Eis o Coração que Amou a Humanidade!

“Vinde a mim, todos vós, que estais cansados e oprimidos, que Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mt. 11, 28-30)
Jesus, nos apresenta o Seu Sagrado Coração. O Papa Pio XII, na encíclica Haurietis aquas, de 15 de Maio de 1956, nos fala desse ato de amor, onde Jesus coloca o seu coração como fonte de misericórdia.

Uma das mais difundidas expressões do culto eclesial, acentuada e incentiva pelo Magistério da Igreja, a Devoção ao Sagrado Coração de Jesus, tornou-se culto popular expressivo, após as aparições do Senhor a Santa Margarida Maria Alacoque, a partir do ano de 1973, no mosteiro de Paray-le-Monial.

Muito embora, o ser humano, ao longo do tempo, enveredado pela secularização da sociedade, tenha o seu coração endurecido, marginalizado nas abominações que o mundo nos apresenta, o Sagrado Coração de Jesus, não cansa de perdoar e doar misericórdia, iluminando o caminho daqueles que se voltam a Ele.

O coração, na sociedade humana, é considerado o símbolo do amor. Este símbolo, não poderia ser melhor interpretado, do que o amor de Jesus, que brota de um coração machuca e ferido, traspassado, para jorrar paz, benção e graça.

Quem se rende ao coração, deixou para trás, a frieza de espírito, a tibieza e a humanidade e deu passos largos, no caminho que Cristo nos aponta.

Faça a sua experiência e se coloque no coração d´Aquele que se deu de coração, de corpo e de alma, para atingir o seu coração!

“O Coração de Jesus é «Fornalha ardente de caridade», porque o amor possui algo da natureza do fogo que arde e queima para iluminar e aquecer. Ao mesmo tempo, no Sacrifício do Calvário, o Coração do Redentor não foi aniquilado com o fogo do sofrimento. Embora humanamente morto, como constatou o centurião romano quando transpassou o costado de Cristo com a lança, na economia divina da salvação este Coração permaneceu vivo como o manifestou a Ressurreição.

O Coração vivo do Redentor ressuscitado e glorificado é pleno de bondade e de amor, infinita e sobrenaturalmente pleno. O transbordar do coração humano alcança em Cristo a medida divina. Assim foi este Coração já durante os dias da sua vida terrena. Toda a narração do Evangelho o testemunha. A plenitude do amor se manifesta através da bondade: através da bondade se irradiava e se difundia a todos, em primeiro lugar aos que sofrem e aos pobres, e a todos segundo suas necessidades e expectativas mais verdadeiras. Assim é o Coração humano do Filho de Deus, inclusive depois da experiência da Cruz e do Sacrifício. Melhor dizendo, mais ainda transbordante de amor e de bondade.”

Beato  João Paulo II
Ângelus, 21 de julho de 1985

CONSAGRAÇÃO INDIVIDUAL AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Eu _______, Vos dou e consagro, oh Sagrado Coração de Jesus Cristo, a minha vida, as minhas ações, penas e sofrimentos, para não querer mais servir-me de nenhuma parte do meu ser, senão para Vos honrar, amar e glorificar. É esta a minha vontade irrevogável: ser todo Vosso e tudo fazer por Vosso amor, renunciando de todo o meu coração a tudo quanto Vos possa desagradar.

Tomo-Vos, pois, ó Sagrado Coração, por único bem do meu amor, protetor da minha vida, segurança da minha salvação, remédio da minha fragilidade e da minha inconstância, reparador de todas as imperfeições da minha vida e meu asilo seguro na hora da morte.

Sê, ó Coração de bondade, a minha justificação diante de Deus, Vosso Pai, para que desvie de mim a Sua justa cólera.

Ó Coração de amor, deposito toda a minha confiança em Vós, pois tudo temo de minha malícia e de minha fraqueza, mas tudo espero de Vossa bondade! Extingui em mim tudo o que possa desagradar-Vos ou que se oponha à Vossa vontade.

Seja o Vosso puro amor tão profundamente impresso em meu coração, que jamais possa eu esquecer-Vos nem separar-me de Vós. Suplico-Vos que o meu nome seja escrito no Vosso Coração, pois quero fazer consistir toda a minha felicidade e toda a minha glória em viver e morrer como Vosso escravo. Amém!

Santa Maria Alacoque