Papa Bento XVI dá Três Dicas Para Viver Bem um Período de Descanso

O Papa Bento XVI prossegue na residência pontifícia de Castel Gandolfo para seu período de repouso durante o verão europeu. É um tempo em que o Santo Padre refaz as forças e também se prepara para as atividades que o esperam nas próximas semanas, começando pela viagem à Madri por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Nos três últimos domingos, durante as saudações aos peregrinos franceses após a tradicional oração mariana do Angelus, o Pontífice deu breves e preciosas dicas sobre como viver bem os períodos de repouso. Esse é o tema abordado pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, no editorial do Octava Dies, informativo semanal do Centro Televisivo Vaticano.

Em primeiro lugar, o Santo Padre convidou a quem pode repousar durante esses dias a procurar viver de modo novo as relações com os outros e com Deus. Se pode-se interromper o ritmo cotidiano frenético e repleto de ocupações, seria bom dedicar mais tempo aos outros e ao Senhor. Ele também sugeriu colocar na mala de viagem a Palavra de Deus, particularmente o Evangelho.

A segunda dica é proteger a criação em torno a nós, admirar a beleza e sentir a presença e a grandiosidade do Criador. É um dom magnífico a se observar com atenção, como o fazia Jesus, que sabia interpretar a linguagem e os sinais. Um dom a se respeitar, proteger, pelo qual ser responsáveis frente a Deus, aos outros e à humanidade do futuro.

A terceira indicação é que os viajantes e peregrinos descubram com curiosidade inteligente e profunda os monumentos do passado como testemunho de cultura e fé, verdadeiro patrimônio espiritual de vínculos com as raízes culturais, lugares – como as catedrais e outras igrejas – em que a beleza ajuda a reconhecer a presença de Deus e convida à oração pela humanidade em caminho no terceiro milênio.

Amizade, leitura, natureza e cultura para nutrir e refrescar o espírito e continuar renovados o caminho.

Fonte: Vaticano