Santuário prepara enfeite das ruas para a celebração de Corpus Christi

junho 2, 2017 No Comments

A Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz trabalha nos últimos detalhes na preparação da celebração de Corpus Christi, que será realizada no dia 15 de junho. Mantendo a tradição que já acontece há 80 anos, as ruas serão enfeitadas formando lindos tapetes coloridos para receberem o Corpo de Cristo. Os trabalhos são coordenados pelo Pároco e Reitor do Santuário, Pe Marcos Ortega, com o envolvimento das pastorais, grupos da Paróquia, Comunidade São José, comércio, comunidade e Prefeitura.

Tapetes são montados de forma artesanal. Para tanto são utilizados materiais como serragem colorida, material reciclável, retalhos de tecido, areia, pó xadrez, cal, entre outros.  São oito quarteirões, em quatro avenidas e quatro ruas, decorados com motivos cristãos, envolvendo temas como a “Eucaristia” e outros. Os enfeites serão confeccionados pelas Pastorais da Igreja, com ajuda da comunidade.

Com início dos trabalhos na madrugada, a comunidade atua para que por volta das 11 horas os enfeites estejam prontos para visitação. A missa solene será realizada às 15 horas e logo após a missa, os fiéis sairão em procissão pelas ruas decoradas. A celebração é encerrada com a Bênção do Santíssimo, em frente ao Santuário.

Pe Marcos Ortega convida a comunidade da região a viver esses momentos de muita fé.

CORPO DE CRISTO

Corpus Christi significa Corpo de Cristo e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264.

Para celebrar Corpus Christi as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde o Santíssimo Sacramento é conduzido pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico e a celebração visa testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

CAMINHO DE CRISTO

Em Vera Cruz tudo isso pode ser visto e com que carinho é preparada esta grande festa do Corpo de Deus. A comunidade demonstra através dos desenhos e cores, arte e criatividade, o espírito de fé e vida em comunidade. E a cidade se enfeita, para num grande louvor, receber o “Corpo de Cristo”, que passa nos tapetes decorados pelas ruas.

A data é muito especial para os católicos, pois é o único dia do ano (no calendário católico) que “ELE” deixa o sacrário para sair pelas ruas da cidade abençoando a população, os visitantes, o comércio.

Esse acontecimento é comemorado em Vera Cruz desde 1937, quando se registra o primeiro relato da procissão de Corpus Christi e, de acordo com jornal da época, havia folhagens e palmas de coqueiro no chão e crianças vestidas de anjo jogando pétalas de flores no chão à frente do SANTÍSSIMO.

Na década de 60 tomou este formato que segue até hoje, e a celebração passou a ser reconhecida por toda a região pela sua arte, beleza e criatividade. Uma tradição religiosa, artística e cultural da paróquia e do município, que atrai centenas de visitantes.

A celebração tem ainda a proposta de integração de toda a comunidade, conseguindo reunir crianças, jovens e adultos; estudantes, trabalhadores e aposentados; escolas, comércio, prefeitura e igreja.

Desde o início desse acontecimento, a simplicidade e o amor uniam  os participantes da comunidade, que durante o ano juntavam tampinhas de garrafas, borras de café, cultivavam as plantações de cedrinho e bico de papagaio e outros materiais que serviriam para os enfeites das ruas.

2017 – Ano Mariano

Domingos, às 19h00 – Internet