio Cipolini, Pe Marcos Ortega, reitor e pároco do Santuário, além de padres de várias paróquias que compõem a Região I da Diocese, seminaristas, religiosas e centenas de fieis das paróquias de Vera Cruz, São Pedro (Garça), Nossa Senhora de Lourdes (Garça), Santa Cecília (Àlvaro de Carvalho), Nossa Senhora do Rosário (Pompeia), Nossa Senhora Aparecida ( de Paulópolis, Quintana e Oriente). Reliogiosas de vérias paróquias também estiveram presentes.

A Porta Santa, na Basílica de São Pedro, em Roma/Itália foi aberta no dia 08, na Solenidade da Imaculada Conceição, quando teve início o “Jubileu Extraordinário” convocado pelo Papa Francisco, centrado na “misericórdia de Deus”, por isso a denominação de “Ano da Misericórdia”.  O Ano Santo Jubilar da Misericórdia erá encerrado no dia 20 de novembro de 2016, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

No âmbito da Diocese de Marília, o Santuário de Vera Cruz foi escolhido como uma das sedes da região I, para abertura da Porta da Misericórdia, como ficaram definidas as paróquias sedes do mundo todo.

E a celebração na noite do domingo, 13, presidida por Dom Luiz e concelebrada por Pe Marcos Ortega e os demais padres presentes, marcou a abertura da Porta da Misericórdia no Santuário de Vera Cruz.  A cerimônia teve início com um rito de preparação no lado externo do Santuário. Após a abertura, Dom Luiz e Pe Marcos acolheram as centenas de pessoas presentes apergindo água benta sobre suas cebeças.

Durante a celebração, em sua Homilia, Dom Luiz acolheu todas as paróquias presentes, explicou o significado do Ano da Misericórdia, sua convocação pelo Papa Francisco, a simbologia das Portas da Misericórdia por todas as Dioceses do mundo, lembrou a cerimônia realizada no mesmo dia pela manhã, em Marília, e buscou as mensagens das leituras do 3º Domingo do Advento, que convidavam os fieis à alegria, ressaltando ser alegre a mensagem cristã porque a autêntica religiosidade também é alegre, que a verdadeira alegria vem do Senhor e que a fé contribui para o sentido da alegria.

“Por isso, o nacimento de Jesus é anunciado com grande alegria para todo o povo. Por que nele se cumprem as promessas de Deus. A conversão de um pecador constitui alegria que ultrapassa os limites da terra”, disse o Bispo, lembrando que a alegria que trata o Evangelho é fruto do Espírito Santo. Dom Luiz destacou que o Papa Francisco nos exorta a redescubrir a misericórdia e citou as 14 obras de misericórdia, sendo 7 espirituais e 7 corporais:

Obras de misericórdia corporais:

1-Dar de comer a quem tem fome
2-Dar de beber a quem tem sede
3-Vestir os nus
4-Visitar os doentes
5-Visitar os presos
6-Acolher os peregrinos
7-Enterrar os mortos.

Obras de misericórdia espirituais:

1-Dar bom conselho
2-Corrigir os que erram
3-Ensinar os ignorantes
4-Suportar com paciência as fraquezas do próximo
5-Consolar os aflitos
6-Perdoar os que nos ofenderam
7-Rezar pelos vivos e pelos mortos.

O Bispo também citou que outra grande fonte de alegria é a oração. Por fim, Dom Luiz desejou no início do Ano Santo da Misericórdia, que em cada paróquia, cada comunidade, o Jubilei seja vivido como fonte de graça, como ano de conversão. “Que neste ano da Misericórdia animemos uns aos outros a caminhar na fé. Procuremos viver o nosso Plano de Pastoral. A todos desejo um Santo e Abençoado Ano da Misericórdia”, concluindo, assim, a Homilia.

Ao longo do Ano Santo, o Santuário receberá romarias de todas as paróquias da Região I, para celebrações especiais de abertura da Porta da Misericórdia. A comunidade do Santuário Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz também participará de cerimônias em outras paróquias.

A agenda inicial de romarias prevê a seguinte programação:

- 08/12/15 – Abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em Roma/Itália

- 13/12/15, 19h – Abertura da Porta da Misericórdia no Santuário de Vera Cruz

- 13/03/16 – Santuário de Vera Cruz recebe a paróquia da Catedral de São Bento de Marília

- 31/07/16 – Paróquia de Vera Cruz vai à Catedral

- 07/08/16 – Santuário de Vera Cruz recebe as paróquias de Garça e Álvaro de Carvalho

- 21/08/16 – Santuário recebe as paróquias NS Fátima do Jóquei, Santa Rita e NS do Guadalupe

28/08/16 – Santuário recebe as paróquias Sta Izabel, Maria Mãe, NS Fátima Fragata, Pró Paróquia

04/09/16 – Santuário recebe as paróquias Sto Antônio, São Miguel e NS da Glória

18/09/16 – Jubileu do Apostolado da Oração com Romaria Interdiocesana do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus

16/10/16 – Jubileu da Juventude da Região 1

Sem nome