Romaria reúne cerca de três mil fiéis em louvor ao Sagrado Coração de Jesus

Mais de 80 paróquias de 54 municípios, sendo 50 do Estado de São Paulo, três do Paraná e uma do Mato Grosso do Sul, reuniram mais de três mil fiéis no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz, na 31ª Romaria Interdiocesana do Apostolado da Oração, que aconteceu no município no domingo, 20 de setembro.

Para receber bem os visitantes, a estrutura deste ano foi ampliada com uma grande barraca que tomou quase a totalidade da quadra onde está localizado o Santuário e a disponibilização de três mil cadeiras, que foram utilizadas em sua totalidade. Centenas de fiéis também acompanharam a programação dentro do Santuário através da transmissão via telões disponibilizados no interior da Igreja. Também foram disponibilizadas estruturas de recepção, informações, intenções e oferecimentos, atendimentos de primeiros socorros com profissionais habilitados, alimentação e sanitários.

Em razão do forte calor registrado no dia, a programação inicial do Encontro acabou alterada e a caminhada penitencial deu lugar a momentos de preparação da Santa Missa com uma leitura do Livro de Zaqueu, reflexão e absolvição dos pecados, momentos presididos pelo Monsenhor Nivaldo Resstel, que já foi pároco do Santuário de Vera Cruz.

Na sequência teve início a Santa Missa, presidida por Dom Estevão (Pe Vanderlei Gomes de Mendonça) – Monge do Mosteiro da Divina Misericórdia de Lucélia. A Missa foi concelebrada por Dom Osvaldo Giuntini – Bispo Emérito da Diocese de Marília, Pe Marcos Ortega – pároco e reitor do Santuário de Vera Cruz, Monsenhor Nivaldo Resstel – Administrador Paroquial de Santa Cecília de Monte Castelo, Pe Antonio Zafani – Vigário Paroquial da Paróquia Santa Luzia de Guarulhos, Pe Ademilson Luiz Ferreira – Pároco do Sagrado Coração de Jesus de Marília, e acompanhadas por seminaristas, dentre eles Raíde Garcia e João Victor Bonzanini.

A celebração contou com momentos que provocaram emoção nos fiéis como a entrada da Bíblia Sagrada conduzida por crianças do Coral Cantores de Jesus, da Paróquia de Vera Cruz.

Após a leitura do Evangelho feita por Pe Marcos, Dom Estevão presidiu a homilia, saudou e destacou a presença de cada um dos romeiros, destacando que aquele momento vinha ao encontro da orientação dada pelo Papa Francisco, que pede uma Igreja em saída constantemente para anunciar o Evangelho.

Dom Estevão fez um convite para que todos os católicos sejam Igreja e expressão de misericórdia, como mostra o grande exemplo de amor do Sagrado Coração de Jesus. E como na mensagem do Evangelho do dia, que dizia que jorrou água e sangue do coração de Jesus, o coração de Jesus que se apresentou à Santa Margarida em chamas, se apresenta também com os raios da misericórdia. Lembrou que em dezembro deste ano terá início o ano da misericórdia e pediu que todos os fiéis desejem ser resposta a este amor.

No momento do ofertório foi oferecida a chegada de todos os romeiros e feito um pedido para um excelente retorno a casa de cada um.

Após a Santa Missa, os romeiros tiveram um intervalo para almoço e na sequência participaram de momentos de louvor e animação, comandados pelo seminarista Raíde Garcia e pelo Ministério de Música formado por jovens do Santuário.

A programação foi encerrada com a Bênção Solene do Santíssimo, presidida por Dom Estevão, e Celebração do Envio.
O domingo se traduziu em momentos de muita fé e oração. E a organização da Romaria foi bastante elogiada por dezenas de romeiros, o que gratifica todas as pessoas envolvidas em cada uma das tarefas para que esse grande encontro de devotos do Sagrado Coração de Jesus pudesse acontecer da melhor maneira possível.

As romarias ao Santuário Votivo do Sagrado Coração de Jesus em Vera Cruz têm sido um dos eventos mais marcantes da paróquia, transformando-se em fortes momentos de intensa espiritualidade e evangelização, tanto para os romeiros, quanto para os fiéis da paróquia que se unem no espírito de fé e comunhão para oferecer sua carinhosa hospitalidade e bem-estar aos visitantes.
Em Vera Cruz, as romarias são realizadas sempre no terceiro domingo de setembro e em 2016 será no dia 18 de setembro.

“Jesus manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao Vosso”.
Missas ao vivo:
Domingos, às 19h00 – Internet e Onda Mix FM – 105,9