Santuário de Vera Cruz abre a programação da Semana Santa com a celebração do Domingo de Ramos

março 25, 2018 No Comments

A Paróquia do Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz,  deu início à programação da Semana Santa, neste domingo, 25 de março, com a bênção de Ramos, procissão e santa missa.   A concentração da comunidade ocorreu na Praça Pantheon com chegada ao Santuário.

As celebrações da Semana Santa estão entre as mais importantes para os católicos. Elas marcam a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, que morreu na cruz para salvar a humanidade.

Além da celebração de Ramos, a programação inclui Procissão Penitencial, Via Sacra, Sermão das Sete Palavras, Ação Litúrgica e Adoração da Santa Cruz, Procissão do Senhor Morto e Vigília Pascal.

O pároco e reitor do Santuário, Pe Marcos Ortega, convida a comunidade local e da região para participar das celebrações em Vera Cruz.

Confira as fotos da Celebração da Missa do Domingo de Ramos:

As celebrações da Semana Santa fecham o período quaresmal, iniciado em 14 de fevereiro, na Quarta-Feira de Cinzas. A Quaresma convida os cristãos a um período de reflexão, penitência e conversão espiritual em preparação para o mistério pascal, quando se revive a morte e ressurreição de Cristo.

A Sexta-Feira da Paixão deve ser dedicada ao jejum, recolhimento, oração e abstinência para quem possui condições normais de saúde.  Na Paróquia de Vera Cruz haverá adoração a partir das 22h da quinta-feira, 29/03, até as 14h30 da sexta, 30/03.

As pastorais e os grupos que compõem a estrutura da Paróquia se organizaram para a Hora Santa. A comunidade também deve participar escolhendo um dos horários para a adoração ao Santíssimo.

Abaixo, a programação completa da Semana.

25 de março – Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos abriu solenemente a Semana Santa, relemrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

26 de março – Segunda-Feira Santa

É o segundo dia da Semana Santa, seguinte ao Domingo de Ramos, no qual se recorda a prisão de Jesus Cristo.

20h00 – Via Sacra

27 de março – Terça-Feira Santa

É o terceiro dia da Semana Santa, onde são celebradas as Sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria.

20h00 – Sermão das Sete Palavras no Santuário

20h00 – Missa dos Santos Óleos (em Oswaldo Cruz)

28 de março – Quarta-Feira Santa

É o quarto dia da Semana Santa. Procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Há igrejas que neste dia celebram o Ofício das Trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da morte de Jesus.

20h00 – Procissão do Encontro

29 de março – Quinta-Feira da Ceia e Lava-pés

É o quinto dia da Semana Santa e, na manhã deste dia, nas catedrais das dioceses, o bispo se reúne com o seu clero para a Celebração do Crisma, na qual são abençoados os óleos que serão usados na administração dos sacramentos do BatismoCrisma e Unção dos Enfermos. Com essa celebração se encerra a Quaresma. Neste mesmo dia, à noite, são relembrados os três gestos de Jesus durante a Última Ceia: a Instituição da Eucaristia, o exemplo do Lava-pés, com a instituição de um novo mandamento e a instituição do sacerdócio. É neste momento que Judas Iscariotes sai para entregar Jesus por trinta moedas de prata. E é nesta noite que Jesus é presointerrogado e, no amanhecer da sexta-feira, açoitado e condenado. A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos de Jesus, que tiveram início nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza, desnudando os altares (quando são retirados todos os enfeites, toalhas, flores e velas), tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer. Também cobrem-se todas as imagens existentes no templo, com panos de cor roxa.

20h30 – Missa da Instituição da Eucaristia e cerimônia do Lava-pés no Santuário

22h00 às 14h30 da Sexta-Feira Santa – Adoração ao Santíssimo

30 de março – Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão

É quando a Igreja recorda a morte de Jesus. É celebrada a Solene Ação LitúrgicaPaixão e a Adoração da Cruz. A recordação da morte de Jesus consiste em quatro momentos: A Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Cruz e Rito da Comunhão. Presidida por presbítero ou bispo, os paramentos para a celebração são de cor vermelha.

Até as 14h30 - Adoração ao Santíssimo

15h00 – Celebração da Paixão do Senhor no Santuário

19h00 – Procissão do Senhor Morto

31 de março – Sábado Santo ou Sábado de Aleluia

É o dia da espera. Os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição. No final deste dia é celebrada a Solene Vigília Pascal, que se inicia com a Bênção do Fogo Novo e também do Círio Pascal; proclama-se a Páscoa através do canto do Exultet e faz-se a leitura de 8 passagens da Bíblia (4 leituras e 4 salmos) percorrendo-se toda história da salvação, desde Adão até o relato dos primeiros cristãos. Entoa-se o Glória e o Aleluia, que foram omitidos durante todo o período quaresmal. Há também o batismo daqueles adultos que se prepararam durante toda a quaresma. A celebração se encerra com a Liturgia Eucarística, o ápice de todas as missas.

20h00 – Celebração da Vigília Pascal no Santuário

1º de abril – Domingo de Páscoa

É o dia mais importante para a fé cristã, pois Jesus vence a morte para mostrar o valor da vida. Esse dia é estendido por mais cinquenta dias até o Domingo dePentecostes.

09h00 – Procissão da Ressurreição e na sequência Missa no Santuário

ESCALA DE ADORAÇÃO DE PASTORAIS E GRUPOS