Informativo do Santuário completa quatro anos em Outubro

outubro 5, 2015 No Comments

Neste mês, o informativo do Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz, completa quatro anos de circulação. O “Comunicando” foi implantado em outubro de 2011 com a missão de informar e evangelizar. E não foi por acaso o mês escolhido para o lançamento: outubro, mês missionário.
A ideia do informativo foi do pároco e reitor do Santuário, na época, Monsenhor Nivaldo Resstel. A produção fica a cargo da Pastoral da Comunicação e o informativo circula com apoio do comércio local, que se cotiza, garantindo assim a impressão.
O “Comunicando” reproduz dados disponibilizados aos paroquianos também no site do Santuário, mas de forma escrita. São informações da comunidade paroquial, inseridas no contexto da Diocese, CNBB e do próprio Santuário. O informativo também tem como objetivo levar a evangelização e a catequese a todos os leitores, promovendo mensagens de amor, caridade e paz.
Na primeira edição, Monsenhor Nivaldo destacou não ver como mera coincidência o surgimento do informativo no mês missionário. “Nossa Igreja é essencialmente missionária, pois nela ‘todos somos responsáveis pela evangelização, em cada ambiente’ DAp 171.
Monsenhor destacou, ainda, que a proposta é que haja uma interação em nosso modo de ser verdadeira comunidade, na vivência da fé, na experiência da oração e na prática da caridade.
O “Comunicando” é aberto à participação da comunidade para opinar, apresentar sugestões, sugerir matérias. E tem como objetivo, além de informar, focar a mensagem de Jesus Missionário para seus discípulos e Missionários, que no mês das missões, reveste-se de um caráter muito especial: “Portanto, ide e fazei que todos os povos se tornem meus discípulos …” Mt 28,19. “Tudo começa com pequenos gestos, como por exemplo: ler e divulgar tudo o que acontece na comunidade”, destacou Monsenhor Nivaldo.
O Bispo Diocesano de Marília em 2011, Dom Osvaldo Giuntini, hoje Bispo Emérito, em sua mensagem para a primeira edição do “Comunicando” ressaltou a importância da existência de um veículo para motivar a população à leitura, ao interesse pela internet, ressaltando que não há a necessidade de ser um jornal grande, cheio de páginas, que seja simples, mas que circule a vida da comunidade, e que com o trabalho, os jovens acrescentarão criatividade, sabendo ouvir as pessoas. “Isso que faz do jornal um meio de comunicação: quando ele sabe ouvir e também levar respostas. Portanto, eu acho que a paróquia de Vera Cruz, que é uma das paróquias mais antigas da diocese, teria que entrar nesse meio também. Não é fácil, mas é uma coisa muito importante, muito bonita, só que temos que ter pessoas capacitadas e atualizadas para usar desse meio. O Santuário tem monsenhor Nivaldo, que é um ótimo comunicador, escreve muito bem, fala muito bem. Vocês estão dispostos também a engrossar esse movimento. Eu acho que vai valer muito. A própria diocese sempre teve o jornal e tem agora o site próprio. Porque vamos receber só coisas do passado e de fora? Temos coisas atuais e temos que saber dialogar através desse jornal. Eu acho muito válida essa iniciativa que vocês estão tendo”, disse Dom Osvaldo na primeira edição do “Comunicando”.
Nesse período, várias edições foram publicadas, e a paróquia, através da Pascom, vem adotando novos mecanismos e intensificando a comunicação junto à comunidade: além de implantar o site e o jornal, criou o Facebook, e o Instagram, reestruturou o site, passou a transmitir missas ao vivo todos os domingos, pela internet e pela emissora de rádio local e intensificou o trabalho de divulgação das ações da paróquia na mídia impressa, radiofônica, televisiva e social (internet).
Para o atual pároco e reitor do Santuário, Pe Marcos Ortega, a “Pascom vem realizando um excelente trabalho. São jovens que dedicam o seu tempo a um trabalho especial de evangelização, com muito carinho e dedicação. Dentro de nossas possibilidades temos apoiado a equipe em tudo que é possível, para que esse trabalho se torne cada dia melhor. E a Pascom tem se esforçado muito para inserir nossa paróquia no mundo da globalização, mas sem esquecer sua própria história, nascida do esforço do Monsenhor Nivaldo. Fico muito feliz em poder contribuir nesse contexto, que se escreve no caminho ensinado por Cristo”, conclui.
Padre Marcos e a Pascom agradecem o apoio de todos os patrocinadores que acreditam neste projeto de evangelização.

Domingos, às 19h00 – Internet e Onda Mix FM – 105,9