Leigos recebem formação sobre o Código de Direito Canônico

Sob a assessoria do Padre Clécio Ribeiro, aproximadamente 100 alunos e interessados participaram da Semana Intensiva oferecida pelo Curso de Leigos e Consagrados da Região I de pastoral.

Entre os dias 13 e 15 de outubro, o Curso de Teologia para Leigos e Consagrados da Região Pastoral I da Diocese de Marília ofereceu para cerca de 100 alunos e interessados, exposições sobre o Código de Direito Canônico. Trata-se da tradicional Semana Intensiva que, em 2014, por motivo de força maior, aconteceu apenas durante três noites.O curso ficou sob a assessoria do Padre Clécio Ribeiro, pároco e reitor da Catedral Basílica de São Bento de Marília. O assessor, que também é professor da Faculdade João Paulo II (FAJOPA), obteve seu mestrado em Teologia Sacramentaria pelo Instituto Pontifício Santo Anselmo e em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Urbaniana, ambas em Roma.

De forma dinâmica, todo o histórico e, principais conteúdos, que compõem o Código de Direito Canônico foi apresentado e discutido. Na ocasião, a coordenação do Curso fez a divulgação da inscrição das novas turmas para 2015, bem como das datas para as rematrículas.

Os dois dias que faltaram para a conclusão da Semana Extensiva em Direito Canônico serão remarcados para uma próxima oportunidade. Segundo o coordenador do Curso de Teologia para Leigos e Consagrados, na Região I, o Padre Anderson Messina, a participação dos alunos foi bastante expressiva e o curso foi avaliado de forma positiva. “Os participantes puderam ter uma visão geral do Código. Houve interesse sobre os direitos e deveres dos leigos na Igreja, bem como na visão de serviço da hierarquia; a condução do palestrante prendeu a atenção dos participantes mesmo sendo um assunto sobre leis”, afirmou o Padre coordenador que também é pároco da Paróquia de Santa Antonieta de Marília.