Dom Luiz pede que catequistas sejam ‘testemunho eficaz’ do Evangelho

Em continuidade ao calendário de visitas pastorais de 2014, o bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, reuniu-se pela primeira vez exclusivamente com os catequistas em um encontro realizado na tarde do último sábado, em Garça (SP).

Acolhidos pela paróquia São Pedro Apóstolo, os cerca de 350 catequistas presentes, todos da região um da diocese (paróquias sediadas entre Garça e Quitana), receberam de Dom Luiz o chamado para que sejam testemunhos do Evangelho.

“Podem ter certeza que os catequizandos vão se lembrar para a vida muito mais a figura do catequista que dos seus ensinamentos”, afirmou Dom Luiz. “Os jovens aprendem mais pelo nosso testemunho que pela palavra que a gente fala. O testemunho é eficaz”.

Dom Luiz ainda fez recordar ao catequistas o pedido do papa Francisco ao ‘sim’ para o desafio de uma espiritualidade missionária. “Precisamos acolher as pessoas. Às vezes há um catequizando doente. Na catequese, isso é sair das quatro paredes”.

O bispo pediu especial atenção às diferentes realidades dos catequizandos antes de propor algumas situações. “Como uma criança vai reservar uma parte do dízimo para Deus? Ela não trabalha. É preciso ter a sensibilidade de ver a situação de sua família”.

Durante o encontro, dom Luiz abriu espaço para que os catequistas pudessem manifestar as experiências de suas comunidades que já nasceram do primeiro Plano Diocesano de Pastoral, cujo lançamento ocorreu em novembro do ano passado.

“Foi uma confirmação de que nós estamos caminhando juntos e no caminho certo”, avaliou. Dom Luiz volta a se encontrar com os catequistas de 7 a 10 de agosto na paróquia Imaculada Conceição, em Parapuã (região 2) e de 16 a 19 de outubro, na paróquia Santa Cecília, em Monte Castelo (região 3).

Texto e fotos: Rodrigo Viúdes, membro da Pascom Diocesana