O Advento: A expectativa para a chegada do Salvador!

novembro 11, 2017 No Comments

Estamos nos aproximando do Natal, e para melhor nos prepararmos, a Igreja nos convida a vivermos um período chamado Advento, que significa: chegada, aproximação. Neste período litúrgico, nós, católicos, estamos à espera do Cristo que está por vir.

O período litúrgico celebrado ajuda-nos a nos prepararmos para a vinda de Jesus, fazendo memória do nascimento de nosso Senhor em Belém e nos colocando à espera da segunda vinda de Cristo, nos finais dos tempos.

O Advento se inicia quatro domingos antes do Natal (este ano, dia 3 de dezembro), e vai até a tarde (primeiras vésperas) do dia de Natal. Ele dá início ao calendário litúrgico. O Advento possui quatro semanas, portanto quatro domingos comemorativos, sendo o terceiro domingo chamado de Gaudate, o domingo da alegria, simbolizando a expectativa e a alegria pela proximidade do Natal.

O Natal não é uma comemoração comum, é uma das solenidades mais importantes da Igreja, pois nele comemoramos o dia em que o próprio Deus se fez um de nós e veio ao mundo para nos salvar. Ele veio reparar a culpa que nunca seríamos capazes de redimir, e abrir as portas do céu para nós. O maior gesto de amor divino, culminado na paixão e morte de Nosso Senhor, inicia-se no nascimento em Belém, pois ali o próprio Deus se rebaixou tomando forma humana por amor a cada um de nós.

Humanamente, nós não somos capazes de expressar tamanha gratidão pelo milagre imensurável do Natal, portanto a Igreja não limita a memória da encarnação de Cristo a um único dia, não é apenas um dia festivo como os outros, sendo assim, temos quatro semanas de preparação para vivermos bem o Natal.

A preparação que o advento nos convida consiste principalmente na oração e conversão. Através de uma vida de oração, podemos estar vigilantes e atentos para não cairmos nas tentações do pecado. Já a conversão, é um chamado à mudança de vida, para deixarmos o nosso orgulho de lado, nos confessarmos e entregarmos nossa vida inteiramente a Deus, amando-O como os santos amaram.

Acabamos de concluir um ano muito especial para nós brasileiros, o Ano Nacional Mariano, período em que rendemos graças por toda benção recebida pelo auxílio de Maria. Então, não podemos deixar de recorrer à poderosa intercessão da Santíssima Virgem para bem vivermos esse tempo de espera. Para a chegada de Jesus, Maria foi capaz de fazer de uma estribaria, uma manjedoura e alguns paninhos, a casa de Deus, tanto mais, ela pode transformar o nosso coração fraco e pecador em um coração digno de receber Jesus.

Que nesses dias nós possamos viver bem a preparação para a vinda de Cristo, e que a vigilância não se limite apenas ao período do Advento, pois devemos estar sempre atentos “porque o Filho do Homem virá quando menos pensais” (Mt 24, 44).

Kleber Alexandre Costa

Seminarista

Artigos, Destaque

Comente!