Santuário apresenta Brasão durante festejos em louvor a Nossa Senhora

outubro 14, 2018 No Comments

A programação festiva em louvor a Nossa Senhora Aparecida teve início às 9h30 no Santuário Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz. Procissão com reza do terço e missa festiva reuniram centenas de fieis.

Durante a celebração, presidida pelo reitor, Pe Marcos Ortega, as crianças que integram o coral e a catequese participaram de encenações em homenagem à Padroeira do Brasil, e também para festejar o Dia das Crianças.

Ao final da celebração, a comunidade conheceu o Brasão criado para o Santuário. Um vídeo com os detalhes dos elementos inseridos foi exibido para detalhar o novo símbolo:

AS CORES
Vermelho: alusão ao Sagrado Coração de Jesus
Azul: alusão à Santa Maria, Mãe de Deus
Amarelo: alusão à Bandeira do Vaticano, sede da Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana

SÍMBOLOS
Timbre
Cruz processional de uma haste horizontal: classifica hierarquicamente a condição de paróquia.
Escudo
Peça principal na qual constam os seguintes símbolos: Coração chagado, coroado de espinhos, em chamas, com cruz cravada e irradiando luz. Simboliza o Sagrado Coração de Jesus, patrono do Santuário.

12 estrelas em volta do Coração

Representam as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus à Santa Margarida Maria Alacoque.

Raios Dourados

Simbolizam as graças recebidas pela devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Símbolo Mariano (M)

Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo Crucificado, “o Salvador”. Representa a forte devoção à Maria pelos féis da paróquia.

PX (Monograma de Cristo). Combinação das duas primeiras letras da palavra grega “Cristo”. (Χριστός) no qual invoca a crucificação de Nosso Senhor Jesus Cristo, e simboliza o seu status como “O Cristo”. É também um dos principais ícones sacros do Santuário.

Ramo de Lírio

Simboliza São José, patrono universal da Igreja, representando a pureza do seu coração e vitória sobre o mundo e o sobre o pecado, e em Jesus Cristo, sobre a morte.

Listel

Faixa onde se encontra o nome do Santuário e o município.

Somando-se todos esses elementos, chegou-se ao Brasão do Santuário Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz. E essa, a partir de agora, passa a ser a identificação dessa comunidade paroquiana.

A programação da manhã foi encerrada com a entrega de lembrancinhas às crianças e queima de fogos. A agenda teve continuidade com a tradicional Quermesse, na noite desta sexta e sábado, 12 e 13, às 19h, em frente ao Santuário, com atrações musicais e comidas típicas. O evento conta com o envolvimento de todas as pastorais e apoio do comércio.

Confira fotos da Santa Missa:

“Jesus manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao Vosso”.

2018 – Ano do Laicato

Domingos, às 19h00 – Internet