Diocese de Marília participa do Encontro Nacional de Comunicação

Três representantes da Pastoral da Comunicação (Pascom) diocesena participam de Encontro Nacional de Comunicação em Aparecida.

Na noite de ontem, dia 24, aconteceu no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional, em Aparecida, a cerimônia de abertura do 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação e 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores.

O coordenador diocesano, Fabiano Alvares, o coordenador da Região I para a comunicação Bruno Castro e o seminarista Tiago Barbosa participam dos dois eventos que acontecem juntos e se estendem até o próximo domingo, dia 27.

Na abertura, o bispo auxiliar de Aparecida, dom Darci José Nicioli, recepcionou os comunicadores participantes do evento e disse que o Santuário Nacional é, para todos, morada de Deus, casa de Maria e encontro de irmãos, “com alegria acolho a todos na casa da Mãe Aparecida”, afirmou o bispo auxiliar.

Dom Eduardo Pinheiro da Silva, presidente da comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, recebeu os jovens comunicadores e enfatizou que a missão da Igreja é de proclamar a Palavra de Deus e que a juventude realiza este objetivo de forma criativa, “a Igreja precisa dos jovens para cumprir, na cultura midiática, sua missão de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo”, destacou dom Eduardo.

A Conferência de abertura “Comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na cultura digital” foi ministrada pelo padre italiano Antônio Spadaro. O sacerdote jesuíta, que reside em Roma, é doutor em Teologia, diretor da revista Civiltà Cattolica e escritor na área de Web.

Na abertura, o padre Antônio salientou que a internet é um ambiente de evangelização e não uma ferramenta como muitos pensam, ao reafirmar por diversas vezes que “a rede não existe, o que existe são as pessoas”, o padre desenvolveu o pensamento de que a cultura digital se efetiva como uma rede de experiências que exige um testemunho de fé para que o conteúdo a ser transmitido pelos comunicadores cristãos seja gerador de vida.

Fonte: Pascom Diocesana