Santuário Celebra os 80 Anos do Município de Vera Cruz

Foi celebrada no Santuário Sagrado Coração de Jesus, neste domingo, 25/01, a Missa em Ação de Graças pelos 80 anos de emancipação político-administrativa do município de Vera Cruz. A celebração foi presidida pelo pároco e reitor do Santuário, Pe Marcos Ortega, e contou com as presenças do prefeito de Vera Cruz, Fernando Simon, o vice-prefeito, Vadi Gimenez, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Evandro Gimenez. A Missa em Ação integrou a programação de eventos do aniversário da cidade.

A celebração festiva foi iniciada com a entrada no Santuário dos símbolos do Município, o brasão e a bandeira, acompanhados dos pavilhões do Estado e Nacional.  No momento do ofertório foram oferecidos ao Sagrado Coração de Jesus, de forma simbólica, o mapa do Município e uma cesta com produtos que marcaram a economia local: o café e a pecuária.

Para o domingo, o Evangelho do dia convidava os fiéis à conversão: “Convertei-vos e crede no Evangelho”, mensagem que embasou o primeiro momento da Homilia do Pe Marcos, que ressaltou a importância de nos prepararmos para uma verdadeira conversão ao amor de Cristo, convergindo o nosso caminho a Deus, e é preciso ouvir o que Ele nos diz, converter a nossa vida ao que Ele está nos mostrando, converter nosso caminho ao amor, à justiça, à caridade, ao amor ao próximo, à solidariedade e ao crescimento pessoal.

Num segundo momento, ao falar sobre os 80 anos de Vera Cruz, Pe Marcos Ortega destacou a frase do poeta Fernando Pessoa: “O homem é do tamanho do seu sonho”. O sacerdote convidou a comunidade a sonhar grande em prol do crescimento da cidade, em todos os seus aspectos, administrativos, financeiros, de fé, fraternidade e amor ao próximo, escrevendo sua história no sentido de proporcionar grandes benefícios a todos. “A prática da nossa fé em Deus nos leva a construir um mundo justo e solidário para todos. Vera Cruz pode ir ainda muito mais longe do que foi nestes 80 anos. Vamos sonhar juntos e trazer a realidade do sonho para o amanhecer. Não deixe de sonhar e permitir que a fé que está dentro de nós alimente este sonho”, disse.

Pe Marcos Ortega citou como um grande exemplo de incentivador do Município o Monsenhor Florentino Santamaria, que sonhou e idealizou não só o fortalecimento da Paróquia, que também completou 80 anos em dezembro último, mas a construção do Santuário Votivo, da creche, do asilo, deu início À Cooperativa dos Cafeicultores de Vera Cruz, à implantação de escolas, do hospital, e tantas outras ações que certamente fizeram com que o município crescesse juntamente com seu povo. Um grande incentivador, do tamanho dos seus sonhos.

Ao final da Missa festiva, o prefeito Fernando Simon fez uso da palavra para lembrar um pouco da história do Município e parabenizar a todos os veracruzenses que construíram essa história, destacando a importância da família e princípios pelo bem comum.

Também ao final da Missa, Pe Marcos foi homenageado por completar seu primeiro ano à frente da Paróquia do Santuário Sagrado Coração de Jesus, de Vera Cruz, nesta segunda-feira, 26 de janeiro.

Santuário do Sagrado Coração de Jesus

Vera Cruz – SP