Santuário celebra o início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade

A Santa Missa desta quarta-feira, 18/02, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz, marcou a celebração da Quarta-Feira de Cinzas e o início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade 2015. A celebração foi presidida pelo pároco e reitor do Santuário, Pe Marcos Ortega.

Pe Marcos abriu a celebração destacando que a partir desta quarta-feira, até o domingo de Páscoa, a comunidade vai se preparar para a celebração da morte e ressurreição de Cristo. Na Sexta-Feira Santa morrer para o pecado e no Domingo de Páscoa renascer para uma nova vida. E a Quaresma significa esse tempo de preparação e conversão.

Na liturgia desta quarta-feira, a Igreja fez um convite a um grande retiro, uma grande preparação para uma grande festa. Nos convidou a parar, meditar sobre nossas vidas e que a gente vá se preparando para a grande festa da Páscoa Cristã, e que a gente nunca se esqueça do ato de Jesus Cristo, na cruz, que morreu para nos salvar. Na Quaresma temos a oportunidade de aprofundar a nossa fé em Jesus Cristo, para que na Semana Santa possamos celebrar a mudança de vida, a conversão da verdade. Uma das orientações da Igreja na Quaresma é a procura pela confissão, para receber a grande misericórdia de Deus. A confissão também é uma das práticas que nos ajuda no crescimento espiritual.

Pe Marcos também explicou que a Quaresma é um tempo forte de mudança de vida. E todos os anos, nesse período, a Igreja nos propõe um tema a ser refletido. A Campanha da Fraternidade 2015 tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, e lema “Eu vim para servir”.

A CF 2015 tem a proposta de recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.

A Campanha da Fraternidade visa despertar e nutrir o espírito comunitário e a verdadeira solidariedade na busca do bem comum educando para a vida fraterna, a justiça e a caridade, exigências éticas centrais do Evangelho.  Os cristãos são presença do Evangelho na sociedade e a lógica do serviço coloca a religião como instrumento de construção de uma nova sociedade.

Pe Marcos destacou que a Igreja quer dialogar com a sociedade e adentrar nos mais diversos temas como família, escola, saúde pública, política, e tantos outros. E por quê? Por que a Igreja veio para servir a exemplo do seu grande Mestre, explicou. Vários temas serão trabalhados com a comunidade ao longo da Campanha.

Mais sobre a Quaresma

A Quarta-Feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, podendo também ser designada por Dia das Cinzas e é uma data com especial significado para a comunidade cristã. A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa.

Sobre o Cartaz CF 2015

O cartaz da Campanha da Fraternidade 2015 retrata o Papa Francisco lavando os pés de um fiel na Quinta-feira Santa de 2014. A Igreja atualiza o gesto de Jesus Cristo ao lavar os pés de seus discípulos. O lava-pés é expressão de amor capaz de levar a pessoa a entregar sua vida pelo outro. E com este amor que todo ser humano é amado por Deus em Jesus Cristo. Ao entregar-se à morte na cruz e ressuscitar, como é celebrado na Páscoa, Jesus leva em plenitude o Eu vim para servir (cf. Mc 10,45).

A Igreja Católica, através de suas comunidades, participa das alegrias e tristezas do povo brasileiro. O Concílio Vaticano II veio iluminar a missão evangelizadora da Igreja. Evangelizar pelo testemunho, dialogando com as pessoas e a sociedade. No diálogo, a Igreja (as comunidades) está a serviço de todas as pessoas. Ao servir, ela participa da construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e pacífica. No serviço, ela edifica o Reino de Deus.

Pastoral da Comunicação – Pascom

Vera Cruz/SP