Localização

O Santuário Sagrado Coração de Jesus se localiza na cidade de Vera Cruz, Estado de São Paulo. Faz parte da Diocese de Marília, Região Sul I da CNBB.

Ver mapa em outra página

Endereço: Av. Monsenhor Florentino Santamaria, 280, Vera Cruz / SP – CEP: 17560-000

A Diocese de Marília

A diocese de Marília foi criada em 16 de fevereiro de 1952, através da bula “Ad Episcoporum Munus”, tendo sido desmembrada da diocese de Lins. O decreto de criação foi assinado pelo Papa Pio XII. Para determinar os seus limites territoriais, foram utilizadas as divisas naturais da região. Assim sendo, a diocese de Marília foi formada pelos municípios localizados entre o Rio Aguapeí, ou Rio Feio, e o Rio do Peixe. A instalação da diocese, que se localiza no Estado de São Paulo, ocorreu no dia 12 de outubro do mesmo ano. Após isso, a diocese permaneceu sob os cuidados do bispo diocesano de Lins, Dom Henrique Gelain, que foi empossado administrador apostólico e recebeu da Nunciatura Apostólica a subdelegação para executar a bula de criação.
Como Bispos da Diocese, Dom Hugo Bressane de Araujo dirigiu Marília de 1954 a 1975, sendo o primeiro Pastor. De 1975 a 1992, Dom Frei Daniel Tomasella. Dom Osvaldo Giuntini, bispo emérito da Diocese de Marília, atuou desde 1987 como Bispo Coadjutor e como Bispo de 1992 a 2013. O atual bispo da Diocese de Marília, Dom Luiz Antônio Cipolini, foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 08 de Maio de 2013. Atualmente o número total de Sacerdotes da diocese de Marília é de 80. Nesse número, estão incluídos cinco padres de outras dioceses que trabalham nos dois Seminários Maiores existentes em Marília. Os padres diocesanos na diocese são atualmente 40, e com os 30 religiosos, totaliza-se o número de 70 padres residentes na diocese e nela atuando.

O Município de Vera Cruz

Localização de Vera Cruz

Vera Cruz é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º13’11” sul e a uma longitude 49º49’10” oeste, estando a uma altitude de 628 metros. Sua população estimada em 2004 era de 11.107 habitantes.

O patrimônio de VERA CRUZ teve início em 1923 com a construção da primeira casa à margem da estrada que ligava as cidades de Marília e Garça. No ano de 1928, foram iniciadas as construções das primeiras casas comerciais. Antes mesmo de se tornar município, em maio de 1930, deu-se a inauguração da primeira Igreja de Vera Cruz, uma capelinha de madeira dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. A primeira missa foi celebrada pelo Rvmo. Pe. Antonio da Graça Christina. O rápido progresso do município teve início em 1933 e foram fatores decisivos: a cultura do café e a penetração ferroviária. Vera Cruz foi elevado a Distrito de Paz pela Lei Nº 2388 de 13 de dezembro de 1929 e a município pelo decreto Nº 6855 de 10 de dezembro de 1934, que entrou em vigor em 25 de janeiro de 1935, data em que se comemora o aniversário do município.O slogan do município é “Cidade Joia”, assim designada pelo médico Cândido Alvim em 1937, no lançamento da pedra fundamental do hospital de Vera Cruz.

A maioria de sua população é católica e a cidade tem como seu padroeiro o Sagrado Coração de Jesus. A igreja da cidade é considerada um santuário e atrai uma romaria anual em devoção ao Sagrado Coração de Jesus. A igreja central foi construída pelo Monsenhor Florentino Santamaria, que chegando da Espanha, não poupou esforços para que toda a população se envolvesse no projeto de construir o Santuário. Projetada por ele mesmo tendo o projeto de adornos sido feito pelo arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto, que além de outras igrejas pelo Brasil também projetou a nova Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Vera Cruz possui uma área de 247854km².

Na hidrografia possui os Rios do Peixe, Tibiriçá e Alegre. A economia do município é voltada para a agricultura destacando-se a cultura do café.

Fontes: Wikipedia, Diocese de Marília e Prefeitura Municipal