Santuário Promoverá Formação sobre o Ano do Laicato

janeiro 29, 2018 No Comments

O Santuário Sagrado Coração de Jesus promoverá, no dia 01 de fevereiro, uma formação sobre o “Ano do Laicato”, às 20h no Santuário. O Seminarista João Bonzanini ministrará a formação tomando como enforque o documento 105 – cristãos leigos e leigas na Igreja, que salienta o papel do leigo dentro da comunidade eclesial, bem como suas ações e missão.

Todos estão convidados a participar deste momento.

O Ano do Laicato

O Ano do Laicato terá como objetivo geral: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.

Pretende ainda: Dinamizar o estudo e a prática do documento 105: ‘Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade’ e demais documentos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato; e estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas, ‘verdadeiros sujeitos eclesiais’ (DAp, n. 497a), como “sal, luz e fermento” na Igreja e na Sociedade.

Dentro da comunidade eclesial os leigos são chamados a cumprir tarefas, como também os ordenados e consagrados. Cada um com sua missão, com direito de agir, testemunhar e animar a sociedade e a Igreja. Os diversos ministérios apontam o horizonte onde o leigo deve agir, seja na formação, nos serviços básicos da comunidade de fé, animando a liturgia, a catequese e os serviços eclesiais, círculos bíblicos, grupos de reflexão e outros, bem como o testemunho no serviço aos mais necessitados e carentes.

Pascom Santuário