Novos zeladores, Procissão e Santa Missa marcam a Festa do Sagrado Coração de Jesus

junho 26, 2015 No Comments

O Santuário do Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz realizou na última sexta-feira, 12/06, a celebração do padroeiro da paróquia e do município, acompanhada por fiéis de Vera Cruz e cidades vizinhas.

A celebração teve início com a entrega da fita do Apostolado da Oração aos 11 novos zeladores e zeladoras, confirmando a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Após a entrega das fitas e da bênção especial pelas mãos do pároco e reitor do Santuário, Pe Marcos Ortega, a comunidade saiu em procissão pelas ruas próximas ao Santuário, num gesto de muita fé e devoção.

Na sequência houve missa festiva celebrada por Pe Marcos Ortega e concelebrada pelo Cônego Mauricio Pilon, Vigário Paroquial, que apesar dos seus 93 anos fez questão de estar presente e conduziu uma das reflexões no momento da Homilia. A celebração foi acompanhada pelo seminarista André, que também conduziu uma reflexão.

Em sua homilia, o Cônego Mauricio Pilon destacou: “Hoje é um dia privilegiado. O amor fiel de Deus pelo seu povo é manifestado e realizado plenamente em Jesus Cristo, que, mesmo Deus, se despiu de sua glória e tomou a forma de um maravilhoso servo. A fidelidade do Senhor Jesus se manifesta a toda humanidade e, de fato, temos que ter por ele a alegria infinita em servir no amor como discípulos missionários da Igreja, que é o corpo místico de Cristo”. O sacerdote missionário também salientou a importância da eucaristia e também o papel intercessor da Virgem Maria que é fonte de entusiasmo para cumprirmos todos os pedidos do Sagrado Coração: “Jesus disse que ele é o caminho para ir ao Pai. Ele nos proporciona a eucaristia e nos faz um convite: “vinde meus filhos da terra comer o pão que eu vos preparei, este pão que dará a vida verdadeira. Maria nos da o impulso e é a fonte do apego e entusiasmo para alavancarmos nossa missão evangelizadora aqui em Vera Cruz e cumprir o mandato que o Sagrado Coração de Jesus nos faz hoje: “ide e pregai o evangelho e sua alegria a toda criatura”.

Dentro da missão dos devotos do Sagrado Coração e do Apostolado está a divulgação das 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus e o pedido feito a Santa Margarida, de divulgá-las.

Confira a galeria de fotos da celebração:
Sem nome

A Origem da Devoção e Promessas

A origem desta devoção deve-se a Santa Margarida Maria Alacoque, uma religiosa de uma Congregação conhecida como Ordem da Visitação. O Sagrado Coração de Jesus apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque, jovem religiosa da Ordem da Visitação, para transmitir sua mensagem de misericórdia e confiança, expressa no coração humano e divino do Verbo Encarnado. Foram três as aparições de Jesus: A primeira deu-se a 27 de dezembro de 1673, a segunda em 1674 e, a terceira, em 1675.

Nas aparições, Cristo revelou seu Coração e nos deixou 12 promessas para quem venerar com fé seu Sagrado Coração. A devoção ao Sagrado Coração tem sua origem na própria Sagrada Escritura. O coração é um dos modos para falar do infinito amor de Deus. Este amor chega a seu ponto alto com a vinda de Jesus. A devoção ao Sagrado Coração aparece em dois acontecimentos fortes do evangelho: o gesto de São João, discípulo amado, encostando a sua cabeça em Jesus durante a última ceia (cf. Jo 13,23); e na cruz, onde o soldado abriu o lado de Jesus com uma lança (cf. Jo 19,34). Em um temos o consolo pela dor da véspera de sua morte, e no outro, o sofrimento causado pelos pecados da humanidade.

Em 1675, durante as aparições Jesus faz um apelo a Santa Margarida Maria Alacoque e revela 12 promessas:

“Eis este coração que tanto tem amado os homens. Não recebo da maior parte senão ingratidões, desprezos, ultrajes, sacrilégios, indiferenças. Eis que te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento (Corpo de Deus) seja dedicada a uma festa especial para honrar o Meu coração, comungando neste dia e dando-lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo, para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares. E prometo-te que o Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de Seu divino Amor sobre os que tributem esta divina honra e que procurem que ela lhe seja prestada.”

As 12 Promessas do Sagrado Coração de Jesus

1ª Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração”.

2ª Promessa: “Eu darei aos devotos de meu Coração todas as graças necessárias a seu estado.”

3ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”.

4ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”.

5ª Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”.

6ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”.
7ª Promessa: “Os pecadores encontrarão em meu Coração fonte inesgotável de misericórdias”.

8ª Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”.

9ª Promessa: “As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição”.

10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”.

11ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no meu Coração”.

12ª Promessa: “A todos os que comunguem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

Domingos, às 19h00 – Internet e Onda Mix FM – 105,9

Fotos, Notícias