Dom Luiz Antônio fará abertura da porta santa do Ano da Misericórdia no Santuário

dezembro 3, 2015 No Comments

No âmbito da Diocese de Marília, o Santuário de Vera Cruz foi escolhido como uma das sedes da região I, para abertura da Porta da Misericórdia, como ficaram definidas as paróquias sedes do mundo todo. A região I engloba as paróquias de Álvaro de Carvalho, Avencas, Garças, 18 paróquias de Marília, Oriente, Paulópolis, Pompéia e Quintana, além de Vera Cruz.

A primeira celebração no Santuário de Vera Cruz será no dia 13 de dezembro, às 19h, com a presença do Bispo Diocesano, Dom Luiz Antônio Cipolini, e de representantes de todas as paróquias da Região I.

Nessa data, a comunidade participará de um rito de preparação em frente à Igreja, que antecederá a bênção da porta do Santuário, presidida por Dom Luiz, e a cerimônia de abertura da Porta daMisericórdia a todos os fiéis presentes, que culminará com a celebração da Santa Missa.

Ao longo do ano, o Santuário receberá romarias de todas as paróquias da Região I, para celebrações especiais de abertura da Porta da Misericórdia. A comunidade do Santuário Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz também participará de cerimônias em outras paróquias.

Também ao longo de todo o Ano da Misericórdia, nas reuniões pastorais será feito o estudo do Ano Santo.

Pe Marcos Ortega, pároco e reitor do Santuário, lembra que conforme explica o Papa Francisco, a humanidade está vivendo uma mudança de época e nesse momento da história, a Igreja é chamada a oferecer com mais vigor os sinais da “Presença de Deus”.

“Como descreve o Papa Francisco, Jesus Cristo é o rosto da Misericórdia do Pai. E neste ano somos convidados a rezar mais e sermos também misericordiosos como o Pai é misericordioso!”, destaca Pe Marcos.

“A abertura da Porta Santa é um caminho se abre de maneira extraordinária para a salvação, com indulgência plenária”, reitera o sacerdote que convida toda a comunidade a participar.

A agenda inicial prevê a seguinte programação:

- 08/12/15 – Abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em Roma/Itália

- 13/12/15, 19h – Abertura da Porta da Misericórdia no Santuário de Vera Cruz

- 13/03/16 – Santuário de Vera Cruz recebe a paróquia da Catedral de São Bento de Marília

- 31/07/16 – Paróquia de Vera Cruz vai à Catedral

- 07/08/16 – Santuário de Vera Cruz recebe as paróquias de Garça e Álvaro de Carvalho

- 21/08/16 – Santuário recebe as paróquias NS Fátima do Jóquei, Santa Rita e NS do Guadalupe

28/08/16 – Santuário recebe as paróquias Sta Izabel, Maria Mãe, NS Fátima Fragata, Pró Paróquia

04/09/16 – Santuário recebe as paróquias Sto Antônio, São Miguel e NS da Glória

18/09/16 – Jubileu do Apostolado da Oração com Romaria Interdiocesana do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus

16/10/16 – Jubileu da Juventude da Região 1

Domingos, às 19h00 – Internet e Onda Mix FM – 105,9

*** Com informações da Rádio Vaticano e site oficial da CNBB.