Uma grande festa de louvor e amor na 33ª Romaria do Apostolado da Oração

setembro 23, 2017 No Comments

Aproximadamente 3 mil romeiros de mais de 80 paróquias de cerca de 60 municípios dos estados de São Paulo e de outros estados estiveram reunidos numa grande corrente de oração, no domingo, 17/09, em nosso Santuário, durante a 33ª edição da Romaria Interdiocesana do Apostolado da Oração.

Neste ano, a Igreja Católica no Brasil está vivendo o Jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Com isso, a CNBB instituiu 2017 comoAno Nacional Mariano, em comemoração ao Jubileu dos 300 Anos. Assim, a 33ª Romaria Interdiocesana teve como Tema “Com Maria Rumo ao Coração de Jesus”.

Os romeiros passaram o dia na paróquia, onde participaram de diversas atividades religiosas, como procissão, terço, missa festiva, momento de animação e louvor, terço da misericórdia, bênção do Santíssimo e Celebração do Envio.

A celebração foi presidida por Pe Estevão e concelebrada pelos padres Marcos Ortega, Ademilson Luiz Ferreira, Luiz Eduardo Cardoso de Sá, André Luiz Martins dos Santos, Monsenhor Nivaldo Resstel outros sacerdotes visitantes, e acompanhada pelos seminaristas Kleber Alexandre, João Vitor Bonzanini e Raíde Garcia, dentre outros visitantes.

Também acompanhou a celebração, a Irmã Eli, da Congregação de São Carlos Borromeu, que trabalhou por muitos anos no Hospital de Vera Cruz, hoje atuando no Guarujá, e conta com uma trajetória de trabalho voltada aos doentes.

Pe Marcos Ortega agradece a todos que atuaram direta e indiretamente na organização e na realização do evento. Um trabalho voluntário, regido pelo amor ao Sagrado Coração de Jesus.

A HISTÓRIA DA ROMARIA

Em 28 de outubro de 1939 aconteceu a 1ª Romaria em Vera Cruz, sendo a primeira concentração religiosa, juntamente com a inauguração provisória do Santuário Sagrado Coração de Jesus. A obra não estava concluída, mas isso não foi impedimento para os devotos vindos de várias cidades; entre elas Araçatuba, Bauru, Tupã entre outras, por todos os meios de locomoção possíveis (caminhões, jardineiras, carroças, trens e outros). Naquela época, a Cia Paulista de Estrada de Ferro, previamente informada e solicitada, acrescentou vários vagões de passageiros às composições ordinárias e organizou mais dois trens especiais, um com dez carros de Bauru, e outro com 16 carros de Marília para a Festa de inauguração do Santuário.

“A hospitalidade, o esplendor das solenidades programadas, e o clima emocional que se viveu naquela tarde em Vera Cruz criaram condições para o deslumbramento que foi a 2ª Romaria, realizada no ano seguinte, também no mês de outubro, na Festa do Cristo Rei, com a presença de 8 mil romeiros,” disse Monsenhor Florentino Santamaria, o Reitor do Santuário à época.

A 3ª Romaria foi organizada pelos Apostolados da Oração da Diocese no mês de junho de 1941, por ocasião da Festa Litúrgica do Sagrado Coração de Jesus. Nessa época, com a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial, o clima de guerra dominando o país durante e no pós-guerra, foi aconselhável a suspensão dessas grandes concentrações religiosas.

Consolidação

As romarias foram retomadas somente em 1984, com o incentivo do Cônego Antônio Flumian, juntamente com Monsenhor Santamaria, e não pararam mais. Todos os anos, no 3º domingo de setembro acontece a Romaria Interdiocesana do Apostolado da Oração, que ano após ano, solidifica o amor pelo Sagrado Coração de Jesus.