Setembro, Mês da Bíblia

Setembro, Mês da Bíblia

Como em todos os anos, mais uma vez, a “Pastoral Bíblica” convida-nos a uma reflexão mais atenta à Palavra de Deus. E, mais uma vez nos vem à mente a palavra do apóstolo São Paulo a Timóteo: “Aplica-te à leitura” (I Tim. 4,13). “Porque tudo o que está escrito, está escrito para nosso ensinamento, a fim de que, pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Rom. 15,4).

Sabemos que as Escrituras Sagradas são a transmissão da mensagem de Deus para o homem. A palavra “Verbo” é o Senhor Jesus “O Verbo (Palavra) fez-se carne”. Jo. 1, 14s “para que todo o que crer nele não pareça, mas tenha salvação”, Jo. 3,16 veio revelar o Pai.

Mas é preciso ter em mente que um conhecimento verdadeiro e sério da Bíblia só se adquire com o “andar do tempo”, pela leitura constante, quotidiana, pausada e orante da Palavra de Deus.

Toda Sagrada Escritura nos fala de nosso Senhor Jesus Cristo, para que aprendamos a procurá-lo também onde, à primeira vista, parece não estar. Cristo está em toda ela, mais evidente aqui, menos acolá.

Ouvir a Palavra e praticar o ensinamento: “Mais feliz é aquele que ouve e pratica a palavra” Mt. 8,21. Por isso, não basta ler, decorar capítulos e versículos em que foram divididos os livros sagrados ou papaguear textos, de maneira superficial. Mas é bom fazer da Bíblia um espelho que reflete a experiência e o testemunho de outros que vieram antes> os Profetas, os Patriarcas, os Santos, Jesus Cristo.

Para muitas pessoas a Bíblia é apenas um livro grande e muito antigo. Levou mais de dois mil anos para ficar completo.

Os Cristãos acreditam que o autor da Bíblia é Deus. É claro que Deus não pegou uma caneta… Muito antes de a Bíblia ser escrita, Deus já caminhava com seu povo e o povo confiava nEle.

O importante não é saber a Bíblia, mas saber usar a luz com que ela ilumina nossa vida. Ela não é uma arma para atirar nos outros, mas caminho de união; ler e viver em comunidade a Palavra como que Jesus: “que sejam um”. Sozinhos, podemos nos enganar. Além disso, devemos nos acostumar a escutar a Palavra de Deus nas celebrações, nos grupos de reflexão. Dá muito bom resultado!

Monsenhor Nivaldo Resstel, Pároco e Reitor do Santuário

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.