Santuário prepara a celebração de Corpus Christi, tradição há mais de 80 anos na cidade

maio 26, 2018 No Comments

Comunidade já começa preparativos para os tradicionais enfeites de Corpus Christi.  Santa Missa será às 15h no Santuário.

Vera Cruz, 25 de maio de 2018

Como acontece desde 1937, a comunidade paroquiana do Santuário Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz cuida dos últimos detalhes para a celebração de Corpus Christi, no dia 31 de maio. Mantendo a tradição que já acontece há mais de 80 anos, as ruas serão enfeitadas formando grandes tapetes coloridos para receberem o Corpo de Cristo. Os trabalhos são coordenados pelo Pároco e Reitor do Santuário, Pe Marcos Ortega, com o envolvimento das pastorais, grupos da Paróquia, Comunidade São José, comércio, comunidade e Prefeitura Municipal.

Ao longo de oito quarteirões, tapetes são montados de forma artesanal utilizando materiais como serragem colorida, material reciclável, retalhos de tecido, areia, pó xadrez, cal, entre outros.  Todo o itinerário é decorado com motivos cristãos. Neste ano, o tema escolhido foi a “Eucaristia”. Em 2017 foram destacados os 300 Anos da Aparição da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Os enfeites serão confeccionados pelas Pastorais da Igreja, com ajuda da comunidade.

O trabalho de preparação teve início há cerca de dois meses com a definição do tema, desenhos que serão aplicados e materiais que serão utilizados. No dia, a comunidade começa a decoração por volta das 06h00, num trabalho intenso para que  os enfeites estejam prontos para visitação perto das 11h00. A missa solene será realizada às 15 horas e logo após a missa, os fiéis sairão em procissão pelas ruas decoradas. A celebração é encerrada com a Bênção do Santíssimo, em frente ao Santuário.

Pe Marcos Ortega convida a comunidade da região a viver esses momentos de muita fé.

CORPO DE CRISTO

Corpus Christi  significa Corpo de Cristo e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264.

Para celebrar Corpus Christi as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde o Santíssimo Sacramento é conduzido pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico e a celebração visa testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

CAMINHO DE CRISTO

Em Vera Cruz tudo isso pode ser visto e com que carinho é preparada esta grande festa do Corpo de Deus. A comunidade demonstra através dos desenhos e cores, arte e criatividade, o espírito de fé e vida em comunidade. E a cidade se enfeita, para num grande louvor, receber o “Corpo de Cristo”, que passa nos tapetes decorados pelas ruas.

A data é muito especial para os católicos, pois é o único dia do ano (no calendário católico) que “ELE” deixa o sacrário para sair pelas ruas da cidade abençoando a população, os visitantes, o comércio.

Esse acontecimento é comemorado em Vera Cruz desde 1937, quando se registra o primeiro relato da procissão de Corpus Christi e, de acordo com jornal da época, havia folhagens e palmas de coqueiro no chão e crianças vestidas de anjo jogando pétalas de flores no chão à frente do SANTÍSSIMO.

Na década de 60 tomou este formato que segue até hoje, e a celebração passou a ser reconhecida por toda a região pela sua arte, beleza e criatividade. Uma tradição religiosa, artística e cultural da paróquia e do município, que atrai centenas de visitantes.

A celebração tem ainda a proposta de integração de toda a comunidade, conseguindo reunir crianças, jovens e adultos; estudantes, trabalhadores e aposentados; escolas, comércio, prefeitura e igreja.

Desde o início desse acontecimento, a simplicidade e o amor uniam  os participantes da comunidade, que durante o ano juntavam tampinhas de garrafas, borras de café, cultivavam as plantações de cedrinho e bico de papagaio e outros materiais que serviriam para os enfeites das ruas.

2018 – Ano do Laicato

Domingos, às 19h00 – Internet