Sínodo dos Bispos sobre a Família por Dom Luiz Antônio Cipolini

Como resultado do Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco, foi divulgada no sábado, dia 18 de outubro, uma mensagem destinada “às famílias do mundo todo”.

A mensagem destaca o “grande desafio da fidelidade no amor conjugal”, provocado “pelo enfraquecimento da fé e dos valores, pelo individualismo, pelo empobrecimento das relações, pelo estresse que impede a reflexão”.

Os bispos afirmam: “Vemos inúmeras crises matrimoniais, enfrentadas de maneira rápida, sem a coragem da paciência, da reflexão, do perdão mútuo, da reconciliação e até do sacrifício”.

Os bispos ressaltam o apoio que a família estável busca para seus membros em dificuldade: “O amor conjugal, único e indissolúvel, persiste, apesar das inúmeras dificuldades: é um dos mais belos milagres, mesmo que seja o mais comum”. Uma imagem é usada como símbolo do lar cristão, “a luz que brilha durante a noite por trás das janelas das residências modestas das periferias ou dos barracos”.

Refletindo a postura do Papa Francisco, na Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”, a mensagem final condena “o fetichismo do dinheiro” e menciona “as famílias pobres que se amontoam em um barco ou emigram pelos desertos”, “as mulheres submetidas à exploração”,

“as crianças e as jovens vítimas de abusos” em suas próprias casas.

Em uma oração final, os bispos fazem referência ao direito a uma “casa para se viver em paz” e a um trabalho para “poder ganhar o pão com as próprias mãos”.

A Mensagem Final do Sínodo foi divulgada em todas as dioceses do mundo. Um outro documento, além da mensagem, chamado “Relatório do Sínodo” que substitui as clássicas “Proposições Finais” será apresentado diretamente ao Papa, será tornado público posteriormente e servirá de base para o próximo Sínodo, programado para outubro de 2015.

O Papa Francisco elogiou os trabalhos do Sínodo e afirmou: “Temos um ano para amadurecer”. A 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a família terminou no dia 19 de outubro com a beatificação do Papa Paulo VI.

O Papa Francisco quer que a Igreja faça um caminho sinodal e, assim, participe da busca de caminhos a serem feitos em comum. A reflexão vai prosseguir tendo em vista a 15ª

Assembleia Ordinária do Sínodo, em outubro de 2015, que será sobre a família, mas com novo enfoque: “A vocação e a missão da família no mundo contemporâneo”.