Luto: Santuário perde o Vigário Paroquial Cônego Maurício Pilon

março 9, 2018 No Comments

Vera Cruz, 09 de  março de 2018

O Santuário Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz, comunica com muito pesar o falecimento do Cônego Maurício Pilon, Vigário Paroquial, com 95 anos na madrugada desta sexta-feira 09 de março.

O funeral acontecerá no Santuário a partir das 10h desta sexta-feira. A missa exequial presidida por Dom Luiz Antonio Cipolini, bispo da diocese de Marília, será  celebradas às 20h no mesmo local. O sepultamento acontecerá neste sábado às 09h no cemitério da Saudade em Marília.

Todas as atividades do Santuário programadas para o dia de hoje no Santuário foram canceladas.

Filho de Leon Pilon e Maria Rosa Bedard, Maurício Pilon era o primogênito de uma família de nove irmãos. Nasceu no dia 14 de maio de 1922, em São Pedro, cidade próxima a Montreal, Canadá. Desde criança, como coroinha, sentia forte vocação ao sacerdócio. Muito humilde, indagava consigo mesmo: “Será que conseguirei ser um bom Padre? É uma responsabilidade muito grande…”. Os anos se passaram e o tempo deu a ele a resposta com um brilhantismo inigualável. Foi, mesmo com as limitações da idade, um “servo da vinha do senhor”, devoto fervoroso da Eucaristia e de Maria Santíssima. Fez estudos secundários no Colégio Bourget Rigaud, dirigido por Padres de São Vitor, cursou filosofia no seminário menor Trois-Rigaud e Teologia no seminário maior de Ottawa. Foi ordenado sacerdote no dia 25 de abril de 1952, na catedral da Diocese de Ottawa.

Exerceu o sacerdócio no Canadá até a década de 1960, quando veio para o Brasil a pedido de Dom Hugo Bressane de Araújo, para suprir a falta de sacerdotes da recém-criada Diocese de Marília. Para se adaptar à língua portuguesa foi necessário um período de estudos no Colégio Cristo Rei de Marília. No dia 22 de novembro de 1961 assumiu na cidade de Monte Castelo como pároco. Foi um grande desafio, já que a comunidade não era dotada de estrutura física e trabalho pastoral. No início, ficou hospedado na casa de um paroquiano. Foi na convivência dessa comunidade que aprendeu a amar o povo brasileiro, principalmente os pobres. Foi caminhando com alegrias e tristezas desse povo e se tornando um padre cada vez mais brasileiro. Do Canadá, restava apenas o sotaque, que permanecia até agora.

No Brasil, cursou Ciências Religiosas e Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Em 1967 recebeu de Dom Hugo Bressane de Araújo o título eclesiástico de Cônego pelo brilhantismo de seus trabalhos na diocese de Marília e por seu exemplo de vida. Um ano depois, retornou ao Canadá, atendendo solicitação do bispo de Ottawa, a fim de reanimar a paróquia de Hammond. Nesta comunidade, o trabalho de evangelização era desenvolvido tanto na língua inglesa, quanto na francesa, uma vez que é comum a utilização das duas línguas nessa região. Já em 1975 retorna ao Brasil, em virtude da solicitação de Dom Frei Daniel Tomazella, que o designou pároco de Oriente. Nesta cidade, trabalhou por 17 anos fazendo um intenso trabalho de organização e dinamização das Pastorais. Em 1992, por solicitação de Dom Osvaldo Giuntini, então Bispo Diocesano de Marília, retornou a Monte Castelo, onde trabalhou como Pároco, até março de 1998.

Em abril de 1998, em atenção às necessidades da comunidade de Vera Cruz, Dom Osvaldo Giuntini o nomeou Vigário Paroquial do Santuário Sagrado Coração de Jesus. Foi acolhido com muito carinho e até seus 90 anos, se esforçou pela evangelização dcomunidade, atendendo confissões cotidianamente e celebrando Missas. Atualmente, era diretor espiritual da Legião de Maria. Viveu em uma vida de retiro e oração, participando incansavelmente da Legião. Possuía uma homilia centrada em reflexões, sempre transfigurando a maternidade da Virgem Maria, nossa Mãe que está conosco para nos guiar e orientar nas dificuldades da vida. Cônego Maurício foi o padre, depois de Monsenhor Florentino Santamaria, que mais permaneceu na comunidade de Vera Cruz. Deus presenteou Vera Cruz com um homem Santo, cujo ardor missionário, não se apaga mesmo após décadas do dia em que se consagrou a Cristo e a Santa Igreja Católica.

Pastoral da Comunicação – PASCOM

Missa AO VIVO todo domingo às 19h – Internet