Informativo do Santuário completa 3 anos

Neste mês, o informativo do Santuário Sagrado Cotração de Jesus completa três anos de circulação. O “Comunicando”, foi implantado em outubro de 2011 com a missão de informar e evangelizar. E não foi por acaso o mês escolhido para o lançamento: outubro, mês missionário.

A ideia e o nome do informativo foi do reitor do Santuário, na época, Monsenhor Nivaldo Resstel. A produção fica a cargo da Pastoral da Comunicação e o informativo circula com apoio do comércio local, que se cotiza, garantindo assim a impressão.

O “Comunicando” reproduz dados disponibilizados aos paroquianos também no site do Santuário, mas de forma escrita. São informações da comunidade paroquial, inseridas no contexto da Diocese, CNBB e do próprio Santuário. O informativo também tem como objetivo levar a evangelização e a catequese a todos os leitores, promovendo mensagens de amor, caridade e paz.

Na primeira edição, Monsenhor Nivaldo destacou não ver como “mera coincidência o surgimento do informativo no mês missionário” e acrescentou: “Nossa Igreja é essencialmente missionária, pois nela ‘todos somos responsáveis pela evangelização, em cada ambiente’ DAp 171.

Monsenhor destacou, ainda, que a proposta é que haja uma interação em nosso modo de ser verdadeira comunidade, na vivência da fé, na experiência da oração e na prática da caridade.

O “Comunicando” é aberto à participação da comunidade para opinar, apresentar sugestões, sugerir matérias. E tem como objetivo, além de informar, focar na mensagem evangelizadora de Cristo para o mundo, que no mês das missões, reveste-se de um caráter muito especial: “Portanto, ide e fazei que todos os povos se tornem meus discípulos …” Mt 28,19. “Tudo começa com pequenos gestos, como por exemplo: ler e divulgar tudo o que acontece na comunidade”, destacou Monsenhor Nivaldo.

DOM OSVALDO

O Bispo Diocesano de Marília em 2011, Dom Osvaldo Giuntini, hoje Bispo Emérito, em sua mensagem para a primeira edição do “Comunicando” ressaltou a importância da existência de um veículo para motivar a população à leitura, ao interesse pela internet, ressaltando que não há a necessidade de ser um jornal grande, cheio de páginas, que seja simples, mas que circule a vida da comunidade, e que com o trabalho, os jovens acrescentarão criatividade, sabendo ouvir as pessoas. “Isso que faz do jornal um meio de comunicação: quando ele sabe ouvir e também levar respostas. Vocês estão dispostos também a engrossar esse movimento. Eu acho que vai valer muito. Temos que saber dialogar através desse jornal. Eu acho muito válida essa iniciativa que vocês estão tendo”, disse Dom Osvaldo na primeira edição do “Comunicando”.

Nesses quase quatro anos, várias edições foram publicadas, e a paróquia, através da Pascom, intensificou a comunicação junto à comunidade: no ano de 2011 a pastoral implantou o site, o jornal, edições de vídeo e o Facebook. Em 2013, as transmissões ao vivo. Neste ano foi criado o Instagram, e se intensificou o trabalho de divulgação das ações da paróquia na mídia impressa, radiofônica, televisiva e social (internet).

PADRE MARCOS

Para o atual pároco e reitor do Santuário, Pe Marcos Ortega, a “Pascom vem realizando um excelente trabalho. São jovens que dedicam o seu tempo a um trabalho especial de evangelização, com muito carinho e dedicação. Dentro de nossas possibilidades temos apoiado a equipe em tudo que é possível, para que esse trabalho se torne cada dia melhor. E a Pascom tem se esforçado muito para inserir nossa paróquia no mundo da globalização, mas sem esquecer sua própria história, nascida do esforço do Monsenhor Nivaldo. Fico muito feliz em poder contribuir nesse contexto, que se escreve no caminho ensinado por Cristo”, conclui.

Na edição deste mês de outubro, o Comunicando destaca a padroeira do Brasil bem como mensagens de evangelização e caridade. Padre Marcos e a Pascom agradecem pelo apoio de todos os patrocinadores que acreditam neste projeto de evangelização.

Confira a versão digital do Comunicando, clicando aqui!

Missa ao vivo pela Internet todo domingo às 19h