Homilia de Dom Osvaldo para Formandos da Fajopa

Confira, a seguir, homilia feita por Dom Osvaldo Giuntini na formatura dos bacharéis em teologia e licenciados em filosofia da Fajopa (Faculdade João Paulo II), realizada em 15 de dezembro.

“Iniciando esta celebração em missa de formatura, fomos convidados a agradecer a Deus por nos ter chamado à luz da verdade. Celebramos, ao mesmo tempo, a superação das trevas da ignorância e a esperança num futuro feliz e num mundo melhor, pois somos acompanhados pela razão. E o fazemos à luz da Palavra de Deus e da Eucaristia, para que sustentem a caminhada em busca da verdade, da justiça e do amor.
A Sagrada Escritura, base sólida do exímio teólogo, relata que o jovem rei Salomão, ao ser empossado, no governo de seu país, pediu a sabedoria de Deus, que sabe tudo e compreende, para guiar os trabalhos governativos e para protegê-lo. Assim, as próprias ações se tornariam agradáveis, pois a sabedoria divina ensina os homens a perceber o que é bom e agradável e a guiá-los sabiamente durante todas as suas vidas.
O jovem Salomão foi sábio ao pedir a Deus a sabedoria. O Livro dos Provérbios nos ensina: ‘Quando a sabedoria entrar no teu coração e a ciência deleitar a tua alma, a reflexão velará sobre ti e o discernimento te guardará, preservando-te da sequela dos maus e dos homens que falam perversidades’, ou seja, das ‘vias tenebrosas’, da ‘prática do mal’, das ‘perversões do vício’ e dos ‘caminhos tortuosos’.
O exímio filósofo tem, por sua vez, os olhos à frente de seu tempo, mas os pés seguros na história. Contudo, tanto a fé como a razão devem ter o seu princípio na sabedoria. Pois, a sabedoria dá ao homem o mais sincero desejo de conhecer. Por sua vez, a ânsia de conhecer deve ser para nós que cremos, o amor.
Pois, o amor é a observância das leis da própria sabedoria, a atenção às leis é garantia da incorrupção. A incorrupção nos aproxima de Deus; logo, o desejo da sabedoria eleva ao reino. A sabedoria, bem como o conhecimento, é um tesouro inexaurível e estreita a amizade com Deus, recomendando-se pelos seus dons disciplinares.
Meus caros, bacharelandos em Teologia e Licenciandos em Filosofia, vocês estão preparados para serem interrogados a darem as respostas procuradas? A conquista do Bacharelado e da Licenciatura não é o fim de uma caminhada. Porque os bons buscam se formar até o acaso de sua vida. Procurem todos os dias seguir o exemplo de Salomão, primeiro pedindo o dom da sabedoria. Esta não se confunde com a ciência acadêmica. É mais do que ela e acima dela, mas necessária para serem homens honestos, competentes e eficientes. Sobretudo: orai pedindo a Deus as luzes para que saibas ver bem o que têm de fazer e bem feito, quem sabe até deixando as pessoas extasiadas e encantadas pelo saber!
Jovens formandos, permitam-me fazer uma paródia com as palavras do Beato João Paulo II para o momento que agora estão vivendo: ‘Levantem-se, escutem, ponham-se a caminho (…), chegou a hora de agir’.
Ouso apresentar-lhes o lema que deveria guiar suas vidas: ‘Crescei em sabedoria e graça diante de Deus e dos homens’. Para que este lema se torne realidade em suas vidas, procurem sempre aperfeiçoar-se, estudando, pesquisando, somando novas experiências, etc… Sejam pessoas de oração, porquanto a oração os manterá unidos, unidos com Deus, autor de todos os bens e de todas as graças”.