Sacerdotes

Padre Marcos Roberto Marques Ortega

Pároco e Reitor do Santuário Sagrado Coração de Jesus

Biografia:

Filho de José Ortega e Maria Virtudes Marques Ortega, nasceu em 20/04/1971, na cidade de Marília/SP, e possui quatro irmãos: Mauri de Jesus Marques Ortega (casado, dois filhos), Sueli de Fátima Marques Ortega (casada, dois filhos), Rubens Marques Ortega (casado, sem filhos) e Rogério Marques Ortega.

Em Marília cursou o primeiro grau na EEPG Prof. Antonio Gomes de Oliveira (1979 a 1986); o segundo grau no Colégio Bezerra de Menezes (1987 a 1989); e iniciou o terceiro grau no Curso de Ciências Contábeis, na Fundação Eurípides Soares da Rocha, quando parou o curso para iniciar, em 08/09/1995, sua preparação sacerdotal no Seminário Congregação de Jesus Sacerdote.  Antes de entrar no Seminário exerceu atividades nas áreas de comércio, banco e indústria.

Em São Paulo, cursou Filosofia no Instituto Filosófico São Bento (1996 e 1997), retornando a Marília para o curso de Teologia, no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos (1998 a 2001).  O Estágio Pastoral foi desenvolvido nas paróquias Nosso Senhor do Bonfim – Osasco/SP (1996 e 1997), Nossa Senhora da Glória – Marília/SP (1998), São Pedro Apóstolo – Garça/SP (1999 e 2000) e Sagrada Família – Lucélia/SP (2001).

A Ordenação Diaconal aconteceu em 26/01/2002, na Matriz de Santo Antônio, em Marília. E a Ordenação Sacerdotal, em 08/06/2002, também na Matriz de Santo Antônio, em Marília.

Exercício do Ministério Sacerdotal

Pároco na Paróquia São Pedro Apóstolo – Garça/SP (2002 a 2008)

Ecônomo da Diocese – Marília/SP (2006 a 2013)

Vigário da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Marília/SP (2008 a 2009)

Vigário da Paróquia Santa Rita – Marília/SP (2010 a 2011)

Vigário da Paróquia Santa Antonieta – Marília/SP (2011 a 2012)

Vigário da Paróquia São Miguel – Marília/SP (2013)

Em janeiro de 2014 assumiu como Pároco e Reitor do Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz, empossado pelo Bispo Diocesano de Marília, Dom Luiz Antônio Cipollini.

Cônego Mauricio Pilon

Vigário Paroquial do Santuário Sagrado Coração de Jesus

Biografia:

Filho de Leon Pilon e Maria Rosa Bedard, primogênito de uma família de nove irmãos, nasceu no dia 14 de maio de 1922, em São Pedro, cidade próxima a Montreal, Canadá. Desde criança, como coroinha, sentia forte vocação ao sacerdócio.  Muito humilde, indagava consigo mesmo: “Será que conseguirei ser um bom Padre? É uma responsabilidade muito grande…”. Os anos se passaram e o tempo deu a ele a resposta com um brilhantismo inigualável. Foi e continua sendo, mesmo com as limitações da idade, um “servo da vinha do senhor”, devoto fervoroso da Eucaristia e de Maria Santíssima. Um Padre cuja santidade transparece o rosto missionário de Cristo Jesus. Fez estudos secundários no Colégio Bourget Rigaud, dirigido por Padres de São Vitor, cursou filosofia no seminário menor Trois-Rigaud e Teologia no seminário maior de Ottawa. Foi ordenado sacerdote no dia 25 de abril de 1952, na catedral da Diocese de Ottawa.

Vinda Para o Brasil e a paróquia de Monte Castelo

Exerceu o sacerdócio no Canadá até a década de 1960, quando veio para o Brasil a pedido de Dom Hugo Bressane de Araújo, para suprir a falta de sacerdotes da recém criada Diocese de Marília. Para se adaptar a língua portuguesa foi necessário um período de estudos no Colégio Cristo Rei de Marília. No dia 22 de novembro de 1961 assumiu na cidade de Monte Castelo como pároco. Foi um grande desafio, já que a comunidade não era dotada de estrutura física e trabalho pastoral. No início, ficou hospedado na casa de um paroquiano. Foi na convivência dessa comunidade que aprendeu a amar o povo brasileiro, principalmente os pobres. Foi caminhando com alegrias e tristezas desse povo e se tornando um padre cada vez mais brasileiro. Do Canadá, restava apenas o sotaque, que permanece até hoje.

Título de Cônego e formação acadêmica no Brasil

No Brasil, cursou Ciências Religiosas e Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Em 1967 recebeu de Dom Hugo Bressane de Araujo o título eclesiástico de Cônego pelo brilhantismo de seus trabalhos na diocese de Marília e por seu exemplo de vida. Um ano depois, retornou ao Canadá, atendendo solicitação do bispo de Ottawa, a fim de reanimar a paróquia de Hammond. Nesta comunidade o trabalho de evangelização era desenvolvido tanto na língua inglesa, quanto na francesa, uma vez que é comum a utilização das duas línguas nessa região. Já em 1975 retorna ao Brasil, em virtude da solicitação de Dom Frei Daniel Tomazella, que o designou pároco de Oriente. Nesta cidade, trabalhou por 17 anos fazendo um intenso trabalho de organização e dinamização das Pastorais. Em 1992, por solicitação de Dom Osvaldo Giuntini, retornou a Monte Castelo, onde trabalhou como Pároco, até março de 1998.

Vinda para o Santuário Sagrado Coração de Jesus

Em abril de 1998, em atenção às necessidades da comunidade de Vera Cruz, Dom Osvaldo Giuntini o nomeou Vigário Paroquial do Santuário Sagrado Coração de Jesus. Foi acolhido com muito carinho e até seus 90 anos, se esforçou pela evangelização de nossa comunidade, atendendo confissões cotidianamente e celebrando Missas. Atualmente, é diretor espiritual da Legião de Maria. Vive em uma vida de retiro e oração, participando incansavelmente da Legião. Possui uma homilia centrada em reflexões, sempre transfigurando a maternidade da Virgem Maria, nossa Mãe que está conosco para nos guiar e orientar nas dificuldades da vida. Cônego Maurício é o padre, depois de Monsenhor Florentino Santamaria, que mais permaneceu em nossa comunidade: 16 anos. Deus presenteou Vera Cruz com um homem Santo, cujo ardor missionário, não se apaga mesmo depois de 61 anos do dia em que se consagrou a Cristo e a Santa Igreja Católica.