Santuário convida fiéis para a Romaria do Apostolado da Oração em setembro

O Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz, reitera o convite para a Romaria Interdiocesana do Apostolado da Oração, que acontece anualmente no município, no terceiro domingo de setembro, e que neste ano será realizada no dia 20/09. São esperados milhares de fiéis de diversos estados brasileiros para esse grande encontro de fé, que é fonte de graças e bênçãos.
As romarias ao Santuário Votivo do Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz, têm sido um dos eventos mais marcantes da paróquia, transformando-se em fortes momentos de intensa espiritualidade e evangelização, tanto para os romeiros, quanto para os fiéis da paróquia que se unem no espírito de fé e comunhão para oferecer sua carinhosa hospitalidade e bem-estar aos visitantes.
“É uma data especial do nosso calendário paroquial. Momento em que nos unimos a todos os devotos do Sagrado Coração de diversos estados e formamos um só coração, unidos pela fé e devoção ao Sagrado Coração de Jesus.”, enfatiza Pe. Marcos Ortega, reitor e pároco do Santuário de Vera Cruz.
Com o coração transbordando deste amor do Sagrado Coração, a Paróquia de Vera Cruz convida todas as paróquias interessadas para participarem dessa grande festa do amor misericordioso de Jesus.
Os romeiros passam o dia na cidade onde participam de diversas atividades religiosas, como procissão, missa solene, momento de animação e louvor, terço, bênção do Santíssimo e Celebração do Envio.
A Pastoral da Comunicação do Santuário transmitirá, ao vivo, a Santa Missa e a benção do Santíssimo.

Confira a programação, que já está definida:

• 08h: Chegada dos Romeiros: acolhida, café da manhã, identificação das Paróquias

• 09h: Procissão com as caravanas e reza do terço do Sagrado Coração de Jesus

• 10h30: Missa solene transmitida ao vivo pelo site do Santuário

• 12h: Almoço-descanso

• 13h30: Momento de Animação e Louvor

• 14h30: Bênção Solene do Santíssimo e Celebração do Envio.

As paróquias interessadas em participar podem entrar em contato para mais informações através do email: sscjesus@terra.com.br ou pelo telefone (14) 3492- 1674.

A história

Em 28 de outubro de 1939 aconteceu a 1ª Romaria, sendo a primeira concentração religiosa, juntamente com a inauguração provisória do Santuário Sagrado Coração de Jesus. A obra não estava concluída, mas isso não foi impedimento para os devotos vindos de várias cidades; entre elas Araçatuba, Bauru, Tupã entre outras, por todos os meios de locomoção possíveis (caminhões, jardineiras, carroças, trens e outros). Naquela época, a Cia Paulista de Estrada de Ferro, previamente informada e solicitada, acrescentou vários vagões de passageiros às composições ordinárias e organizou mais dois trens especiais, um com dez carros de Bauru, e outro com 16 carros de Marília para a Festa de inauguração do Santuário.
“A hospitalidade, o esplendor das solenidades programadas, e o clima emocional que se viveu naquela tarde em Vera Cruz criaram condições para o deslumbramento que foi a 2ª Romaria, realizada no ano seguinte, também no mês de outubro, na Festa do Cristo Rei, com a presença de 8.000 romeiros,” disse Monsenhor Florentino Santamaria, o Reitor do Santuário à época.
A 3ª Romaria foi organizada pelos Apostolados da Oração da Diocese no mês de junho de 1941, por ocasião da Festa Litúrgica do Sagrado Coração de Jesus. Nessa época, com a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial, o clima de guerra dominando o país durante e no pós-guerra, foi aconselhável a suspensão dessas grandes concentrações religiosas.

Consolidação

As romarias foram retomadas somente em 1984, com o incentivo do Cônego Antônio Flumian, juntamente com Monsenhor Santamaria, e não pararam mais. Todos os anos, no 3º domingo de setembro acontece a Romaria Interdiocesana do Apostolado da Oração, que ano após ano, solidifica o amor pelo Sagrado Coração de Jesus.

“Jesus manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao Vosso”.
Missas ao vivo:
Domingos, às 19h00 – Internet e Onda Mix FM – 105,9