Pastorais preparam a celebração de Corpus Christi. Santa Missa será às 15h.

Integrantes das Pastorais e Grupos da Paróquia do Santuário do Sagrado Coração de Jesus iniciaram a aplicação dos riscos nos preparativos para a celebração de Corpus Christi, no dia 04 de junho. Os trabalhos são coordenados pelo Pároco e Reitor do Santuário, Pe Marcos Ortega, numa tradição de fé e devoção realizada no município há 78 anos.

No sábado, 30, a equipe formada por Ministros da Eucaristia atuou na quadra em frente ao Santuário. Outras quadras também já estão preparadas para o trabalho artesanal de montagem dos tapetes que receberão o Corpo de Cristo. Por outro lado, também segue a preparação do material que será utilizado, como a serragem colorida, material reciclável, retalhos de tecido, areia, pó xadrez, cal, entre outros.

Corpus Christi significa Corpo de Cristo e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264.

Para celebrar Corpus Christi as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde o Santíssimo Sacramento é conduzido pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico e a celebração visa testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

CAMINHO DE CRISTO

As ruas da cidade serão enfeitadas num trabalho que conta com a participação da Igreja, através das Pastorais, da comunidade São José, comércio e famílias católicas.

Além da Eucaristia serão desenvolvidos temas relacionados à Campanha da Fraternidade. Os riscos no solo serão aplicados com uma semana de antecedência.

Em Vera Cruz tudo isso pode ser visto e com que carinho é preparado esta grande festa do Corpo de Deus. A comunidade demonstra através dos desenhos e cores, arte e criatividade, o espírito de fé e vida em comunidade. E a cidade se enfeita, para num grande louvor, receber o “Corpo de Cristo”, que passa nos tapetes decorados pelas ruas.

A data é muito especial para os católicos, pois é o único dia do ano (no calendário católico) que “ELE” deixa o sacrário para sair pelas ruas da cidade abençoando a população, os visitantes, o comércio.

Esse acontecimento é comemorado em Vera Cruz desde 1937, quando se registra o primeiro relato da procissão de Corpus Christi e, de acordo com jornal da época, havia folhagens e palmas de coqueiro no chão e crianças vestidas de anjo jogando pétalas de flores no chão à frente do SANTÍSSIMO.

Na década de 60 tomou este formato que segue até hoje, e a celebração passou a ser reconhecida por toda a região pela sua arte, beleza e criatividade. Uma tradição religiosa, artística e cultural da paróquia e do município, que atrai centenas de visitantes.

A celebração tem ainda a proposta de integração de toda a comunidade, conseguindo reunir crianças, jovens e adultos; estudantes, trabalhadores e aposentados; escolas, comércio, prefeitura e igreja.

Desde o início desse acontecimento, a simplicidade e o amor uniam  os participantes da comunidade, que durante o ano juntavam tampinhas de garrafas, borras de café, cultivavam as plantações de cedrinho e bico de papagaio e outros materiais que serviriam para os enfeites das ruas.

Atualmente, além destes tradicionais materiais é usada a serragem colorida, material reciclável, retalhos de tecido, areia, pó xadrez, cal, entre outros. São oito quarteirões, em quatro avenidas e quatro ruas, decorados com motivos cristãos, envolvendo além do próprio tema, a “Eucaristia”, o tema da Campanha da Fraternidade.  Neste ano os enfeites serão confeccionados pelas Pastorais da Igreja, com ajuda da comunidade.

Com início dos trabalhos na madrugada, a expectativa é que por volta das 11 horas os enfeites estejam prontos para visitação. A missa solene terá início às 15 horas e logo após a missa segue a procissão, pelas ruas decoradas.

A comunidade de Vera Cruz e de toda a região está convidada a acompanhar a celebração.

Missas ao vivo:

Domingos, às 19h00 – Internet e Onda Mix FM – 105,9