Paróquia participa da celebração da Porta da Misericórdia na Catedral São Bento de Marília neste domingo

julho 26, 2016 No Comments

Neste domingo, 31 de julho, na programação de peregrinações das paróquias que compõem a Região I da Diocese de Marília, a comunidade da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz participa de Romaria à Catedral São Bento, sede Diocesana, para a celebração da Porta da Misericódia, a partir das 14h.

2016 foi definido pelo Papa Francisco como o Ano da Misericórdia. A Porta Santa, na Basílica de São Pedro, em Roma/Itália, foi aberta no dia 08/12/15, na Solenidade da Imaculada Conceição, quando teve início o “Jubileu Extraordinário” convocado pelo Papa, centrado na “misericórdia de Deus”, por isso a denominação de “Ano da Misericórdia”.  O Ano Santo Jubilar da Misericórdia será encerrado no dia 20 de novembro de 2016, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

No Ano Santo da Misericórdia, o Papa Francisco nos exorta a redescobrir a misericórdia através das 14 obras de misericórdia, sendo 7 espirituais e 7 corporais. Obras de misericórdia corporais: 1-Dar de comer a quem tem fome; 2-Dar de beber a quem tem sede; 3-Vestir os nus; 4-Visitar os doentes; 5-Visitar os presos; 6-Acolher os peregrinos; 7-Enterrar os mortos. Obras de misericórdia espirituais: 1-Dar bom conselho; 2-Corrigir os que erram; 3-Ensinar os ignorantes; 4-Suportar com paciência as fraquezas do próximo; 5-Consolar os aflitos; 6-Perdoar os que nos ofenderam; 7-Rezar pelos vivos e pelos mortos.

SANTUÁRIO É SEDE DA PORTA SANTA

O Santuário Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz, é uma das sedes da Porta da Misericórdia da Diocese para a Região I, que  reúne também as paróquias São Pedro (Garça), Nossa Senhora de Lourdes (Garça), Santa Cecília (Àlvaro de Carvalho), Nossa Senhora do Rosário (Pompeia), Nossa Senhora Aparecida ( de Paulópolis, de Quintana e de Oriente).

Na programação da Região I, a primeira romaria ao Santuário de Vera Cruz aconteceu em maio, quando recebeu a peregrinação dos Ministros de Eucaristia. Neste domingo será a vez da Paróquia de Vera Cruz participar da celebração da Porta da Misericórdia na Catedral São Bento. A partir de então, a programação da Região I será intensificada e o Santuário de Vera Cruz receberá romarias todos os finais de semana de agosto, exceto no Dia dos Pais, e em setembro.

As celebrações da Paróquia na Catedral serão presididas pelo pároco e reitor do Santuário Sagrado Coração de Jesus, Padre Marcos Ortega. Para facilitar aos fieis que não dispõem de transporte próprio, a Paróquia está disponibilizando  um ônibus. A saída dos participantes está marcada para as 13h30, em frente ao Santuário de Vera Cruz.

PROGRAMAÇÃO NA CATEDRAL SÃO BENTO – 31/07:

14h – Chegada

14h30 – Via Sacra

15h30 – Passagem pela Porta Santa

16h – Terço da Divina Misericórdia

16h30 – Intervalo

17h – Missa

Pe Marcos Ortega faz um convite especial aos fieis veracruzenses, mas lembra que as celebrações são abertas a todos que queiram participar. Para conquistar a indulgência dos pecados com a passagem pela Porta da Misericórdia, além de participar das celebrações, os fieis devem antes passar pelo Sacramento da Confissão.

CALENDÁRIO DE ROMARIAS AO SANTUÁRIO DE VERA CRUZ

- 07/08/16 – Santuário de Vera Cruz recebe as paróquias de Garça e Álvaro de Carvalho

- 21/08/16 – Santuário recebe as paróquias NS Fátima do Jóquei, Santa Rita e NS do Guadalupe

28/08/16 – Santuário recebe as paróquias Sta Izabel, Rosa Mística, NS Fátima Fragata, Pró Paróquia e Maria Mãe

04/09/16 – Santuário recebe as paróquias Sto Antônio, São Miguel e NS da Glória

18/09/16 – Jubileu do Apostolado da Oração com Romaria Interdiocesana do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus

16/10/16 – Jubileu da Juventude da Região 1

As celebrações nas peregrinações ao Santuário Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz serão transmitidas pelo site da Paróquia: sscjesus.paroquia.net.br  .

2016 – Ano da Misericórdia