Novos zeladores, Procissão e Santa Missa marcam a Festa do Sagrado Coração de Jesus

junho 26, 2015 No Comments

O Santuário do Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz realizou na última sexta-feira, 12/06, a celebração do padroeiro da paróquia e do município, acompanhada por fiéis de Vera Cruz e cidades vizinhas.

A celebração teve início com a entrega da fita do Apostolado da Oração aos 11 novos zeladores e zeladoras, confirmando a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Após a entrega das fitas e da bênção especial pelas mãos do pároco e reitor do Santuário, Pe Marcos Ortega, a comunidade saiu em procissão pelas ruas próximas ao Santuário, num gesto de muita fé e devoção.

Na sequência houve missa festiva celebrada por Pe Marcos Ortega e concelebrada pelo Cônego Mauricio Pilon, Vigário Paroquial, que apesar dos seus 93 anos fez questão de estar presente e conduziu uma das reflexões no momento da Homilia. A celebração foi acompanhada pelo seminarista André, que também conduziu uma reflexão.

Em sua homilia, o Cônego Mauricio Pilon destacou: “Hoje é um dia privilegiado. O amor fiel de Deus pelo seu povo é manifestado e realizado plenamente em Jesus Cristo, que, mesmo Deus, se despiu de sua glória e tomou a forma de um maravilhoso servo. A fidelidade do Senhor Jesus se manifesta a toda humanidade e, de fato, temos que ter por ele a alegria infinita em servir no amor como discípulos missionários da Igreja, que é o corpo místico de Cristo”. O sacerdote missionário também salientou a importância da eucaristia e também o papel intercessor da Virgem Maria que é fonte de entusiasmo para cumprirmos todos os pedidos do Sagrado Coração: “Jesus disse que ele é o caminho para ir ao Pai. Ele nos proporciona a eucaristia e nos faz um convite: “vinde meus filhos da terra comer o pão que eu vos preparei, este pão que dará a vida verdadeira. Maria nos da o impulso e é a fonte do apego e entusiasmo para alavancarmos nossa missão evangelizadora aqui em Vera Cruz e cumprir o mandato que o Sagrado Coração de Jesus nos faz hoje: “ide e pregai o evangelho e sua alegria a toda criatura”.

Dentro da missão dos devotos do Sagrado Coração e do Apostolado está a divulgação das 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus e o pedido feito a Santa Margarida, de divulgá-las.

 
Confira a galeria de fotos da celebração:
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome
Sem nome

A Origem da Devoção e Promessas

A origem desta devoção deve-se a Santa Margarida Maria Alacoque, uma religiosa de uma Congregação conhecida como Ordem da Visitação. O Sagrado Coração de Jesus apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque, jovem religiosa da Ordem da Visitação, para transmitir sua mensagem de misericórdia e confiança, expressa no coração humano e divino do Verbo Encarnado. Foram três as aparições de Jesus: A primeira deu-se a 27 de dezembro de 1673, a segunda em 1674 e, a terceira, em 1675.

Nas aparições, Cristo revelou seu Coração e nos deixou 12 promessas para quem venerar com fé seu Sagrado Coração. A devoção ao Sagrado Coração tem sua origem na própria Sagrada Escritura. O coração é um dos modos para falar do infinito amor de Deus. Este amor chega a seu ponto alto com a vinda de Jesus. A devoção ao Sagrado Coração aparece em dois acontecimentos fortes do evangelho: o gesto de São João, discípulo amado, encostando a sua cabeça em Jesus durante a última ceia (cf. Jo 13,23); e na cruz, onde o soldado abriu o lado de Jesus com uma lança (cf. Jo 19,34). Em um temos o consolo pela dor da véspera de sua morte, e no outro, o sofrimento causado pelos pecados da humanidade.

Em 1675, durante as aparições Jesus faz um apelo a Santa Margarida Maria Alacoque e revela 12 promessas:

“Eis este coração que tanto tem amado os homens. Não recebo da maior parte senão ingratidões, desprezos, ultrajes, sacrilégios, indiferenças. Eis que te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento (Corpo de Deus) seja dedicada a uma festa especial para honrar o Meu coração, comungando neste dia e dando-lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo, para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares. E prometo-te que o Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de Seu divino Amor sobre os que tributem esta divina honra e que procurem que ela lhe seja prestada.”

As 12 Promessas do Sagrado Coração de Jesus

1ª Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração”.

2ª Promessa: “Eu darei aos devotos de meu Coração todas as graças necessárias a seu estado.”


3ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”.

4ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”.

5ª Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”.

6ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”.
7ª Promessa: “Os pecadores encontrarão em meu Coração fonte inesgotável de misericórdias”.

8ª Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”.

9ª Promessa: “As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição”.


10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”.


11ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no meu Coração”.


12ª Promessa: “A todos os que comunguem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

 

Pastoral da Comunicação – Pascom

Vera Cruz/SP

sscjesus.paroquia.net.br 

Missas ao vivo:

Domingos, às 19h00 – Internet e Onda Mix FM – 105,9

(14) 3492 1674 

 

 

Fotos, Notícias

Comente!