Dom Luiz Antônio abre a porta Santa da Misericórdia em Missa Solene no Santuário

dezembro 21, 2015 No Comments

Com a mensagem principal de sermos todos miseriocordiosos como o Pai, uma cerimônia especial marcou neste domingo, 13/12, a abertura da Porta da Misericórdia no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz.

A celebração contou com a presença do Bispo Diocesano de Marília, Dom Luiz Antônio Cipolini, Pe Marcos Ortega, reitor e pároco do Santuário, além de padres de várias paróquias que compõem a Região I da Diocese, seminaristas, religiosas e centenas de fieis das paróquias de Vera Cruz, São Pedro (Garça), Nossa Senhora de Lourdes (Garça), Santa Cecília (Àlvaro de Carvalho), Nossa Senhora do Rosário (Pompeia), Nossa Senhora Aparecida ( de Paulópolis, Quintana e Oriente). Reliogiosas de vérias paróquias também estiveram presentes.

A Porta Santa, na Basílica de São Pedro, em Roma/Itália foi aberta no dia 08, na Solenidade da Imaculada Conceição, quando teve início o “Jubileu Extraordinário” convocado pelo Papa Francisco, centrado na “misericórdia de Deus”, por isso a denominação de “Ano da Misericórdia”.  O Ano Santo Jubilar da Misericórdia erá encerrado no dia 20 de novembro de 2016, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

No âmbito da Diocese de Marília, o Santuário de Vera Cruz foi escolhido como uma das sedes da região I, para abertura da Porta da Misericórdia, como ficaram definidas as paróquias sedes do mundo todo.

E a celebração na noite do domingo, 13, presidida por Dom Luiz e concelebrada por Pe Marcos Ortega e os demais padres presentes, marcou a abertura da Porta da Misericórdia no Santuário de Vera Cruz.  A cerimônia teve início com um rito de preparação no lado externo do Santuário. Após a abertura, Dom Luiz e Pe Marcos acolheram as centenas de pessoas presentes apergindo água benta sobre suas cebeças.

Durante a celebração, em sua Homilia, Dom Luiz acolheu todas as paróquias presentes, explicou o significado do Ano da Misericórdia, sua convocação pelo Papa Francisco, a simbologia das Portas da Misericórdia por todas as Dioceses do mundo, lembrou a cerimônia realizada no mesmo dia pela manhã, em Marília, e buscou as mensagens das leituras do 3º Domingo do Advento, que convidavam os fieis à alegria, ressaltando ser alegre a mensagem cristã porque a autêntica religiosidade também é alegre, que a verdadeira alegria vem do Senhor e que a fé contribui para o sentido da alegria.

“Por isso, o nacimento de Jesus é anunciado com grande alegria para todo o povo. Por que nele se cumprem as promessas de Deus. A conversão de um pecador constitui alegria que ultrapassa os limites da terra”, disse o Bispo, lembrando que a alegria que trata o Evangelho é fruto do Espírito Santo. Dom Luiz destacou que o Papa Francisco nos exorta a redescubrir a misericórdia e citou as 14 obras de misericórdia, sendo 7 espirituais e 7 corporais:

Obras de misericórdia corporais:

1-Dar de comer a quem tem fome
2-Dar de beber a quem tem sede
3-Vestir os nus
4-Visitar os doentes
5-Visitar os presos
6-Acolher os peregrinos
7-Enterrar os mortos.

Obras de misericórdia espirituais:

1-Dar bom conselho
2-Corrigir os que erram
3-Ensinar os ignorantes
4-Suportar com paciência as fraquezas do próximo
5-Consolar os aflitos
6-Perdoar os que nos ofenderam
7-Rezar pelos vivos e pelos mortos.

O Bispo também citou que outra grande fonte de alegria é a oração. Por fim, Dom Luiz desejou no início do Ano Santo da Misericórdia, que em cada paróquia, cada comunidade, o Jubilei seja vivido como fonte de graça, como ano de conversão. “Que neste ano da Misericórdia animemos uns aos outros a caminhar na fé. Procuremos viver o nosso Plano de Pastoral. A todos desejo um Santo e Abençoado Ano da Misericórdia”, concluindo, assim, a Homilia.

Ao longo do Ano Santo, o Santuário receberá romarias de todas as paróquias da Região I, para celebrações especiais de abertura da Porta da Misericórdia. A comunidade do Santuário Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz também participará de cerimônias em outras paróquias.

A agenda inicial de romarias prevê a seguinte programação:

- 08/12/15 – Abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em Roma/Itália

- 13/12/15, 19h – Abertura da Porta da Misericórdia no Santuário de Vera Cruz

- 13/03/16 – Santuário de Vera Cruz recebe a paróquia da Catedral de São Bento de Marília

- 31/07/16 – Paróquia de Vera Cruz vai à Catedral

- 07/08/16 – Santuário de Vera Cruz recebe as paróquias de Garça e Álvaro de Carvalho

- 21/08/16 – Santuário recebe as paróquias NS Fátima do Jóquei, Santa Rita e NS do Guadalupe

28/08/16 – Santuário recebe as paróquias Sta Izabel, Maria Mãe, NS Fátima Fragata, Pró Paróquia

04/09/16 – Santuário recebe as paróquias Sto Antônio, São Miguel e NS da Glória

18/09/16 – Jubileu do Apostolado da Oração com Romaria Interdiocesana do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus

16/10/16 – Jubileu da Juventude da Região 1

 

Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome

“Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso”.

Pastoral da Comunicação – Pascom

Vera Cruz/SP

sscjesus.paroquia.net.br 

Missas ao vivo:

Domingos, às 19h00 – Internet e Onda Mix FM – 105,9

(14) 3492 1674 

 

 

Notícias

Comente!