Santuário Celebra o Nascimento de Jesus

O Santuário Sagrado Coração de Jesus celebrou o nascimento do menino Jesus com a Santa Missa presidida pelo Pároco e Reitor do Santuário, Pe Marcos Ortega, na noite do dia 24. A celebração, tradicionalmente chamada de Missa do Galo, reuniu centenas de fiéis. Foram momentos especiais que marcaram o renascimento da esperança, do amor de Deus no coração de cada um dos participantes.

O Ministério de Música contou com as crianças do coral do Santuário, “Cantores de Jesus”, que abrilhantaram a celebração festiva. Crianças vestidas de anjo também emocionaram com a procissão de entrada da imagem do menino Jesus que, na sequência, foi conduzida por Pe Marcos até o Presépio montado em uma das capelas do Santuário e que por todo o mês de dezembro aguardou o nascimento e a chegada do Salvador.

Cada um dos momentos da celebração foi marcado de mensagens profundas que buscavam reacender em nossos corações a luz do nosso Pai, através de Jesus Cristo.

Durante a Homilia, Pe Marcos Ortega destacou que Deus Pai, com muito amor, com muito carinho, criou o ser humano, lhe deu vida, sabedoria e o dotou de capacidades, sendo a maior delas a liberdade, e o ser humano, no uso errôneo do seu livre arbítrio escolheu querer ser como Deus, errando, justamente aí, no pecado original, se afastando de Deus e passando a caminhar nas trevas.

Pe Marcos lembrou que a sabedoria do homem é finita e a Deus, infinita, mas que Deus Pai, no seu infinito amor, na infinita misericórdia, elabora um plano de salvação e já no Antigo Testamento vai anunciando através de seus mensageiros, os profetas, que viria o Messias, o Salvador, que iria trazer novamente a luz de Deus, dissipando as trevas, os erros no coração, resgatando novamente a dignidade de filhos de Deus. E aí começa a preparação para a vinda do Messias, até que então, completando o tempo, Jesus Cristo nasce como aquele que veio para trazer a luz que ilumina os nossos passos, os nossos caminhos, ilumina todos os povos.

O sacerdote acrescentou que a humanidade, desde a criação até a eternidade, caminha no encontro do Criador, que nós viemos de Deus e voltaremos a Deus, e que ara este caminhar precisamos da luz de Deus, precisamos da sabedoria do Evangelho, precisamos dos ensinamentos contidos na Sagrada Escritura para nortear as nossas vidas, para que instruídos pela verdade possamos mais uma vez dissipar as trevas de nosso coração. E tudo isso está na pessoa de Jesus Cristo. Daí celebrar o nascimento de Jesus é uma grande alegria porque não estamos mais fadados a caminhar sob o peso do pecado original, dos nossos erros, mas sim encontramos esperança e misericórdia aos olhos de Deus que viu seus filhos se afastarem por opção própria, mas Ele, no seu infinito amor, nos resgata. E é isso que Deus faz com o nascimento de Cristo: renova a nossa fé, a nossa esperança.

Pe Marcos conclui dizendo que andar com a luz de Cristo é andar na certeza, na luz da verdade que nos ajuda ir ao encontro do Pai, da salvação. “Vamos pedir que essa luz do Salvador ilumine nossos caminhos no próximo ano, e para que 2015 não seja um ano de sorte, mas um ano de graças. No coração de cada um de nós, hoje, deve haver um espaço para o Cristo renascer. Somos pequenos, miseráveis, pecadores, mas Cristo é misericordioso, amoroso, é bondoso, e veio para nos salvar”, finalizou.

Ao final da Santa Missa, Pe Marcos Ortega fez questão de cumprimentar e abraçar cada um dos fiéis presentes, o que gerou um grande momento de confraternização entre todos na noite em que foi celebrado o nascimento de Jesus Cristo.

Confira a galeria de fotos:

Missa ao vivo pela Internet todo domingo às 19h