Santuário Sagrado Coração de Jesus divulga a programação da Semana Santa em Vera Cruz

março 29, 2019 No Comments

Definida a programação da Semana Santa, de 14 a 21 de abril, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz. As celebrações da Semana Santa estão entre as mais importantes para os católicos. Elas marcam a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, que morreu na cruz para salvar a humanidade.

A programação prevê a Bênção de Ramos, procissões penitenciais, missas, Via Sacra, Sermão das Sete Palavras, Cerimônia de Lava-pés, Ação Litúrgica e Adoração da Santa Cruz, Procissão do Senhor Morto, Vigília Pascal, procissão e missa da Ressurreição. O pároco e reitor do Santuário, Pe Marcos Ortega, convida a comunidade local e da região para participar das celebrações em Vera Cruz.

As celebrações da Semana Santa fecham o período quaresmal, iniciado em 06 de março, na Quarta-Feira de Cinzas. A Quaresma convida os cristãos a um período de reflexão, penitência e conversão espiritual em preparação para o mistério pascal, quando se revive a morte e ressurreição de Cristo.

A Sexta-Feira da Paixão deve ser dedicada ao jejum, recolhimento, oração e abstinência para quem possui condições normais de saúde. Na Paróquia de Vera Cruz haverá adoração a partir das 22h da quinta-feira, 18/04, até as 14h00 da sexta, 19/04.

As pastorais e os grupos que compõem a estrutura da Paróquia se organizaram para a Hora Santa. A comunidade também deve participar escolhendo um dos horários para a adoração ao Santíssimo.

Abaixo, a programação completa da Semana.

14 de abril – Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos abriu solenemente a Semana Santa, relembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

09h00 – Procissão e Missa

15 de abril – Segunda-Feira Santa

É o segundo dia da Semana Santa, seguinte ao Domingo de Ramos, no qual se recorda a prisão de Jesus Cristo.

20h00 – Via Sacra iluminada

16 de abril – Terça-Feira Santa

É o terceiro dia da Semana Santa, onde são celebradas as Sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria.

20h00 – Sermão das Sete Palavras no Santuário

19h30 – Missa dos Santos Óleos (em )

17 de abril – Quarta-Feira Santa

É o quarto dia da Semana Santa. Procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Há igrejas que neste dia celebram oOfício das Trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da morte de Jesus.

20h00 – Procissão do Encontro

18 de abril – Quinta-Feira da Ceia e Lava-pés

É o quinto dia da Semana Santa e, na manhã deste dia, nas catedrais das dioceses, o bispo se reúne com o seu clero para a Celebração do Crisma, na qual são abençoados os óleos que serão usados na administração dos sacramentos do BatismoCrisma e Unção dos Enfermos. Com essa celebração se encerra a Quaresma. Neste mesmo dia, à noite, são relembrados os três gestos de Jesus durante a Última Ceia: a Instituição da Eucaristia, oexemplo do Lava-pés, com a instituição de um novo mandamento e a instituição do sacerdócio. É neste momento que Judas Iscariotes sai paraentregar Jesus por trinta moedas de prata. E é nesta noite que Jesus é presointerrogado e, no amanhecer da sexta-feira, açoitado e condenado. A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos de Jesus, que tiveram início nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza, desnudando os altares (quando são retirados todos os enfeites, toalhas, flores e velas), tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer. Também cobrem-se todas as imagens existentes no templo, com panos de cor roxa.

20h00 – Missa da Instituição da Eucaristia e Cerimônia do Lava-pés no Santuário

22h00 às 14h00 da Sexta-Feira Santa – Adoração ao Santíssimo

19 de abril – Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão

É quando a Igreja recorda a morte de Jesus. É celebrada a Solene Ação LitúrgicaPaixão e a Adoração da Cruz. A recordação da morte de Jesus consiste em quatro momentos: A Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Cruz e Rito da Comunhão. Presidida por presbítero ou bispo, os paramentos para a celebração são de cor vermelha.

Até as 14h00 - Adoração ao Santíssimo

15h00 – Celebração da Paixão do Senhor no Santuário

20h00 – Procissão do Senhor Morto

20 de abril – Sábado Santo ou Sábado de Aleluia

É o dia da espera. Os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição. No final deste dia é celebrada a Solene Vigília Pascal, que se inicia com a Bênção do Fogo Novo e também do Círio Pascal; proclama-se a Páscoa através do canto do Exultet e faz-se a leitura de 8 passagens da Bíblia (4 leituras e 4 salmos) percorrendo-se toda história da salvação, desde Adão até o relato dos primeiros cristãos. Entoa-se o Glória e o Aleluia, que foram omitidos durante todo o período quaresmal. Há também o batismo daqueles adultos que se prepararam durante toda a quaresma. A celebração se encerra com a Liturgia Eucarística, o ápice de todas as missas.

20h00 – Celebração da Vigília Pascal no Santuário

21 de abril – Domingo de Páscoa

É o dia mais importante para a fé cristã, pois Jesus vence a morte para mostrar o valor da vida. Esse dia é estendido por mais cinquenta dias até o Domingo de Pentecostes.

09h00 – Procissão e Missa da Ressurreição

Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso”.