Santuário define a programação da Semana Santa, com transmissões AO VIVO das missas.

março 26, 2017 No Comments

Definida a programação da Semana Santa em nossa Paróquia, que será aberta no dia 09 de abril, Domingo de Ramos.

As celebrações da Semana Santa estão entre as mais importantes para os católicos. Elas marcam a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, que morreu na cruz para salvar a humanidade.

A programação inclui Bênção dos Ramos, Procissão Penitencial, Via Sacra, Sermão das Sete Palavras, Ação Litúrgica e Adoração da Santa Cruz, Procissão do Senhor Morto e Vigília Pascal.

O pároco e reitor do Santuário, Pe Marcos Ortega, convida a comunidade local e da região para participar das celebrações em Vera Cruz.

As celebrações da Semana Santa fecham o período quaresmal, iniciado em 1º de março, na Quarta-Feira de Cinzas. A Quaresma convida os cristãos a um período de reflexão, penitência e conversão espiritual em preparação para o mistério pascal, quando se revive a morte e ressurreição de Cristo.

A Sexta-Feira da Paixão deve ser dedicada ao jejum, recolhimento, oração e abstinência para quem possui condições normais de saúde.  Na Paróquia de Vera Cruz haverá adoração a partir das 22h da quinta-feira, 13 de abril, até as 14h30 da sexta, 14 de abril.

As pastorais e os grupos que compõem a estrutura da Paróquia se organizaram para a Hora Santa. A comunidade também deve participar escolhendo um dos horários para a adoração ao Santíssimo.

Abaixo, a programação completa da Semana.

09 de abril – Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

09h00 – Procissão de Ramos, seguida da Santa Missa. Haverá bênção dos Ramos.

19h00 – Santa Missa – com transmissão AO VIVO.

10 de abril – Segunda-Feira Santa

É o segundo dia da Semana Santa, seguinte ao Domingo de Ramos, no qual se recorda a prisão de Jesus Cristo.

05h30 – Procissão Penitencial e Missa

20h00 – Terço Luminoso

11 de abril – Terça-Feira Santa

É o terceiro dia da Semana Santa, onde são celebradas as Sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria.

05h30 – Procissão Penitencial

20h00 – Sermão das Sete Palavras no Santuário 20h00 – Missa dos Santos Óleos em Tupã

12 de abril – Quarta-Feira Santa

É o quarto dia da Semana Santa. Procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Há igrejas que neste dia celebram o Ofício das Trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da morte de Jesus.

05h30 – Procissão Penitencial

20h00 – Procissão do Encontro

13 de abril – Quinta-Feira da Ceia e Lava-pés

Neste dia, são relembrados os três gestos de Jesus durante a Última Ceia: a Instituição da Eucaristia, o exemplo do Lava-pés, com a instituição de um novo mandamento e a instituição do sacerdócio. É neste momento que Judas Iscariotes sai para entregar Jesus por trinta moedas de prata. E é nesta noite que Jesus é presointerrogado e, no amanhecer da sexta-feira, açoitado e condenado. A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos de Jesus, que tiveram início nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza, desnudando os altares (quando são retirados todos os enfeites, toalhas, flores e velas), tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer. Também cobrem-se todas as imagens existentes no templo, com panos de cor roxa.

20h30 – Missa da Instituição da Eucaristia e cerimônia de Lava-pés no Santuário - com transmissão AO VIVO.

23h00 às 14h30 da sexta-feira santa – Adoração ao Santíssimo

14 de abril – Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão

É quando a Igreja recorda a morte de Jesus. É celebrada a Solene Ação LitúrgicaPaixão e a Adoração da Cruz. A recordação da morte de Jesus consiste em quatro momentos: A Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Cruz e Rito da Comunhão. Presidida por presbítero ou bispo, os paramentos para a celebração são de cor vermelha.

Até as 14h30 - Adoração ao Santíssimo

15h00 – Celebração da Paixão do Senhor no Santuário - com transmissão AO VIVO.

19h00 – Procissão do Senhor Morto

15 de abril – Sábado Santo ou Sábado de Aleluia

É o dia da espera. Os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição. No final deste dia é celebrada a SoleneVigília Pascal, que se inicia com a Bênção do Fogo Novo e também do Círio Pascal; proclama-se a Páscoa através do canto doExultet e faz-se a leitura de 8 passagens da Bíblia (4 leituras e 4 salmos) percorrendo-se toda história da salvação, desde Adãoaté o relato dos primeiros cristãos. Entoa-se o Glória e o Aleluia, que foram omitidos durante todo o período quaresmal. Há também o batismo daqueles adultos que se prepararam durante toda a quaresma. A celebração se encerra com a Liturgia Eucarística, o ápice de todas as missas.

20h00 – Celebração da Vigília Pascal no Santuário - com transmissão AO VIVO.

16 de abril – Domingo de Páscoa

É o dia mais importante para a fé cristã, pois Jesus vence a morte para mostrar o valor da vida. Esse dia é estendido por mais cinquenta dias até o Domingo de Pentecostes.

09h00 – Procissão da Ressurreição e na sequência Missa no Santuário - com transmissão AO VIVO.

ESCALA DE ADORAÇÃO DE PASTORAIS E GRUPOS – 13 e 14 de abril

- 22h às 23h: Padre Marcos e Ministros da Eucaristia