Festa do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus movimenta a Paróquia

junho 5, 2016 No Comments

A programação festiva para celebrar o Sagrado Coração de Jesus, padroeiro do Santuário e do município de Vera Cruz, foi aberta na sexta-feira, 03/06, com Missa presidida pelo pároco e reitor do Santuário, Pe Marcos Ortega. Após a Missa teve início a Quermesse do Padroeiro, que se estendeu na noite do sábado, 04, e manhã de domingo, 05, sendo encerrada com almoço.

A Quermesse do Padroeiro contou com participação maciça da comunidade que marcou presença na praça de alimentação com diversas barracas de comidas e bebidas típicas, e muita animação com shows e quadrilhas.

As chuvas na manhã deste domingo alteraram parte da programação e atividades como o passeio ciclístico, espaço da beleza, apresentações e a exposição de carros antigos tiveram que ser adiadas. O passeio será no próximo domingo, 12, às 9h. As bicicletas mais criativas concorrerão a um tablet.

Outras atividades foram mantidas como recreação, aferição de pressão, glicemia, e orientações sobre o Aedes aegypti. Uma deliciosa macarronada com porpeta encerrou a programação.

Pe Marcos agradece a todos que prestigiaram o evento, em especial aos organizadores e colaboradores da Paróquia. “Há algum tempo a comunidade vinha pedindo a realização da Quermesse do Padroeiro e apesar do tempo chuvoso, fomos abençoados com uma festa muito bonita. Ficamos muito felizes”, disse.

SAGRADO CORAÇÃO

Celebrar o Sagrado Coração de Jesus é destacar as 12 promessas e o pedido feito a Santa Margarida, de divulgá-las, missão muito importante para os devotos do Sagrado Coração e para o Apostolado da Oração.

Para chegar à celebração do Sagrado Coração de Jesus, a comunidade participou de 25/05 a 02/06, da novena preparatória, com a abordagem de um tema a cada dia.

A convite do Pe Marcos Ortega, as Missas contaram com a participação de padres visitantes como o Monsenhor Nivaldo Resstel, Dom Estevão, Pe Adriano Alves, Pe André, Dom Osvaldo, Pe Anderson, Pe Luiz Eduardo, Pe Diego e Pe Júlio.

A Origem da Devoção e Promessas

A origem desta devoção deve-se a Santa Margarida Maria Alacoque, uma religiosa de uma Congregação conhecida como Ordem da Visitação. O Sagrado Coração de Jesus apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque, jovem religiosa da Ordem da Visitação, para transmitir sua mensagem de misericórdia e confiança, expressa no coração humano e divino do Verbo Encarnado. Foram três as aparições de Jesus: A primeira deu-se a 27 de dezembro de 1673, a segunda em 1674 e, a terceira, em 1675.

Nas aparições, Cristo revelou seu Coração e nos deixou 12 promessas para quem venerar com fé seu Sagrado Coração. A devoção ao Sagrado Coração tem sua origem na própria Sagrada Escritura. O coração é um dos modos para falar do infinito amor de Deus. Este amor chega a seu ponto alto com a vinda de Jesus. A devoção ao Sagrado Coração aparece em dois acontecimentos fortes do evangelho: o gesto de São João, discípulo amado, encostando a sua cabeça em Jesus durante a última ceia (cf. Jo 13,23); e na cruz, onde o soldado abriu o lado de Jesus com uma lança (cf. Jo 19,34). Em um temos o consolo pela dor da véspera de sua morte, e no outro, o sofrimento causado pelos pecados da humanidade.

Em 1675, durante as aparições Jesus faz um apelo a Santa Margarida Maria Alacoque e revela 12 promessas:

“Eis este coração que tanto tem amado os homens. Não recebo da maior parte senão ingratidões, desprezos, ultrajes, sacrilégios, indiferenças. Eis que te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento (Corpo de Deus) seja dedicada a uma festa especial para honrar o Meu coração, comungando neste dia e dando-lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo, para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares. E prometo-te que o Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de Seu divino Amor sobre os que tributem esta divina honra e que procurem que ela lhe seja prestada.”

As 12 Promessas do Sagrado Coração de Jesus

1ª Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração”.

2ª Promessa: “Eu darei aos devotos de meu Coração todas as graças necessárias a seu estado.”

3ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”.

4ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”.

5ª Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”.

6ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”.
7ª Promessa: “Os pecadores encontrarão em meu Coração fonte inesgotável de misericórdias”.

8ª Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”.

9ª Promessa: “As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição”.

10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”.

11ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no meu Coração”.

12ª Promessa: “A todos os que comunguem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

2016 – Ano da Misericórdia