Santuário Recebe peregrinos da Catedral de Marília em Caminhada Penitencial

março 24, 2015 No Comments

Neste domingo, 22/03, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz recebeu centenas de fieis da Paróquia São Bento, de Marília.

Cerca de 300 peregrinos chegaram à cidade para a celebração da Santa Missa da manhã, após Caminhada Penitencial. O evento de fé foi coordenado por Pe Clécio Ribeiro, pároco da Catedral São Bento.

 O grupo de peregrinos saiu da Igreja São Bento de Marília, às 05h00, chegando em Vera Cruz por volta das 10h30. A Caminhada seguiu por ruas de Marília até Lácio, onde os peregrinos pararam para um café da manhã, e logo na sequência seguiram às margens da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros.

 No Santuário, a Santa Missa foi celebrada por Pe Marcos Ortega, pároco e reitor do Santuário Sagrado Coração de Jesus, e concelebrada por Pe Clécio. A animação litúrgica ficou por conta da Banda Louvor e Glória. As leituras também ficaram a cargo dos fieis visitantes da Basílica de São Bento.

Pe Marcos e a comunidade veracruzense acolheram os peregrinos com muita alegria. O sacerdote lembrou que a primeira romaria ao Santuário foi com fieis da Igreja São Bento.

No 5º Domingo da Quaresma, no Evangelho do dia, Jesus anuncia aos discípulos a sua morte e glorificação.

Em sua Homilia, Padre Clécio lembra que o pedido dos gregos para ver Jesus é o pedido de todos nós, reunidos na Casa do Senhor. Destacou que erramos ao pensar que Deus demora ou é silencioso diante de nossas dificuldades porque se olhamos nossas vidas, podemos ver inúmeras situações onde Deus se manifesta para que não esmoreçamos. E reiterou que ao estarmos reunidos no Santuário, também estávamos ali para ver Jesus, e mais que isso, para sermos alcançados pelo seu olhar de misericórdia, para testemunharmos que Deus não é algo impossível e que Ele nos alcança quando somos mais fracos. O sacerdote seguiu explicando que o Deus que queremos ver não é um Deus transformado, mas um Deus simples e crucificado. Pe Clécio lembrou a passagem quase que contraditória, onde numa semana foi dito “Bendito o que vem em nome do Senhor”, mas depois de alguns dias disseram “Crucifica-o. Queremos Barrabás. Não queremos Jesus”.

Pe Clécio convidou a todos para olhar Jesus além do que vemos porque a força simples e unicamente de amor só pode ser entendida por aqueles que escancaram seus corações. O sacerdote ressaltou que Jesus jamais realizaria espetáculos para atrair pessoas.

E a mensagem foi em forma de convite: “Hoje, queremos morrer com Cristo. Morrer para frutificar. Morrer Quaresmal significa tirar aquilo que faz com que não experimentemos a libertação e sejamos melhores. Que Ele nos acolha e nos absorva no seu amor”, concluiu.

Esta foi a primeira Caminhada Penitencial realizada pela Paróquia São Bento, e que surpreendeu a todos, em especial ao Pe Clécio, não só pelo número de participantes, mas também pela fé e perseverança demonstradas ao longo do trajeto, traduzidas em momentos de silêncio, de oração e de exaltação a Cristo através da música.

Pe Clécio e os peregrinos se mostravam tão felizes com os resultados, que já marcaram para o próximo ano, no 5º Domingo da Quaresma, a 2ª Caminhada Penitencial da Paróquia São Bento de Marília, com destino ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz. E serão sempre muito bem-vindos e recebidos com muita alegria pela paróquia veracruzense.

Ao final da Missa, Pe Marcos Ortega convidou a todos para as celebrações da Semana Santa, que começa no próximo domingo, 29, com o “Domingo de Ramos”. A celebração terá início às 9h, com a concentração no Monumento das Bandeiras, no Calçadão, com a bênção dos Ramos, seguida de procissão até o Santuário, para a celebração da Santa Missa.

No Domingo de Ramos também será realizada a Coleta da Solidariedade, quando os recursos arrecadados são destinados a projetos sociais desenvolvidos por paróquias da Diocese. Os recursos da Campanha de 2014 contemplaram 22 projetos desenvolvidos em paróquias de várias cidades que integram a Diocese de Marília.

Confira a galeria de fotos e o vídeo gravado durante a peregrinação:

Pastoral da Comunicação – Pascom

Vera Cruz/SP

sscjesus.paroquia.net.br

Missas ao vivo:

Domingos, às 19h00 – Internet e Onda Mix FM – 105,9

(14) 3492 1674

Fotos, Notícias

Comente!