Semana Nacional da Família – Agosto de 2011

Com o tema “Família, Pessoa e Sociedade”, estamos celebrando, pela 15ª vez, a Semana da Família. É um processo de formação oferecido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar da CNBB para a vida e a Família.
“A família cristã está fundada no Sacramento do Matrimônio entre um homem e uma mulher, sinal do amor de Deus pela humanidade e da entrega de Cristo por sua esposa, a Igreja. A partir dessa aliança, se manifestam a paternidade e a maternidade, a filiação e a fraternidade, e o compromisso dos dois por uma sociedade melhor” DA 435.

Tal declaração quer mostrar-nos a fundamentação e organização da família segundo o plano de Deus e que a Igreja gostaria que todos vivessem essa realidade.

Nesta 15ª celebração da Semana da Família, a Igreja nos convida a acreditar na família como educadora na fé, formadora de pessoas e construtora da sociedade.

Educar a fé, forma pessoas e construir a sociedade é função da família porque ela é a primeira comunidade onde se vive a fé, e por isso forma as pessoas, iluminada por essa fé e, assim, faz acontecer uma nova sociedade, a civilização do amor.

O Papa João Paulo II disse que “a família é um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos e caribenhos e patrimônio da humanidade inteira.”

Assim, a Igreja assume a preocupação pela família como um dos eixos de toda a ação evangelizadora. E é neste sentido que a pastoral familiar nos oferece, entre outros subsídios, os conteúdos para a Semana da Família. Eles nos ensinam que a família é a primeira escola da fé, o lugar e a escola de comunhão, fonte de valores humanos e cívicos, “lar onde a vida humana nasce e se acolhe responsavelmente” DA 302.

Aprendemos que “a família é a base da sociedade”, pois é sua formadora. Mas constatamos que, em nossos dias, ela vem sendo bombardeada de todas as maneiras pelos vícios de uma sociedade sem Deus e, por isso mesmo, sem escrúpulos. Luzes e sombras aparecem no horizonte familiar.

Resta-nos implorar à Sagrada Família de Nazaré que as nossas famílias sejam berços onde nasce a vida abundante e generosamente, onde se acolhe, se ama, se respeita a vida desde a concepção até o seu fim natural.

Família Igreja Doméstica,

Comunidade de fé, oração e amor.

Monsenhor Nivaldo Resstel, Pároco e Reitor do Santuário