Santuário dá Formação para Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia

No dia 14 de junho, o seminarista Marcelo Feltri coordenou a primeira etapa de formação para os Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia, do Santuário Sagrado Coração de Jesus. Após a oração inicial, o seminarista convidou os ministros a um momento de reflexão, realçando que a oração e os ensinamentos da Sagrada Escritura devem ser o centro de vida de um Ministro da Eucaristia. “A eucaristia e a palavra do Senhor sustentam cotidianamente um ministério zeloso e digno para a missão que se assume. A espiritualidade de um ministro da eucaristia deve estar alicerçada na oração, na palavra de Deus, no serviço e na doação. São estes os pilares que devem sustentar a vida de um ministro extraordinário”, comentou Marcelo Feltri.

Durante o momento de formação o seminarista também destacou o Primeiro Plano Diocesano de Pastoral, denotando a vida cristã como uma catequese permanente e a Igreja com a porta de iniciação à vida em Cristo. Marcelo salientou que os ministros devem sempre transmitir à comunidade a unidade em Cristo regida pela vivência na palavra de Deus e possuir estado permanente de aprofundamento catequético.

O seminarista destacou, ainda, que a caridade, a fraternidade e a boa atenção aos enfermos são essenciais na conduta de um ministro. Após a reflexão foram apresentados os objetos litúrgicos, bem como suas funções e significados. O fator comportamental como o respeito ao sagrado e o zelo também foram abordados na formação. Na solenidade de Corpus Christi, no dia 19, o Padre Marcos Ortega, pároco do Santuário Sagrado Coração de Jesus, investirá 12 novos ministros e renovará a provisão de 18. O Santuário terá, a partir desta data, 30 Ministros Extraordinários da Eucaristia.

Santuário Sagrado Coração de Jesus